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Planejamento estratégico Onde a comunicação corporativa se encaixa:

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Apresentação em tema: "Planejamento estratégico Onde a comunicação corporativa se encaixa:"— Transcrição da apresentação:

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2 Planejamento estratégico Onde a comunicação corporativa se encaixa:

3 Planejamento estratégico

4 Público Misto* é o que tem, simultaneamente, características de público interno e externo, entre estes podemos destacar os seguintes: - Conselho de Acionistas; - Família dos Funcionários: - Prestadores de serviços ( que trabalham em empresa )

5 Caso CSN Acidente ocorreu na Companhia Siderúrgica Nacional, o maior da América Latina, que fabrica 10 mil toneladas de aço por dia, correspondendo a mais de 60% da produção da Usina. Um dos alto fornos da unidade explodiu.

6 Caso CSN Impacto na bolsa de valores (perda) 1ª Notícia que 10 pessoas morreram Prejuízo de US$ 100 milhões Estrago da imagem da empresa

7 Pesquisa para planejamento estratégico de: Imagem: Público específico (jornalistas, pessoas vinculadas a imagem do produto) Formadores de opinião

8 Ações de comunicão voltados para Mídia: Multiplicar o efeito da comunicação Formação de opinião Educação - Gerando goodwill* ou mind share** - O objetivo é ocupar um espaço na lembrança do indivíduo. - Reforçando sempre uma imagem positiva

9 Explicação: * Goodwill é o conjunto de elementos não materiais ligados ao desenvolvimento de um negócio, pontos que valorizam a reputação de uma empresa. ** Mind share – é o quanto o poder de uma marca está cravada na cabeça de cada um dos possíveis clientes, ou clientes, de uma empresa

10 Conjunto de práticas que devem ser seguidas quando as empresas precisam ser mais éticas : Responsabilidade corporativa - Uma estratégia de responsabilidade corporativa tem por objetivo gerenciar os impactos ambientais e sociais e econômicos do negócio, para obter o sucesso esperado.

11 Melhores práticas: Governança corporativa Compliance

12 Funções fundamentais Imagem Marca Missão (que mercado vou atuar? Fazer um planejamento estratégico) Públicos (expectativas, desejos, necessidades Valores

13 Gerenciamento de crise Plano geral de comunicação Conteúdo Mensagem Diangnóstico de pontos fracos (contingência) Diagnóstico de pontos fortes Definição de porta–vozes Definição/unificação de mensagem

14 Planejamento estratégico de imagem: Que valores a imagem leva? Que imagem espera ter? Quais elementos compõem esta imagem?

15 O que a Google lembra hoje? Informação Evolução: Produto google – Android – sinônimo – seu celular é mais que um simples celular

16 Questão da Marca Antigamente:HP /DellApple Preço/qualidadeArrogância/Preço alto HojePermanece no mercado Inovação /Preço ainda alto Exemplos: - O ganho significativo na Apple que trouxe a marca para um patamar de reconhecimento no mercado com o IPod (internet – evolução)

17 Exemplo de marca ProdutoMarca RefrigeranteCoca-cola PrestobarbaGillette

18 Lembrete: Para cada público deve analisar a abrangência de informação. Issue Management – gerenciamento de questões de imagem, de questões públicas, riscos e pendência ROI – Retorno de Investimento (Return Of Investment) Comunicação é a chave de todo e qualquer relacionamento.


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