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Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.

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1 Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.

2 Principais Benefícios e Serviços Sociais
Transporte de Pessoal Alimentação Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica Seguro de Vida em Grupo Planos de Empréstimos Pessoais Serviço Social Assistência Jurídica Planos de Seguridade Social ou de Aposentadoria Grêmio ou Clube Obs.: Alguns destes benefícios podem ser totalmente assumidos pela empresa ou parcialmente repassados ao pessoal, através de preços subsidiados e descontados em folha.

3 Origem dos Benefícios Sociais
Estão relacionadas com a conscientização da responsabilidade social da organização e devem-se aos seguintes fatores: Exigências dos empregados quanto aos benefícios sociais; Exigências dos sindicatos e das negociações coletivas; Legislação trabalhista e previdenciária; Como forma de competição entre as organizações para atrair ou manter os recursos humanos disponíveis no mercado; Controles salariais exercidos pelo governo, principalmente no caso de salários elevados; Como forma de dedução de obrigações tributárias.

4 Tipos de Benefícios São planejados para auxiliar o empregado em três áreas de sua vida. No exercício do cargo (como gratificações, seguro de vida, prêmios de produção e etc...); Fora do cargo, mas dentro da organização (lazer, refeitório, cantina, transporte e etc...) *Fora da empresa, ou seja, na comunidade ( recreação, atividades comunitárias e etc...) *Daí a existência dos sistemas de parceria entre organizações. Exemplo: clubes, companhias de turismo, estabelecimentos comerciais em geral e prestadores de serviço (dentistas, psicólogos...)

5 Classificação dos Benefícios
QUANTO A SUA EXIGÊNCIA Benefícios compulsórios (legais, inclusive por acordos coletivos, como 13º, salário-maternidade, férias) Benefícios espontâneos QUANTO À SUA NATUREZA Benefícios monetários Benefícios não monetários

6 Necessidades Humanas Um plano de benefícios deve atender as seguintes necessidades humanas, conforme for o caso: de Segurança Fisiológicas de Proteção de Participação de Reconhecimento de Aceitação Social de Prestígio Obs.: Os benefícios são diferenciados de acordo com o nível do cargo ocupado, dentro da pirâmide organizacional. Por exemplo, benefícios para atrair e manter os altos escalões (executivos do nível estratégico) podem ser: carro exclusivo, com motorista; linha de telefonia móvel liberada.

7 Critérios para o Planejamento de Serviços e Benefícios
Custo do programa Capacidade de pagamento Necessidade real Poder do sindicato Considerações sobre impostos Responsabilidade social Reações da força de trabalho

8 Princípio do Retorno do Investimento
Benefícios x Produtividade Benefícios x Elevação do moral Princípio da Mútua Responsabilidade Compartilhamento dos custos entre organização e empregados Percebe-se que muitas das grandes organizações descontam da folha do pessoal valores representativos apenas (ínfimos).

9 Objetivos de um Plano de Benefícios
Melhoria da qualidade de vida dos empregados Melhoria do clima organizacional Redução da rotatividade de pessoal e do absenteísmo Facilidade na atração e na manutenção de recursos humanos Aumento da produtividade em geral


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