A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIALIZAÇÃO E CULTURA. CULTURA Sentido comum Sentido sociológico -indivíduo com conhecimentos em vários domínios do saber -quando o indivíduo é portador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIALIZAÇÃO E CULTURA. CULTURA Sentido comum Sentido sociológico -indivíduo com conhecimentos em vários domínios do saber -quando o indivíduo é portador."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIALIZAÇÃO E CULTURA

2 CULTURA Sentido comum Sentido sociológico -indivíduo com conhecimentos em vários domínios do saber -quando o indivíduo é portador de cultura, que varia de grupo social -cada grupo social integra-se na sua cultura, com maneiras específicas de pensar, sentir e agir

3 -conjunto complexo e articulado de normas, crenças e valores que condicionam o horizonte espiritual do grupo, bem como as suas realizações técnicas, conferindo a cada sociedade o seu aspecto original -cada grupo social possui padrões de cultura Permitem distinguir os grupos sociais

4 ELEMENTOS DA CULTURA MateriaisImateriais - habitação, vestuário, estradas, alimentos, etc… -religião, valores, normas, literatura, arte, música, etc… INTERLIGAÇÃO -BASEIAM-SE UNS NOS OUTROS E REFORÇAM-SE MUTUAMENTE -QUANDO A SUA RELAÇÃO SE QUEBRA, A SOCIEDADE PERDE ALGUMAS DAS SUAS REFERÊNCIAS CULTURAIS

5 CULTURA E HERANÇA BIOLÓGICA -A cultura afasta-nos do nosso estado natural, é aquilo que é assimilado e aprendido -Exemplos de actos naturais: comer, falar, dormir… -Exemplos de actos culturais: o tipo de alimentação, as diferentes línguas, os horários de dormir e de acordar… CULTURA- SIGNIFICADO POPULAR E SOCIOLÓGICO -Significado popular: culto é aquele que revela conhecimentos, manifesta o gosto pela arte, literatura, música clássica, que fala correctamente… -Significado sociológico: independentemente de se ser culto ou não, todos são portadores de cultura, pois todos fazem parte de um grupo social com maneiras específicas de pensar, sentir e de agir…

6 CULTURA E SUBCULTURA -Cada sociedade tem a sua própria cultura, porém, existem subculturas dentro da cultura dominante -As subculturas são minorias com traços culturais próprios e são toleradas porque não põem em causa a cultura dominante A INTERACÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS MATERIAIS E ESPIRITUAIS DA CULTURA -Os elementos espirituais condicionam os elementos materiais e vice-versa

7 VALORES E COESÃO SOCIAL

8 A BASE DA CULTURA -São concepções gerais do Bem -São referências para os indivíduos -Existem valores gerais que são comuns a todos os povos (justiça, beleza…) -São relativos pois cada grupo social tem uma interpretação diferente dos valores gerais -Originam modelos de comportamento que se transformarão, por sua vez, em normas, que orientarão as condutas sociais ou as relações existentes na vida dos povos VALORES, MODELOS, COMPORTAMENTOS, NORMAS E ACÇÃO SOCIAL -Génese da vida em sociedade -Conferem estabilidade e coesão à vida social

9 AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Elemento imaterial da cultura Pré-conhecimento construído na experiência do dia-a-dia e divulgado pela conversação informal entre as pessoas Condicionam a maneira como analisamos e avaliamos os factos e os indivíduos Originam os estereótipos

10 SOCIALIZAÇÃO -Processo de ensino-aprendizagem da cultura de um grupo social -Começa quando o indivíduo nasce e só termina com a sua morte SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA -Ocorre nos primeiros anos de vida -A criança aprende desde cedo, normalmente com a família, a comportar-se como membro da sua comunidade SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA -Veiculada pela escola, amigos e meios de comunicação social, que completarão o processo de ensino-aprendizagem -Prolonga-se com a aprendizagem de outros comportamentos, consoante os grupos por onde os indivíduos forem passando

11 Processos de socialização Por aprendizagem Aprende-se por tentativas, erros e repetições Por imitação Repete-se mecanicamente os comportamentos observados Por identificação Assume-se como nossos os comportamentos de indivíduos com os quais nos identificamos

12 AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO A FAMÍLIA OS AMIGOS MIDIA A ESCOLA A INTERNETA TELEVISÃO

13 O HOMEM PRODUTO DE CULTURA -o Homem é um produto da cultura que herdou PRODUTOR DE CULTURA o Homem modifica o que recebe ou rejeita-o, propondo novas soluções

14

15


Carregar ppt "SOCIALIZAÇÃO E CULTURA. CULTURA Sentido comum Sentido sociológico -indivíduo com conhecimentos em vários domínios do saber -quando o indivíduo é portador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google