A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOMOTRICIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOMOTRICIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOMOTRICIDADE

2 É a ligação entre psiquismo e a motricidade.
PSICOMOTRICIDADE Envolve o desenvolvimento global e harmônico do indivíduo desde o nascimento. É a ligação entre psiquismo e a motricidade.

3 Enquanto disciplina acadêmica estuda a implicação do corpo, a vivencia corporal, o campo semiótico das palavras e a interação entre os objetos e o meio na realização de uma atividade. “Ciência que tem por objetivo o estudo do homem por meio do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo.” (SBP, 1992) “Faculdade de relacionar-se através da ação tomando consciência de si, unificando corpo e mente e beneficiando a integração de si ao outro e ao meio em geral” (PRISTA, 1993)

4 um ser de pensamento operante
Objetivos da PSICOMOTRICIDADE é fazer do indivíduo um ser de comunicação um ser de criação um ser de pensamento operante

5 MOVIMENTO Deslocamento do corpo ou membros produzidos como uma conseqüência do padrão espacial e temporal da contração muscular (Newell, 1978).

6 Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica, social e cultural. É através deste que o indivíduo interage com o meio. Além de representar um papel importante no nosso processo evolutivo.

7 Na PSICOMOTRICIDADE ... ... o movimento é compreendido como o resultado dos demais componentes que formam o SUJEITO COGNITIVO AFETIVO SOCIAL MOTOR M O V I M E N T O

8 O MOVIMENTO É COMPREENDIDO COMO RESULTADO DE UM SENTIMENTO!!!!
Na Psicomotricidade toda ação está relacionada a um movimento e todo ato motor tem uma ação e um significado. O MOVIMENTO É COMPREENDIDO COMO RESULTADO DE UM SENTIMENTO!!!!

9 1 - comportamento observável
O movimento pode ser compreendido como um fenômeno de duplo aspecto: 1 - comportamento observável 2 - produto de um processo interno

10 Ao nascer as primeiras respostas do recém-nascido são motoras
Ao nascer as primeiras respostas do recém-nascido são motoras. O seu progresso é medido através de seus movimentos. O movimento é o meio pelo qual a criança explora, relaciona e controla o seu ambiente. Período motor (de 0 a 3 anos)

11 Nesta fase a criança aprende a interiorização das regras e normas sociais e começam a ter consciência do seu corpo em movimento. Esta é a época em que aparece a linguagem auxiliando no processo de conscientização corporal. Período sensório-motor (de 3 a 5 anos)

12 Período psicomotor (de 6 a 10 anos)
Esta é a fase de compatibilização da idade mental e a psicomotora. O pensamento abstrato e a possibilidade de simbolização permitem a criança representar mentalmente seu corpo e controlá-lo. Logo, ela possui domínio psicomotor. Período psicomotor (de 6 a 10 anos)

13 Domínio psicomotor geral: padrão de movimento
Domínio psicomotor diz respeito a movimentos corporais, controle, ou ambos. O comportamento neste domínio se caracteriza pelo verbo FAZER. Domínio psicomotor geral: padrão de movimento Domínio psicomotor específico: habilidade

14 Tipos de comportamento que inclui o domínio psicomotor
1 - Contatar, manipular e/ou mover um objeto. 2 - Controlar o corpo ou objetos, como no equilíbrio. 3 – Mover e/ou controlar o corpo ou partes do corpo no espaço em um ato ou seqüência num curto período de tempo sob condições previsíveis e/ou imprevisíveis. 4 – Fazer seqüências de movimentos controlados e adequados (não restrito por tempo) em situações previsíveis e/ou imprevisíveis e mutáveis.

15 Aplicação da Psicomotricidade
Saúde Reeducação e/ou reabilitação Tecnologia aplicada em favor do desenvolvimento da aprendizagem Psicomotricidade Educação

16 Campos de atuação em Psicomotricidade Reeducação psicomotora
Terapia psicomotora O movimento é utilizado como ferramenta pedagógica para otimizar a aprendizagem O movimento é utilizado de modo terapêutico para corrigir alterações do desenvolvimento psicomotor O movimento é utilizado como ferramenta terapêutica para tratar transtornos relacionados a dimensão afetiva e/ou relacional

17 (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, 2003)
Campo de atuação Bebês de alto risco Crianças em fase de desenvolvimento Crianças com dificuldades/atrasos no desenvolvimento global Pessoas portadoras de necessidades especiais: deficiências sensoriais, motoras, mentais e psíquicas Pessoas que apresentam distúrbios sensoriais perceptivos, motores e relacionais em conseqüência de lesões neurológicas Creches; escolas; escolas especiais (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, 2003)

18 Campo de atuação Clínicas multidisciplinares
Consultórios e clínicas geriátricas Postos de saúde e hospitais Empresas Família Terceira idade

19 FORMAS DE ATUAÇÃO Por meio de jogos e exercícios psicomotores os educadores poderão atuar no desenvolvimento da Psicomotricidade da criança.

20 Atenção Primária ou Básica
Alta complexidade Média Complexidade Atenção Primária ou Básica Abordagem curativa ou reabilitadora Formas de atuação da Psicomotricidade Abordagem educativa Prevenção e promoção da saúde

21 Psicomotricidade e Envelhecimento
No campo da reeducação psicomotora, a atuação no âmbito da prevenção de limitações motoras e manutenção da ADM e das AVD dos idosos em busca de uma expressão harmoniosa dos movimentos e da produção de autonomia e qualidade de vida na terceira idade

22 ELEMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE
Ritmo Tonicidade Estrutura espaço-temporal Lateralidade ELEMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE Esquema corporal Equilíbrio Coordenação geral e fina


Carregar ppt "PSICOMOTRICIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google