A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Curso ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.

2 ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Idade Contemporânea – 1789 d.C. Meados séc. XVIII, Inglaterra. Início da Revolução Industrial. 1776, Inglaterra. Adam Smith e o livro A riqueza das nações (descreve divisão do trabalho). 1800, Inglaterra, James Watt fabrica a locomotiva a vapor. Final séc. XIX até 1910, Estados Unidos. ‘Princípio da Administração Científica’ (Taylor). 1914, Estados Unidos. Henry Ford estabelece linha de montagem móvel e mecanizada. Adota dia de trabalho de 8 horas. 1916, França. Fayol publica ‘Administração Industrial e Geral’.

3 Com um crescimento tão grande da atividade de produção (manufatura), como administrar a empresa e os funcionários

4 Nasceu na Pensilvânia, numa família ‘quaker’ aristocrática.
Quem foi TAYLOR: Nasceu na Pensilvânia, numa família ‘quaker’ aristocrática. Chegou a ser admitido em Harvard, mas dores de cabeça constantes o fizeram abandonar os estudos. 1880 ingressa no curso de Engenharia do Stevens Institute e se forma em 1885.

5 A administração sem noção de suas responsabilidades com o trabalhador.
Em 1878, na MIDVALE STEEL: A administração sem noção de suas responsabilidades com o trabalhador. Sem incentivos para melhorar desempenho do trabalhador. Alguns trabalhadores sem cumprir suas atividades. Decisões: intuição e palpites. Trabalhadores: função x aptidão. Conflitos: gestão x trabalhadores.

6 PRIMEIRA FASE DA ADM. CIENT.
Publicação do livro ‘Shop Management’ (Administração de oficinas), 1903. O objetivo da administração é pagar melhores salários e reduzir custos unitários de produção. Aplicar métodos de pesquisa e padronizar processos para controle das operações fabris. Os empregados devem ter materiais e condições de trabalho adequados. Os empregados devem ser treinados. A administração deve criar clima cordial com os operários.

7 Proposta: a administração deveria descobrir quanto tempo gastaria o trabalhador dando o melhor de si para completar a tarefa para depois estabelecer pagamento por peça que garantisse um remuneração razoável. “ESTUDO SISTEMÁTICO E CIENTÍFICO DO TEMPO”.

8 Ao agregar as idéias dos Gilbreth (Frank e Lilian), Taylor formou a base do ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS.

9 GRÁFICO DE GANTT Henry Lawrence Gantt

10 SEGUNDA FASE DA ADM. CIENT.
Publicação do livro Princípios da Administração Científica. 3 males: vadiagem, gerentes desconhecem rotinas de trabalho e tempo necessário, e falta de padrão de métodos de trabalho. Solução: Estudos de tempos e padrões de produção. Supervisão. Padronização de máquinas, ferramentas e materiais. Planejamento de tarefas e cargos. Prêmios (homem econômico). Definição de rotina de trabalho.

11 TAYLOR foi acionado pelos sindicatos no Congresso Americano e apesar das fortes críticas percebia os operários como aliados. Ele defendia que alta produtividade seria boa para os dois lados. Morreu de desgosto.

12 TABELA COMPARATIVA TEORIA ÊNFASE PRINCIPAIS ENFOQUES ESTUDIOSOS
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA NAS TAREFAS RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO OPERACIONAL. FREDERICK TAYLOR.

13 CRÍTICAS Mecanicista: ‘teoria da máquina’.
Superespecialização do trabalho. Visão limitada do ser humano. Ausência de comprovação científica (métodos). Prescritiva e normativa (receitas). Organização: sistema fechado, autônomas e absolutas.

14 TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

15 REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000. CORRÊA, HenriqueLuiz. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2003. MAXIMIANO. Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: Da revolução urbana à revolução industrial. Cap. 1 e 2. São Paulo: Atlas, 2006. TAYLOR E A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA. Youtube. Disponível em


Carregar ppt "TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google