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NRE CASCAVEL TODAS AS AÇÕES DESENCADEADAS OBJETIVAM A GESTÃO DE RESULTADOS. Reorganização da estrutura do NRE de Cascavel Divulgação e contribuição.

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3 NRE CASCAVEL TODAS AS AÇÕES DESENCADEADAS OBJETIVAM A GESTÃO DE RESULTADOS. Reorganização da estrutura do NRE de Cascavel Divulgação e contribuição para a efetivação das Políticas Públicas Educacionais ESCOLAS SEED Fortalecimento da Gestão Escolar Construção do Plano de Ação do NRE Valorização dos Profissionais da Educação PROJETO de Combate a EVASÃO e REPETÊNCIA

4 Readequação das Equipes de Trabalho. Reuniões internas com os setores do NRE otimizando informações.

5 Execução do PLANO DE AÇÃO do NRE 2007 – 2010 com base nas Políticas Educacionais da SEED. Integração das ações do NRE entre as equipes de trabalho objetivando a execução do PLANO DE AÇÃO. Contato com Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude e Promotoria Pública.

6 Reuniões mensais com Diretores e Documentadores; Reuniões periódicas com Equipe Administrativa e Pedagógica. Ouvir, valorizar e subsidiar as reivindicações das ESCOLAS.

7 Potencialização do trabalho docente através de: Grupos de Estudos Plano de Desenvolvimento Educacional Seminários Palestras Conferências Oficinas Projetos

8 Projetos em ação: Feira de Literatura Cinema e Literatura brasileira Mostras Científicas e Culturais Sexualidade e Prevenção à DST/AIDS Fóruns de Meio Ambiente Oficinas nas Escolas Públicas Estaduais com ênfase no Atendimento Educacional Especializado e Inclusão Escolar

9 Projetos em ação: Oficina de Português e Matemática aos profissionais da Sala de Apoio e Sala de Recursos de 5ª a 8ª série, Nas áreas na surdez e visual. Grupo de Estudo de Psicólogos Escolares (Municípios, CRAPE e APAEs) Formação Continuada Sala de Recursos 5ª a 8ª série e nas áreas da Surdez e Visual Participação na Comissão Permanente de Acessibilidade

10 Projetos em ação: Seminários de divulgação dos Cursos Técnicos Profissionalizantes Curso para Professores de Sala de Recursos de 5ª a 8ª série e Pedagogos no que se refere a Avaliação no Contexto Escolar – SEED/NRE/CRAPE/UNIOESTE Curso sobre Condutas Típicas para professores da Rede Pública SEED/CRAPE/NRE/UNIOESTE Atualização para PAP com ênfase na Tecnologia Adaptada Oficinas de Matemática – prof. De Sala de Recursos de 1ª a 4ª e 5ª a 8ª série NRE/CRAPE/UNIOESTE

11 a)Escolas Estaduais e Conveniadas jurisdicionadas ao NRE para: - verificação do espaço físico; -verificação dos Recursos Humanos; -acompanhamento do Trabalho Pedagógico; -verificação do Paraná Digital; -conversa informal com professores e funcionários. Desencadear com eficácia as propostas da SEED, otimizando-as com visita in loco:

12 b.Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação: -Ensino Fundamental de 9 anos; -Programa Paraná Alfabetizado; -Transporte Escolar; -Dualidade Administrativa.

13 -Combate a Dengue; -Jornada de Agroecologia; -Conferência da Cidade – AMOP; -Divulgação das Políticas Educacionais na ACIC e Rotary; -Jogos Escolares: fase Municipal, Regional e Estadual; -Premiação da Olimpíada de Matemática NRE/UNIOESTE; -Festividades dos Municípios jurisdicionados ao NRE; -Paraná em Ação e Dia da Bondade: com oficinas de confecção de flores, tricô, bordado, LIBRAS, Acuidade Visual, Divulgação do Paraná Alfabetizado, Paraná Digital, Oficinas de Bonecos de PET; -Assembléia de PAIS NA ESCOLA; -Aulas inaugurais do Paraná Alfabetizado. Participação em eventos:

14 -rádio; -tv; Revista; -jornal. - alunos multiplicadores; -fortalecimento dos Grêmios Estudantis e APMFs com ênfase na prevenção de drogas, sexualidade,violência; -estimular a criação de monitorias. Formação de REDES: Divulgação das boas notícias do NRE e Escolas através da imprensa:

15 Leitura e análise dos gráficosgráficos que apresentam índices de matrícula, aprovação, transferência, reprovação e abandono, visando a reflexão coletiva com os profissionais da educação propondo encaminhamentos. Reuniões com Diretores, Pedagogos e Documentadores utilizando-se de oficinas e palestras. Mobilização para um novo olhar frente a evasão e repetência : Elaboração de um projeto de combate a evasão e repetência, nos estabelecimentos de ensino, tendo como referência as diretrizes estabelecidas no projeto do NRE. Acompanhamento do NRE às ações desenvolvidas pelas escolas na elaboração e implantação do projeto. Projeto Permanência com Sucesso: Garantia do Direito à Educação Escolar

16 Organização do Seminário Regional de Avaliação das Ações Desenvolvidas nos Projetos de Combate a Evasão e Repetência das escolas. Interação entre as escolas para troca de experiências das ações bem sucedidas. Avaliação dos resultados de 2007 tendo em vista as ações desenvolvidas. Proposição de ações mediante os resultados apresentados. Fortalecimento do Projeto Permanência com Sucesso na Escola.

17 Interação das escolas com a Comunidade. ARTICULAÇÃO: NRE/ ESCOLA/ COMUNIDADE Mobilização da família para assumir o compromisso de acompanhamento e permanência do aluno na escola com: PARTICIPAÇÃO ASSIDUIDADE SERIEDADE e COMPROMISSO. Comprometimento dos profissionais da educação na efetivação de sua função educativa com a mudança da prática avaliativa.

18 PROGRAMA AÇÃO INTEGRADA Plano de Ação em desenvolvimento no NRE e ou a ser desenvolvido junto às unidades escolares, tendo por objetivo a melhoria do rendimento escolar, de modo a assegurar a qualidade do ensino e favorecer a aprendizagem.

19 NRE: CASCAVEL Ações: Presença constante do Núcleo Regional de Educação nas Escolas para assessoramento pedagógico e administrativo na busca de resultados satisfatórios, tendo como prioridade a permanência do aluno na escola, sendo aprovado e motivado à aprendizagem na perspectiva da qualidade do ensino;

20 NRE: CASCAVEL Ações: Implantação de projetos de Avaliação, Liderança, Disciplina, Mediação de Conflitos, Afetividade e outros conforme a necessidade;

21 NRE: CASCAVEL Ações: Otimização dos Recursos Tecnológicos pela incorporação dos ambientes virtuais de aprendizagem (PR Digital, TV Paulo Freire...);

22 NRE: CASCAVEL Ações: Garantia de Recursos Humanos com demandas especiais para Equipe Pedagógica, Administrativa e de Apoio;

23 NRE: CASCAVEL Ações: Implementação da parceria com a Patrulha Escolar de acordo com as necessidades apresentadas;

24 NRE: CASCAVEL Ações: Adequação dos espaços físicos, incluindo a construção e cobertura de quadras esportivas.

25 A MINHA PRESENÇA NO MUNDO NÃO É A DE QUEM A ELE SE ADAPTA, MAS DE QUEM NELE SE INSERE. É A POSIÇÃO DE QUEM LUTA PARA NÃO SER APENAS OBJETO, MAS SUJEITO DA HISTÓRIA. PAULO FREIRE

26 O SER HUMANO É, NATURALMENTE, UM SER DE INTERVENÇÃO NO MUNDO À RAZÃO DE QUE FAZ A HISTÓRIA. NELA, POR ISSO MESMO, DEVE DEIXAR MARCAS DE SUJEITO E NÃO PEGADAS DE OBJETO. Paulo Freire

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31 OBJETIVOS O programa de Acompanhamento Pedagógico Contínuo tem por objetivo a regularização da vida escolar de crianças e adolescentes que se encontram em situação que revele tal necessidade. Prima pelo trabalho com conteúdos que visam estimular o raciocinio e o pensamento crítico dos educandos, associando-os às novas abordagens pedagógicas.

32 META Melhorar a aprendizagem das disciplinas da Educação Básica na Dimensão do Enfrentamento à Evasão e à Repetência numa Perspectiva de Superação...

33 METODOLOGIA Os educandos(as) são atendidos(as) através de planos personalizados de atendimento desenvolvidos em etapas subsequentes: 1ª: mapeamento de aprendizagem, durante a qual é construído um portifólio, a partir do qual se constituirão todas as análises e procedimentos; 2ª: contato com escolas de origem e destinatária da matrícula para construção do portifólio do educando com análises criteriosas do percurso histórico da vida escolar;

34 3ª: inserção do(a) educando(a) na escola, através do acompanhamento da Equipe Pedagógica, permitindo assim o pleno êxito da Vida Escolar.

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36 PROJETO PERMANÊNCIA COM SUCESSO: GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR

37 Evasão, repetência, fracasso escolar são sinônimos compatíveis a uma realidade perversa que atinge crianças e adolescentes e cujo combate se constitui num dos maiores desafios para qualquer sociedade que tem como princípio fundamental a construção de uma educação cidadã, inclusiva e de direitos. JUSTIFICATIVA

38 Este projeto busca garantir o direito constitucional de educação para todos, com qualidade social que vise a sintonia da escola com as demandas do mundo moderno.

39 Estruturar um plano junto aos Diretores das Escolas P ú blicas da Rede Estadual, com a finalidade de promover reflexões a respeito da rela ç ão entre o sistema de avalia ç ão escolar e a evasão e repetência; Propor o delineamento de pr á ticas coletivas para a proposta de avalia ç ão do sistema escolar. OBJETIVO

40 Refor ç ar a consciência e a responsabilidade dos pais em rela ç ão ao processo de aprendizagem dos filhos e da valoriza ç ão da escola. Estabelecer contato com os Conselhos Tutelares e com a Vara da Infância e Juventude da região de Cascavel; OBJETIVO

41 Elaborar e executar um plano de forma ç ão continuada direcionado aos diretores das escolas com a finalidade de articular o estabelecimento de diretrizes do processo avaliativo da escola; Organizar e aplicar cronograma de semin á rios de integra ç ão entre os munic í pios que compõem o N ú cleo Regional de Educa ç ão de Cascavel. OBJETIVO

42 Reduzir os í ndices de evasão e repetência na Rede Estadual de Ensino do N ú cleo Regional de Cascavel; Acompanhar a elabora ç ão e implanta ç ão do projeto de Combate a Evasão e Repetência nos Estabelecimentos de Ensino. METAS

43 Firmar Compromisso com as escolas que compõem o N ú cleo Regional de Cascavel, a fim de que garantam o envio atualizado das informa ç ões sobre processo de ensino- aprendizagem (matr í cula inicial, transferências, evasão e reprova ç ão); METAS

44 Nunca é a escola que reprova, a escola que não ensina, a escola que falha; a ênfase é sempre no aluno que é reprovado, que não aprende, que fracassa. As reprovações, assim, servem ao duplo propósito de isentar a escola por sua incompetência em ensinar, e de produzir pseudocidadãos inculpados pela usurpação de seu acesso ao saber, de que em verdade são vítimas. PRESSUPOSTOS (PARO, p.47)

45 A ameaça de reprovação é uma motivação negativa que, quando muito, leva o aluno a livrar-se das obrigações de estudar (...) O aluno deixa assim de exercer ativamente, prioritariamente, essencialmente, sua condição de estudante, já que sua principal função não é a de alguém que estuda, mas de alguém que se desvencilha da ameaça de ser reprovado. PRESSUPOSTOS (PARO, p. 111)

46 Não adianta fingir: reprovar sempre será uma violência para os educandos e para os educadores. É o atestado de nosso fracasso. Isso sempre dói. A reprovação é uma tapa em nosso profissionalismo. É o espelho onde nosso rosto docente se revela mais desfigurado (ARROYO, p. 176) PRESSUPOSTOS

47 2007 a 2010 PERÍODO DE EXECUÇÃO

48 CRONOGRAMA ATIVIDADES PROGRAMADASATIVIDADES PROGRAMADAS ATIVIDADES PROGRAMADASATIVIDADES PROGRAMADAS

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50 MEDIADORES

51 PAIS; SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA; MÍDIA; CONSELHO TUTELAR; PATRULHA ESCOLAR. COLABORADORES


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