A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Marketing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Marketing
Segmentação de Mercado- dividir o mercado, agrupar os clientes que tenham características semelhantes, possibilitando a definição da necessidade de cada público- alvo. As pessoas são únicas, principalmente em suas expectativas... desconhecido

2 “Segmentação de Mercado”
Por que segmentar? Não se pode tratar todos os clientes da mesma forma, bem como não se pode tratá-los de forma diferente. O que é segmentação de mercado? Dividir o mercado ,agrupar clientes que tenham características semelhantes. Por que é importante segmentar? Conhecendo melhor o cliente iremos direcionar estratégias voltadas pra seu perfil.

3 Fundamentos de Marketing
Mercados consistem de compradores Compradores são indivíduos Diferenciam-se Recursos Localidades Atitudes Comportamentos Expectativas Práticas Desejos

4 Segmentação de Mercado
Níveis de Segmentação OU estratégias de segmentação MASSA Nenhuma segmentação Alguma segmentação SEGMENTO Segmentação NICHO MICROMARKETING Segmentação completa

5 Segmentação de Mercado
Marketing de Massa Crenças Atende-se a todos indistintamente- mesmas estratégias de distribuição, produção e promoção; Mercado maior - menor custo de produção = maiores margens de lucro. EX: Produtos como: farinha, feijão, etc. Marketing de Segmento A segmentação isola grandes grupos de clientes “iguais” O critério de segmentação é único. EX: Laboratório de análises clínicas para: crianças, adultos e idosos.

6 Segmentação de Mercado
Marketing de Nicho (sub-segmentos) Crenças Concentração de custos - fidelização; Grupo restrito de compradores cujas necessidades não são bem atendidas; Empresas menores não competem. EX: Ramo de carros de luxo. Micromarketing (local e individual)-”Marketing Um a Um”. A individualização fabricada = personalização: Produtos e programas para atender as necessidades de cada cliente; Customização = diferenciação. EX: Consultoria de empresas, empresas de softwares, etc.

7 Segmentação de Mercado
Geográfica Demográfica País,região, cidade, bairro Idade - Sexo Localidade: periferia, grandes centros, etc. Tamanho e Ciclo de Vida da Família Psicográfica Renda - Ocupação Estilo de Vida- independentes, organizados, líderes, arrojados, etc Grau de Instrução Religião - Raça Multicritérios Comportamental Utiliza-se de vários critérios, Ocasiões Idade, benefícios, localidade. Grau de utilização Variáveis de Segmentação: * Mercado de Consumo

8 Segmentação de Mercado
Geográfica: divide o mercado em unidades geográficas diferentes(região, estado, cidade, bairro, clima). EX: Farmácia SILVA (FSA)-atuando em diferentes bairros, mercado de confecção, alimentos, etc. Demográfica: divide o mercado de acordo com as características populacionais (sexo, idade, renda, ocupação, tamanho e ciclo de vida da família, etc) EX: Contas bancárias para universitários, empréstimos para aposentados, carros de acordo o tamanho da família, produtos para raças diversas e sexo(cosméticos),alimentos congelados para solteiros e casais sem filhos etc.

9 Segmentação de Mercado
Psicográfica: os compradores são divididos em grupos diferentes baseados no estilo de vida (atividades, interesses, opiniões e convicções) e personalidade. Idade, renda por si só não são parâmetros para observarmos o estilo de vida das pessoas. EX: Livros- produto para pessoas intelectuais, gosto sofisticado. Comportamental: os profissionais de marketing podem segmentar de acordo com os diversos comportamentos de compra.São divididos em ocasiões e frequência de uso. Frequência de uso: Usuários frequentes, moderados e esporádicos. Ocasiões: os consumidores são agrupados de acordo com as ocasiões. Ex: Dia das Mães, mostrar a utilidade de um produto em diversas ocasiões - suco no almoço e janta.

10 Segmentação de Mercado
Estratégias para Segmentação Devem ser sempre Mensuráveis: fácil quantificação do tamanho e do poder de compra do segmento; Acessíveis: fácil de ser atendido através de seus sistemas de promoção e distribuição; Substanciais:o segmento deve ser grande o suficiente para ser lucrativo.

11 Passos para uma segmentação eficiente:
Estratégia de segmentação; Escolha de variáveis e critérios; Seleção do(s) segmentos(s) de mercado: mercado-alvo/ cliente-alvo; Posicionamento de mercado; Vantagem competitiva.


Carregar ppt "Fundamentos de Marketing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google