A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Auxiliar de Saúde Bucal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Auxiliar de Saúde Bucal"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Auxiliar de Saúde Bucal
Aluna: Adriana Balbinot Profº: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada “ORTODONTIA”

2 Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda:
O que é Ortodontia? Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda: o crescimento e desenvolvimento da face das dentições decídua (de leite) e permanente, seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

3 Em que idade deve ser feita a primeira consulta ao ortodontista?
É no começo da troca dos dentes de leite pelos permanentes, ou seja, no início da dentição mista.

4 Quais os tipos de correções realizadas?
O ortodontista, pode iniciar o tratamento com condutas simples como a manutenção de espaços no caso da perda prematura de dentes, corrigindo até casos mais complexos, como os tratamentos associados ao aumento ou diminuição cirúrgica dos maxilares.

5 O clínico geral poderá fazer essa avaliação inicial e encaminhar o paciente se necessário?
Sim. O clínico geral ou odonto-pediatra estão preparados para detectar alguma alteração e encaminhar ao ortodontista para uma avaliação mais completa.

6 Que benefícios, além da estética se pode esperar?
A função do tratamento é restabelecer a oclusão dentária (correto engrenamento entre os dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação, adequada nutrição e saúde bucal, podendo ser evitados certos problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporo-mandibular.

7 Quais são os tipos de aparelhos?
São unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento 1 – O “FIXO” São compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico (ligas de aço inoxidável ou titânio) Responsável pela movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.  2- O “REMOVÍVEL” É usado após o aparelho fixo p/manter estável a correção ortodôntica.

8 Componentes da ortodontia:
“Bráquete” “Banda”

9 Quanto tempo dura em média um tratamento ortodôntico?
É difícil prever o tempo exato de um tratamento, pois depende de fatores como: respostas biológicas individuais tipo de má oclusão idade colaboração do paciente Um tempo médio é de 30 meses de tratamento ativo, respeitando-se cada situação.

10 É necessário extrair dentes permanentes?
Em alguns casos, a extração de dentes permanentes se faz necessária, principalmente onde há falta acentuada de espaço para todos os dentes no arco. A decisão de extrair ou não depende da interpretação de dados clínicos radiográficos, cujo conhecimento e planejamento obtido pelo especialista.

11 Existe a possibilidade dos dentes retornarem à posição original?
À posição original não. Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, que podem estar ligadas ao crescimento e alterações funcionais.   Esta tendência é controlada ou minimizada através de um bom planejamento, correta execução da técnica ortodôntica bem como da utilização criteriosa dos aparelhos de contenção, após o período de tratamento ativo.

12 Todo dentista possui conhecimentos para realizar um tratamento ortodôntico?
Durante a formação acadêmica, os conhecimentos fornecidos visam apenas que o dentista possa identificar os problemas de mal oclusão e fazer pequenas intervenções.  Sendo que, os tratamentos mais complexos, que envolvam extensas movimentações dentárias e que possam produzir alterações oclusais e estéticas permanentes devem ser encaminhadas ao especialista.

13 OBRIGADA!


Carregar ppt "Curso: Auxiliar de Saúde Bucal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google