A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernando Pessoa Heterônimo: Alberto Caeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernando Pessoa Heterônimo: Alberto Caeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Fernando Pessoa Heterônimo: Alberto Caeiro

2 Biografia: Nascido em 16 de Abril de 1889, em Lisboa. Orfão de pai e mãe, não exerceu qualquer profissão e estudou apenas até à 4º classe. Viveu grande parte da sua vida pobre e frágil no Ribatejo, na quinta da sua tia-avó idosa, e aí escreveu O Guardador de Rebanhos e depois O Pastor Amoroso.

3 Voltou no final da sua curta vida para Lisboa, onde escreveu Os Poemas Inconjuntos, antes de morrer de tuberculose, em 1915, quando contava apenas vinte e seis anos. Foi um poeta ligado à natureza, que despreza e repreende qualquer tipo de pensamento filosófico, afirmando que pensar obstrui a visão ("pensar é estar doente dos olhos").

4 Proclama-se assim um anti-metafísico
Proclama-se assim um anti-metafísico. Afirma que, ao pensar, entramos num mundo complexo e problemático onde tudo é incerto e obscuro. À superfície é fácil reconhecê-lo pela sua objetividade visual, que faz lembrar Cesário Verde, citado muitas vezes nos poemas de Caeiro por seu interesse pela natureza, pelo verso livre e pela linguagem simples e familiar. Apresenta-se como um simples "guardador de rebanhos" que só se importa em ver de forma objetiva e natural a realidade. É um poeta de completa simplicidade, e considera que a sensação é a única realidade.

5 Um dos seus principais poemas:

6 O guardador de Rebanhos

7 Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse
Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse. Minha alma é como um pastor, Conhece o vento e o sol E anda pela mão das Estações A seguir e a olhar.

8 Toda a paz da Natureza sem gente Vem sentar-se a meu lado
Toda a paz da Natureza sem gente Vem sentar-se a meu lado. Mas eu fico triste como um pôr de sol Para a nossa imaginação, Quando esfria no fundo da planície E se sente a noite entrada Como uma borboleta pela janela.

9 Um pastor desconsolado
Poetas: Danilo e Rafael

10 Eu sou um pastor desconsolado, pois guardar rebanhos é o meu trabalho
Não sei se faço isso por que gosto, ou por obrigação,só sei que esta é minha Profissão Para ser pastor não basta ter apenas imaginação, é preciso cuidar, alimentar, com muita dedicação, para que seu rebanho não passe de uma ilusão para que no final da historia você diga, eu sou um campeão. A

11 Escola Estadual Dr. Martinho Marques
Trabalho apresentado à disciplina de Literatura Pelos Alunos:Danilo e Rafael Professoras: Marilza Nunes e Sirlei Rodrigues Prado Taquarussu-ms 2010


Carregar ppt "Fernando Pessoa Heterônimo: Alberto Caeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google