A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Recursos Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Recursos Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Recursos Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior

2 Apresentação (1) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

3 Meta do Curso FORMAÇÃO DE LÍDERES CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

4 Meta da Disciplina AMBIENTE MUDANÇAS cada vez mais rápidas e intensas FUTURO Incertezas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

5 Meta da Disciplina ERA DA INFORMAÇÃO Capital Intelectual Thomas A. Stewart CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

6 Meta da Disciplina Gestão do Conhecimento Os ativos intelectuais estão se sobrepondo aos ativos físicos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

7 Meta da Disciplina CAPACITAÇÃO TÉCNICA CAPACITAÇÃO GERENCIAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

8 Meta da Disciplina Criar uma estrutura de conhecimento que permita que os alunos desenvolvam continuamente suas habilidades gerenciais num ambiente de negócios em constante mutação. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

9 Minha Meta Um Curso com qualidade Participação Questionamento Utilidade Aluno = Cliente CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

10 Pesquisa Quem são os meus clientes Onde e como quero estar daqui a 10, 20, 30 anos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

11 O mundo dos negócios (2) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

12 O mundo dos negócios Competências: Ter domínio sobre: Métodos de Planejamento Organização, Sistemas e Métodos de Empresas Planejamento Estratégico Características de Mercado Tendências de Mercado CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

13 O mundo dos negócios SITUAÇÃO PROBLEMA: Investidor quer aplicar no mercado brasileiro, preferencialmente na indústria gráfica: Quer uma análise de 3 hipóteses: -Análise de empresas já existentes. -Análise de ramos promissores na indústria gráfica -Análise de ramos promissores fora da indústria gráfica CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

14 O mundo dos negócios Análise: Estratégia Competências / Conhecimentos Modelo de Gestão Estrutura CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

15 O Ambiente BUSINESS WORLD É uma das maiores dificuldades do estudante ou do inexperiente. O ambiente faz com que uma série de teorias certas não sejam aplicáveis e que uma série de conceitos errados ou antiquados produzam resultados CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

16 Sua Empresa Você faz parte de uma empresa que quer e precisa ter lucro. Este lucro vai ser obtido através da diferença entre o valor de venda dos seus produtos e o valor necessário para produzi-los. Esta empresa tem recursos, clientes, fornecedores, concorrentes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

17 Sua Empresa Para maximizar o lucro, a empresa tenta pagar o mínimo possível para seus fornecedores, utilizar da forma mais produtiva e barata os seus recursos e vender seus produtos pelo maior preço possível aos seus clientes, tentando faze-lo de forma mais eficaz que seus concorrentes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

18 As outras empresas Dentro deste conceito, elas são exatamente iguais à sua. Podem ser seus: Fornecedores Clientes Concorrentes Outros CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

19 Conflito básico Você é cliente de alguns, fornecedor de outros, concorrente de outros, etc. Como todos querem aumentar o seu lucro através da redução do lucro dos outros, isso gera um conflito Este conflito é natural! É assim que o mundo gira. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

20 Administração do Conflito As organizações que melhor entenderem que este conflito é natural e que melhor souberem administra-lo terão mais sucesso. Este conflito não é um problema, do qual as empresas devam querer se livrar. É um processo que deve ser vivido e no qual deve ser investido a capacitação da empresa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

21 A empresa que aprende Mais do que brigar no mundo dos negócios, é necessário aprender com os problemas, desenvolver os seus recursos para otimizar os resultados e manter a atenção sempre no resultado final e no objetivo básico da empresa: o lucro. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

22 A Empresa (3) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

23 Criação da Empresa Meta: Lucro Visão: Como eu vou obter este lucro CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

24 Foco da Empresa O que eu vou vender: Produtos e Serviços Para quem eu vou vender: Clientes DIFERENCIAL COMPETITIVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

25 Ambiente Externo Concorrentes Fornecedores Sindicatos Governos Instituições CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

26 Ambiente Interno Recursos Materiais Prédio Equipamentos Infra estrutura Recursos Humanos Operação Staff Comando / Coordenação CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

27 Composição da Empresa Estratégia Competências / Conhecimentos Modelo de Gestão Estrutura CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

28 Composição da Empresa Estratégia Planejamento Estratégico Competências / Conhecimentos Modelo de Gestão Estrutura CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

29 Composição da Empresa Estratégia Planejamento Estratégico Competências / Conhecimentos Gestão do Conhecimento Modelo de Gestão Estrutura CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

30 Composição da Empresa Estratégia Planejamento Estratégico Competências / Conhecimentos Gestão do Conhecimento Modelo de Gestão Cultura e Liderança Estrutura CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

31 Composição da Empresa Estratégia Planejamento Estratégico Competências / Conhecimentos Gestão do Conhecimento Modelo de Gestão Cultura e Liderança Estrutura Processos / Organograma CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

32 Gestão da Empresa Ação Verificação Análise Correção CICLO PDCA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

33 Atividade 1: a Empresa (4) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

34 Atividade 1: a Empresa 3 (ou 6) grupos Atividade A: Análise de 1 empresa gráfica real Atividade B: Que tipo de negócio eu abriria hoje.. Atividade C: Que tipo de empresa no ramo gráfico eu abriria hoje.. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

35 Atividade 1: a Empresa Análise de uma empresa gráfica existente Empresa: Estratégia Competências / Conhecimentos Modelo de Gestão Estrutura CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

36 Atividade 1: a Empresa Que tipo de negócio eu abriria hoje Negócio: Estratégia Competências / Conhecimentos Modelo de Gestão Estrutura CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

37 Atividade 1: a Empresa Que tipo de empresa no ramo gráfico eu abriria hoje.. Negócio: Estratégia Competências / Conhecimentos Modelo de Gestão Estrutura CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

38 Cultura Organizacional e Liderança (5/6) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

39 Cultura Organizacional e Liderança Competências: Ter domínio sobre: Métodos de Planejamento Organização, Sistemas e Métodos de Empresas Planejamento Estratégico CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

40 Cultura Organizacional e Liderança SITUAÇÃO PROBLEMA: Você foi contratado para dirigir uma empresa gráfica de médio porte altamente centralizadora com sérios problemas financeiros, estruturais e motivacionais: Quero um plano de recuperação: -Curto Prazo. (3 meses) -Médio Prazo (1 ano) -Longo Prazo (3 anos) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

41 Fonte de Consulta Organizational Culture and Leadership Edgar H. Schein Jossey-Bass Publishers CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

42 Cultura Organizacional Porque precisamos entender as culturas A análise da cultura consegue explicar problemas graves na empresa (problemas de comunicação, falta de espírito de equipe, etc.) A análise da cultura é necessária para entender como as novas tecnologias afetam e são afetadas pelas organizações CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

43 Cultura Organizacional Porque precisamos entender as culturas A análise da cultura é necessária no gerenciamento de empresas em vários países, regiões de características diferentes O aprendizado, o desenvolvimento e as mudanças planejadas de uma empresa não podem ser entendidas sem considerar a cultura como a principal fonte de resistências às mudanças. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

44 Cultura Organizacional Aspectos relacionados com cultura: Comportamentos regulares na relação entre as pessoas Linguagem, tradições e rituais Normas do Grupo Valores adotados Filosofia formal Regras do jogo CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

45 Cultura Organizacional Aspectos relacionados com cultura: Ambiente Layout, interação com clientes, fornecedores, colegas Modos de pensar, modelos mentais e paradigmas Modos de lidar com problemas Símbolos: como as pessoas se descrevem CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

46 Cultura Organizacional CULTURA é um padrão de pressupostos básicos compartilhados, que um grupo aprendeu na medida em que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionou suficientemente bem para ser considerado válido e portanto para ser ensinado aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas. Edgar Schein Organizational Culture & Leadership CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

47 Cultura Organizacional Criação da Cultura Pressuposto básico do líder é assumido pelo grupo e passa a ser um pressuposto básico compartilhado. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

48 Cultura Organizacional Sobrevivendo e se adaptando ao ambiente externo Pressupostos básicos compartilhados sobre: Missão e estratégia Metas Meios para se atingir as metas Medições Correções CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

49 Cultura Organizacional Gerenciando a integração interna Criação de uma linguagem comum. Comunicação Definindo castas e critérios de inclusão e exclusão Distribuindo poder e status Desenvolvendo normas de intimidade, amizade e amor Definindo prêmios e punições Explicando o inexplicável: ideologia e religião CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

50 Cultura e Liderança CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

51 Cultura e Liderança Cultura e Liderança são duas faces da mesma moeda: os líderes primeiramente criam uma cultura quando criam a organização. Uma vez existente, a cultura determina os critérios de liderança e então determina quem irá ou não ser líder na organização O ponto crítico para os líderes é que se eles não tiverem consciência da cultura na qual eles estão envolvidos, a cultura os gerenciará. Entender cultura é bom para todos mas é ferramenta básica para líderes que efetivamente desejam exercer bem o seu papel. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

52 Cultura e Liderança A diferença entre líderes e administradores / gerentes é que os líderes criam ou alteram culturas. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

53 Cultura e Liderança De onde vêm as culturas Dos credos, valores e pressupostos dos fundadores Do aprendizado conseguido com as experiências ocorridas durante a evolução da organização Novos credos, valores e pressupostos trazidos por novos membros ou líderes do grupo CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

54 Cultura e Liderança Como o líder transmite a cultura O que o líder presta atenção, mede e controla. Como o líder reage nas crises e problemas. Critérios de alocação de recursos escassos Como ele desempenha o papel de treinador e professor Critérios de alocação de prêmios e status Critérios de recrutamento, seleção, promoção, punição e demissão CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

55 Mudanças (7/8) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

56 Bibliografia Gerenciando as Mudanças - Ichak Adizes Ciclo de Vida das Organizações - Ichak Adizes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

57 Mudanças O que causa a Mudança? Novo ambiente Novas pessoas Novos fatos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

58 Mudança x Cultura Não se muda sem respeitar a Cultura. Mudar a empresa é mudar sua cultura Por isso todas as mudanças são lentas e graduais. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

59 Mudança de Cultura A dinâmica da mudança Os Sistemas Humanos 3 Fases Descongelamento Reestruturação Cognitiva Congelamento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

60 Sistemas Humanos Todos os sistemas humanos procuram manter o seu equilíbrio e procuram maximizar sua autonomia perante o meio ambiente. A segurança, o crescimento e a sobrevivência de todos é conseguida através da manutenção da integridade do sistema face as mudanças de ambiente que constantemente causam vários graus de desequilíbrio. A função das estruturas cognitivas como os conceitos, credos, atitudes, valores e pressupostos é organizar a massa de estímulos vindos do ambiente, dar lógica a eles e prover então aos membros do grupo um senso de sentido e previsibilidade aos membros do grupo. O conjunto de pressupostos compartilhados por um grupo ou organização tem esta função de dar estabilidade e de dar sentido às coisas. A evolução da cultura é portanto um dos meios nos quais o grupo ou organização preserva sua integridade e autonomia, se diferencia do ambiente e de outros grupos e portanto dá ao grupo uma identidade. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

61 Mudança de Cultura Descongelamento Maus resultados (desequilíbrio) Conexão dos maus resultados com metas e objetivos (Ansiedade / Culpa) Segurança psicológica de que podemos melhorar os resultados sem perder a identidade ou integridade CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

62 Mudança de Cultura Reestruturação Cognitiva Tentativa e erro Redefinição de conceitos – Gerência de Mudanças Lento e Gradual Mudança de comportamento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

63 Mudança de Cultura Congelamento Bons resultados Relacionamento entre os novos comportamentos e conceitos com os resultados obtidos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

64 Mudança de Cultura Mecanismos de Mudança Empresa jovem Mudanças incrementais através da evolução Mudança provocada por terapia organizacional Mudança através da promoção de híbridos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

65 Mudança de Cultura Mecanismos de Mudança Empresa adulta Mudança através de promoções sistemáticas de subculturas específicas Mudança planejada através do desenvolvimento de novos projetos e a criação de estruturas paralelas de aprendizado Descongelamento e mudança através de sedução tecnológica CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

66 Mudança de Cultura Mecanismos de Mudança Empresa Madura ou em Declínio Mudança através de inserção de elementos de fora do ambiente Descongelamento através de escândalos ou derrubada de mitos Mudança através de Viradas de Mesa Mudança através de persuasão forçada Destruição e renascimento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

67 Gerência para a Mudança Gerência é o processo de solucionar os problemas surgidos devido às mudanças CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

68 Boa Gerência Boa Gerência = Decisões com Qualidade Decisões sobre: Como resolver os problemas gerados com as mudanças Como implementar estas soluções com eficiência CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

69 Equipe Complementar Para se ter boas decisões, precisamos ter uma equipe complementar PAEI Paei = Produtor pAei = Administrador paEi = Empreendedor paeI = Integrador CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

70 Implementação Para implementar é preciso capi capi = comunhão de interesses entre autoridade, poder e influência. Esta comunhão só faz sentido se for a longo prazo CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

71 Conflito Mesmo uma boa equipe complementar tem conflitos pois se comunica mal. A comunhão de interesses não é ocorrência comum O CONFLITO É PARTE NATURAL DO PROCESSO DE GERENCIAR. MOSTRE-ME MUDANÇA E EU LHE MOSTAREI CONFLITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

72 Gerenciar com Conflito Gerenciar bem as mudanças é transformar o conflito destrutivo em construtivo O conflito é construtivo e sinérgico quando pessoas diferentes entre si aprendem com suas diferenças É necessário para isso comunicação e respeito mútuos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

73 Gerenciar com Conflito Se houver a percepção de um clima favorável a todos, pelo menos a longo prazo, e se confiarmos uns nos outros, nós iremos cooperar e os conflitos de interesses poderão ser canalizados para se tornarem construtivos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

74 Boa Gerência Boa Gerência é trabalho em equipe baseado em confiança e respeito mútuos, em cooperação e comunicação CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

75 Como ter uma gerência de sucesso Regras de Conduta que estimulem o respeito e a confiança no processo de tomada de decisões Pessoas maduras e equilibradas Estrutura organizacional corretamente projetada CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

76 Prova (9) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

77 Gestão Integrada / Mapeamento de Processos (11/13) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

78 Gestão Integrada / Mapeamento de Processos SITUAÇÃO PROBLEMA: Você é contratado como Diretor de uma empresa gráfica que é dita desestruturada, improdutiva, desmotivada Você recebe carta branca para mudar o que for preciso. Você deve apresentar um plano de ação em 3 meses. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

79 Gestão Integrada / Mapeamento de Processos (11/13) Fonte de Consulta: Administração de Processos – Conceitos / Metodologias / Práticas Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira Editora Atlas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

80 Mudanças Temos que mudar.... Mas, mudar para onde???? CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

81 O Ambiente da Renovação Gestão em constante Evolução -> Novos Conceitos. Questões estratégicas e organizacionais são a parte propulsora da implementação dos novos conceitos READMINISTRAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

82 Evolução das Organizações Taylor Pós Taylorismo CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

83 Organização Pós Taylorista Abordagem Comportamental das Organizações A administração está baseada em indivíduos Informações Decisão Ação Avaliação CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP Conhecimento

84 Organização Pós Taylorista Gestão Integrada Instrumentos, Sistemas e Processos devem estar perfeitamente interligados Processos Interligados Qualidade Marketing Produtividade Planejamento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

85 Organização Pós Taylorista Gestão Sistêmica O Processo sustentado por metodologias, técnicas e processos faz com que a interligação das partes seja mais lógica e evidenciada CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

86 Organização Pós Taylorista Departamentalização Decomposição dos Sistemas e Processos procurando atender clientes externos e internos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

87 Evolução do Mercado Qualidade é obrigação Evolução tecnológica acelerada Ciclo de Vida dos produtos mais curto Menores desperdícios Poder caminha para o consumidor final CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

88 Evolução do Mercado Maior Concorrência Maior x Melhor Globalização Responsabilidade Ambiental Responsabilidade Social CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

89 Novas Necessidades Os clientes demandam: Profissionais altamente capacitados Estruturas enxutas Decisões ágeis Decisões com Qualidade As empresas demandam: Comprometimento com os Resultados CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

90 Qual o caminho ADMINISTRAÇÃO POR PROCESSOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

91 Processo Processo é um conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam lógica entre si, com a finalidade de atender ou suplantar as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

92 Metodologia de implementação da Gestão por Processos Fase 1: Comprometimento Etapa 1.1: Conceitos / metodologia / vantagens / precauções Etapa 1.2: Reunião Geral de Debates / ajustes / responsabilidades / comprometimento Etapa 1.3: Modelo Ideal Etapa 1.4: Treinamento Etapa 1.5: Planejamento da Mudança CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

93

94

95

96

97 Fase 2: Estruturação Etapa 2.1: Expectativa dos clientes Etapa 2.2: Interação processos estratégicos x clientes / fornecedores Etapa 2.3: Medidas de desempenho Etapa 2.4: Processos de apoio Etapa 2.5: Problemas existentes e potenciais Etapa 2.6: Sistemas e subsistemas focos de análise CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP Metodologia de implementação da Gestão por Processos

98 Fase 2: Estruturação Etapa 2.7: Atividades permanentes e esporádicas Etapa 2.8: Delineamento de processos Etapa 2.9: Atividades que agregam valor Etapa 2.10: Benchmarking Etapa 2.11: Estimativas de Recursos Etapa 2.12: Prioridade de Processos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP Metodologia de implementação da Gestão por Processos

99

100

101 Fase 3: Análise Etapa 3.1: Situação futura desejada Etapa 3.2: Realidade do processo Etapa 3.3: Análise do valor agregado Etapa 3.4: Benchmarking dos indicadores de desempenho Etapa 3.5: Análise dos resultados CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP Metodologia de implementação da Gestão por Processos

102 Fase 3: Análise Etapa 3.6: Delineamento dos processos ideais Etapa 3.7: Decomposição da passagem para a situação futura Etapa 3.8: Análise das alternativas Etapa 3.9: Definir as prioridades CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP Metodologia de implementação da Gestão por Processos

103

104 Fase 4: Desenvolvimento Etapa 4.1: Sistema de informações gerenciais Etapa 4.2: Relação entre processos e informações Etapa 4.3: Estruturação dos processos Etapa 4.4: Abordagem tecnológica Etapa 4.5: Adequação da estrutura organizacional Etapa 4.6: Delineamento dos perfis de atuação Etapa 4.7: Catalisador responsável CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP Metodologia de implementação da Gestão por Processos

105

106

107

108 Fase 5: Implementação Etapa 5.1: Planejamento Etapa 5.2: Implementação Etapa 5.3: Acompanhamento e Avaliação Etapa 5.4: Aprimoramento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP Metodologia de implementação da Gestão por Processos

109 Atividade 2: Cultura/Liderança/Mudança (9) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

110 Atividade 2: Cultura/Liderança/Mudança SITUAÇÃO PROBLEMA: Plano de recuperação: -Curto Prazo. (3 meses) -Médio Prazo (1 ano) -Longo Prazo (3 anos) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

111 Atividade 2: Cultura/Liderança/Mudança SITUAÇÃO PROBLEMA: Plano de recuperação: -Curto Prazo. (3 meses) -Médio Prazo (1 ano) -Longo Prazo (3 anos) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

112 Atividade 2: Cultura/Liderança/Mudança SITUAÇÃO PROBLEMA: Plano de recuperação: -Curto Prazo. (3 meses) -Médio Prazo (1 ano) -Longo Prazo (3 anos) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

113 Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

114 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP


Carregar ppt "Gestão de Recursos Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google