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Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e.

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2 Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.

3 Principais Benefícios e Serviços Sociais Transporte de Pessoal Alimentação Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica Seguro de Vida em Grupo Planos de Empréstimos Pessoais Serviço Social Assistência Jurídica Planos de Seguridade Social ou de Aposentadoria Grêmio ou Clube Obs.: Alguns destes benefícios podem ser totalmente assumidos pela empresa ou parcialmente repassados ao pessoal, através de preços subsidiados e descontados em folha.

4 Origem dos Benefícios Sociais Exigências dos empregados quanto aos benefícios sociais; Exigências dos sindicatos e das negociações coletivas; Legislação trabalhista e previdenciária ; Como forma de competição entre as organizações para atrair ou manter os recursos humanos disponíveis no mercado; Controles salariais exercidos pelo governo, principalmente no caso de salários elevados; Como forma de dedução de obrigações tributárias. Estão relacionadas com a conscientização da responsabilidade social da organização e devem-se aos seguintes fatores:

5 Tipos de Benefícios No exercício do cargo (como gratificações, seguro de vida, prêmios de produção e etc...); Fora do cargo, mas dentro da organização (lazer, refeitório, cantina, transporte e etc...) *Fora da empresa, ou seja, na comunidade ( recreação, atividades comunitárias e etc...) *Daí a existência dos sistemas de parceria entre organizações. Exemplo: clubes, companhias de turismo, estabelecimentos comerciais em geral e prestadores de serviço (dentistas, psicólogos...) São planejados para auxiliar o empregado em três áreas de sua vida.

6 Classificação dos Benefícios QUANTO A SUA EXIGÊNCIA Benefícios compulsórios (legais, inclusive por acordos coletivos, como 13º, salário-maternidade, férias) Benefícios espontâneos QUANTO À SUA NATUREZA Benefícios monetários Benefícios não monetários

7 Necessidades Humanas Um plano de benefícios deve atender as seguintes necessidades humanas, conforme for o caso: de Segurança Fisiológicas de Proteção de Participação de Reconhecimento de Aceitação Social de Prestígio Obs.: Os benefícios são diferenciados de acordo com o nível do cargo ocupado, dentro da pirâmide organizacional. Por exemplo, benefícios para atrair e manter os altos escalões (executivos do nível estratégico) podem ser: carro exclusivo, com motorista; linha de telefonia móvel liberada.

8 Critérios para o Planejamento de Serviços e Benefícios Custo do programa Capacidade de pagamento Necessidade real Poder do sindicato Considerações sobre impostos Responsabilidade social Reações da força de trabalho

9 Princípio do Retorno do Investimento Benefícios x Produtividade Benefícios x Elevação do moral Princípio da Mútua Responsabilidade Compartilhamento dos custos entre organização e empregados Percebe-se que muitas das grandes organizações descontam da folha do pessoal valores representativos apenas (ínfimos).

10 Objetivos de um Plano de Benefícios Melhoria da qualidade de vida dos empregados Melhoria do clima organizacional Redução da rotatividade de pessoal e do absenteísmo Facilidade na atração e na manutenção de recursos humanos Aumento da produtividade em geral


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