A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Burocrática. O MODELO DA BUROCRACIA DE ORGANIZAÇÃO Na década de 40, as críticas feitas à Teoria Clássica pelo seu romantismo e a Teoria R.Humanas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Burocrática. O MODELO DA BUROCRACIA DE ORGANIZAÇÃO Na década de 40, as críticas feitas à Teoria Clássica pelo seu romantismo e a Teoria R.Humanas."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Burocrática

2 O MODELO DA BUROCRACIA DE ORGANIZAÇÃO Na década de 40, as críticas feitas à Teoria Clássica pelo seu romantismo e a Teoria R.Humanas pelo seu romantismo ingênua – revelam a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente e que servisse de orientação para o trabalho do administrador. Com isso os estudiosos buscaram inspirações na obra de MAX WEBER e assim surgiu a Teoria da Burocracia na Administração

3 O MODELO DA BUROCRACIA A teoria da burocracia surge da necessidade de criar um modelo organizacional que considerasse todas os aspectos organizacionais. segundo os criadores era necessário uma teoria que se adequasse a nova complexidade das organizações

4 A Burocracia de Weber Divisão de trabalho Hierarquia de autoridade Seleção formal Regras e regulamento formais Impessoalidade Orientação de carreira

5 CONCEITO DE BUROCRACIA Conceito Popular: A burocracia é visualizada geralmente como o papelório Conceito de Max Weber: - não definiu a burocracia - mas enumerou as suas características Weber três tipos de sociedades - sociedade tradicional - sociedade carismática - sociedade legal, racional ou Burocrática

6 Tipos de Características Exemplos Tipos de CaracterísticasLegitimação Aparato Sociedade Autoridade Administrativo Patriarcal e Clã, tribo, Não é racional. Tradição, Forma feudal Tradicional patrimonialista. família,Tradicional Poder herdadohábitos, e patrimonial Conservantismo sociedade ou delegado. usos e medieval Baseada no costumes senhor. Personalista, Grupos Não é racional, Traços Inconstante Carismática mística e revolucionários, nem herdada, pessoais e instável. arbitrária. partidos políticos,Carismática nem delegável. (heroísmo, Escolhido pela Revolucionária nações em Baseada no magia, lealdade e revolução carisma poder mental) devoção ao do líder. líder e não por qualificações. Legal, Racionalidade Estados modernos Legal, Legal, racional, Justiça, lei. Racional e dos objetivos empresas, Racional ou formal e Promulgação Burocracia. Burocrática e dos meios. e exércitos Burocrática impessoal. Regulamentação Meritocrática. de normas legais Tabela Tipologia de sociedades segundo Weber

7 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS BUROCRACIA A Burocracia é uma organização ligada por normas escrita; A Burocracia é uma organização que se baseia em uma sistemática divisão do trabalho; A Burocracia é uma Org. que estabelece os cargos segundo o princípio hierárquico; Que fixa regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo; É uma organização em que a escolha das pessoas é baseada no mérito e na classificação e não em preferências pessoais; Se baseia na separação entre a propriedade e a administração; A fim de assegurar a liberdade da organização, a burocracia requer que seus recursos estejam livres de qualquer controle externo.; organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes.

8 Crítica à Burocracia 1.Excesso de formalismo da burocracia. 2.Mecanicismo e as limitações da teoria da máquina. 3.Substituição dos objetivos pelas regras 4.Conservantismo da burocracia. 5.Abordagem de sistema fechado. 6.Abordagem descritiva e explicativa.

9 EXERCICIO DE APLICAÇÃO Seu chefe reúne-se com você e explica que a empresa está pedindo sugestões para reduzir custos, e ele deseja a sua opinião. Quais sugestões você faria?

10 EXERCICIO DE APLICAÇÃO A Constituição Brasileira de 1988 tem mais de 500 itens, sendo muito detalhista. Muitos países têm Constituição de apenas uma folha. Você acha que é o numero de regras que ajuda a administrar bem um país? Uma empresa bem administrada requer grande numero de regras?

11 EXERCICIO DE APLICAÇÃO Pedro é supervisor de produção e saiu de férias; apresado, esqueceu de programar a detetização do setor de produção, que era bimestral e deveria ocorrer durante suas férias. As moscas aumentaram, o produto acabou contaminado e a empresa foi citada nos jornais. João, gerente da fábrica e chefe de Pedro, foi chamado para dar explicações e culpou Pedro, que foi demitido. O que você acha dessa decisão?


Carregar ppt "Escola Burocrática. O MODELO DA BUROCRACIA DE ORGANIZAÇÃO Na década de 40, as críticas feitas à Teoria Clássica pelo seu romantismo e a Teoria R.Humanas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google