A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alberto Caeiro Fernando Pessoa Heterônimo:. Nascido em 16 de Abril de 1889, em Lisboa. Orfão de pai e mãe, não exerceu qualquer profissão e estudou apenas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alberto Caeiro Fernando Pessoa Heterônimo:. Nascido em 16 de Abril de 1889, em Lisboa. Orfão de pai e mãe, não exerceu qualquer profissão e estudou apenas."— Transcrição da apresentação:

1 Alberto Caeiro Fernando Pessoa Heterônimo:

2 Nascido em 16 de Abril de 1889, em Lisboa. Orfão de pai e mãe, não exerceu qualquer profissão e estudou apenas até à 4º classe. Viveu grande parte da sua vida pobre e frágil no Ribatejo, na quinta da sua tia-avó idosa, e aí escreveu O Guardador de Rebanhos e depois O Pastor Amoroso. Biografia:

3 Voltou no final da sua curta vida para Lisboa, onde escreveu Os Poemas Inconjuntos, antes de morrer de tuberculose, em 1915, quando contava apenas vinte e seis anos. Foi um poeta ligado à natureza, que despreza e repreende qualquer tipo de pensamento filosófico, afirmando que pensar obstrui a visão ("pensar é estar doente dos olhos").

4 Proclama-se assim um anti-metafísico. Afirma que, ao pensar, entramos num mundo complexo e problemático onde tudo é incerto e obscuro. À superfície é fácil reconhecê-lo pela sua objetividade visual, que faz lembrar Cesário Verde, citado muitas vezes nos poemas de Caeiro por seu interesse pela natureza, pelo verso livre e pela linguagem simples e familiar. Apresenta-se como um simples "guardador de rebanhos" que só se importa em ver de forma objetiva e natural a realidade. É um poeta de completa simplicidade, e considera que a sensação é a única realidade.

5 Um dos seus principais poemas:

6 O guardador de Rebanhos

7 Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse. Minha alma é como um pastor, Conhece o vento e o sol E anda pela mão das Estações A seguir e a olhar.

8 Toda a paz da Natureza sem gente Vem sentar-se a meu lado. Mas eu fico triste como um pôr de sol Para a nossa imaginação, Quando esfria no fundo da planície E se sente a noite entrada Como uma borboleta pela janela.

9 Um pastor desconsolado Poetas: Danilo e Rafael

10 Eu sou um pastor desconsolado, pois guardar rebanhos é o meu trabalho Não sei se faço isso por que gosto, ou por obrigação,só sei que esta é minha Profissão A Para ser pastor não basta ter apenas imaginação, é preciso cuidar, alimentar, com muita dedicação, para que seu rebanho não passe de uma ilusão para que no final da historia você diga, eu sou um campeão.

11 Escola Estadual Dr. Martinho Marques Trabalho apresentado à disciplina de Literatura Pelos Alunos:Danilo e Rafael Professoras: Marilza Nunes e Sirlei Rodrigues Prado Taquarussu-ms 2010


Carregar ppt "Alberto Caeiro Fernando Pessoa Heterônimo:. Nascido em 16 de Abril de 1889, em Lisboa. Orfão de pai e mãe, não exerceu qualquer profissão e estudou apenas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google