A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação Valor da informação e suas características Prof. Eduardo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Valor da informação e suas características Prof. Eduardo."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Valor da informação e suas características Prof. Eduardo

2 Hoje precisamos passar a ter a preocupação em obter qualidade de informação, e não quantidade. O importante é ter a informação certa ou melhor dizendo, adequada à determinada necessidade, no tempo correto e a um custo compatível. Hoje precisamos passar a ter a preocupação em obter qualidade de informação, e não quantidade. O importante é ter a informação certa ou melhor dizendo, adequada à determinada necessidade, no tempo correto e a um custo compatível. Segundo Stair, o valor da informação está diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização. Segundo Stair, o valor da informação está diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização. Por exemplo, o valor da informação poderia ser medido pelo tempo necessário a tomada de uma decisão ou pelo aumento dos lucros da empresa. Por exemplo, o valor da informação poderia ser medido pelo tempo necessário a tomada de uma decisão ou pelo aumento dos lucros da empresa.

3 Características em relação a informação relevante, descritas por Stair: Precisa: Não tem erros. Em alguns casos a informação imprecisa é gerada pela entrada de dados incorretos. Precisa: Não tem erros. Em alguns casos a informação imprecisa é gerada pela entrada de dados incorretos. Completa: Contém todos os fatos importantes. Um exemplo de dado incompleto é um relatório de investimento que não inclui todos os custos. Completa: Contém todos os fatos importantes. Um exemplo de dado incompleto é um relatório de investimento que não inclui todos os custos. Econômica: Quando analisada a sua produção. Deve ser feito um balanço entre o valor da informação e o custo de sua produção. Econômica: Quando analisada a sua produção. Deve ser feito um balanço entre o valor da informação e o custo de sua produção.

4 Características em relação a informação relevante, descritas por Stair: Flexível: Quando usada para diversas finalidades. Flexível: Quando usada para diversas finalidades. Por exemplo, a informação do estoque disponível de uma dada peça pode ser usada pelos representantes de venda na venda e pelo gerente de produção para determinar se mais estoque é necessário. Por exemplo, a informação do estoque disponível de uma dada peça pode ser usada pelos representantes de venda na venda e pelo gerente de produção para determinar se mais estoque é necessário. Confiável: informações confiáveis dependem de coleta de dados confiável. Confiável: informações confiáveis dependem de coleta de dados confiável.

5 Características em relação a informação relevante, descritas por Stair: Relevante: Deve ser pertinente à situação. A informação que o preço da soja caiu pode não ser relevante para um fabricante de computadores. Relevante: Deve ser pertinente à situação. A informação que o preço da soja caiu pode não ser relevante para um fabricante de computadores. Simples: Se o tomador de decisão tem informações demais, ele pode não conseguir determinar o que é realmente importante. Simples: Se o tomador de decisão tem informações demais, ele pode não conseguir determinar o que é realmente importante. Em Tempo: Enviada quando necessária. Saber as condições do tempo na semana passada não ajudará a decidir a roupa de vestir hoje. Em Tempo: Enviada quando necessária. Saber as condições do tempo na semana passada não ajudará a decidir a roupa de vestir hoje. Verificável: Podendo ser checada para saber se esta correta, talvez checando várias fontes da mesma informação. Verificável: Podendo ser checada para saber se esta correta, talvez checando várias fontes da mesma informação.

6 Segundo Obrien (2004), a informação é dotada de três dimensões: tempo, conteúdo e forma. Ele descreve características e atributos da qualidade da informação que tornam os produtos de informação valiosos e úteis. Informações antiquadas, inexatas ou difíceis de entender não seriam muito significativa, úteis ou valiosas para você ou outros usuários finais, e principalmente para as organizações.

7 A tabela abaixo resume os atributos importantes da informação e os agrupa nessas três dimensões:

8


Carregar ppt "Sistemas de Informação Valor da informação e suas características Prof. Eduardo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google