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Atracção Interpessoal

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Apresentação em tema: "Atracção Interpessoal"— Transcrição da apresentação:

1 Atracção Interpessoal

2 Porque nos sentimos atraídos por outros?

3 Níveis de Relacionamento
1. Consciência do Outro 2. Contacto superficial 3. Mutualidade 4. Intersecção grande

4 Atracção Interpessoal
“Eles são amigos porque passaram a considerar as mesmas coisas como boas e as mesmas coisas como más, e são amigos das mesmas pessoas, e são inimigos das mesmas pessoas… Gostamos daqueles que se assemelham a nós, e perseguem os mesmos objectivos… Gostamos daqueles que desejam as mesmas coisas que nós, no caso de nós e eles compartilhamos das mesmas coisas”. Aristóteles

5 Factores que influem na Atracção
(1) Atracção física / Beleza: Mais influente nos estágios iniciais dos relacionamentos. Os indivíduos atraentes são vistos, por homens e mulheres, como mais equilibrados, interessantes, cooperativos, sociáveis, independentes, inteligentes e sexualmente ardentes (Chia et al., 1998; Eagly et al., 1991; Garcia e Khersonsky, 1997; Mulford et al., 1998). Como a atractividade percebida aumenta com a exposição repetida, tendemos a achar as pessoas familiares fisicamente mais atraentes do que as estranhas.

6 Factores que influem na Atracção (cont.)
Segundo Buss (1994), os homens preferem namorar jovens bonitas; enquanto as mulheres preferem homens com recursos e estatuto social. Mas, as práticas da selecção do parceiro podem adaptar-se à mudança social: À medida que as mulheres conquistam mais poder e estatuto, são menos susceptíveis de julgar os homens pelos seus recursos financeiros e estatuto social, e a sua beleza e juventude são mais valorizadas.

7 Factores que influem na Atracção (cont.)
Teoria do Halo (Thorndike): quem é bonito é bom; Confirmação da hipótese e a auto-realização da profecia.

8 Factores que influem na Atracção (cont.)
(2) Proximidade: Mais influente nos estágios iniciais dos relacionamentos. A atracção depende das pessoas estarem no mesmo lugar ao mesmo tempo. A proximidade favorece a atracção devido à mera exposição. Como as pessoas familiares tornam-se fisicamente mais atraentes com o decorrer do tempo, a exposição repetida também aumenta o grau de atracção.

9 Factores que influem na Atracção (cont.)
Mia, Dermer e Knight (1977): estudo sobre atracção interpessoal. Mostraram a estudantes universitários as suas fotos normais ou invertidas (imagens no espelho). Resultados: os estudantes preferiram as fotos invertidas às normais, porque eram as imagens que viam no espelho. Os amigos íntimos dos mesmos estudantes preferiram as suas fotos normais, uma vez que estavam habituados a elas.

10 Factores que influem na Atracção (cont.)
(3) Familiaridade: Influente na manutenção dos relacionamentos; Tendemos a preferir e a ficar com quem é mais parecido connosco.

11 Gostar e Amar (Zick Rubin, 1970)
Amar implica ter cuidado e sentimentos de vinculação pelo outro, envolvendo uma componente de intimidade. Gostar significa apenas uma avaliação favorável do outro.

12 Gostar e Amar (Zick Rubin, 1970)
Escala do amar: Eu faria praticamente tudo por _________. Para mim seria difícil viver sem _________. Eu perdoaria praticamente tudo em _____. Escala do gostar: Acho que ______ é extremamente bem ajustado. Penso que _______ e eu somos bastante semelhantes um ao outro. ______ é o tipo de pessoa que eu próprio gostaria de ser.

13 Gostar e Amar (M. Clark, 1984) Relação de trocas e de comunhão: Nas relações de amizade, privilegiamos a reciprocidade; enquanto nas relações de amor – de comunhão – somos muito mais altruístas e sobrepomos a necessidade do outro.

14 Amor – Acepções na Psicologia Social
(1) Estado: teoria da emoção (de Stanley Schachter), baseada em factores fisiológicos (interpretados culturalmente) e cognitivos (crença de que o amor é o responsável pela manifestação fisiológica); (2) Processo: teoria dinâmica do amor; (3) Algo negativo, dependência, vício, comparável à toxicomania.

15 Classificação dos tipos de amor/atracção segundo a presença (+) ou ausência (-) dos componentes intimidade, paixão e decisão / compromisso Sternberg (1986, 1987; Sternberg e Grajek, 1984) tipifica os fenómenos do amor em função de três componentes, que formariam os vértices de um triângulo: Intimidade: sentimentos de proximidade, de vinculação ao outro (componente predominantemente emocional); Paixão: impulsos relacionadas com o romance, a atracção física e a sexualidade (componente predominantemente motivacional); Decisão / compromisso: decisão a curto prazo de que amamos o outro; a longo prazo, aceitação do compromisso de continuar a relação (componente cognitivo).

16 Modelo de atracção e de amizade em função do tempo (Rusbult, 1983)
Prazer Gratificações e custos Nível de comparação Investimento na relação Níveis de comparação alternativos Atracção a longo prazo


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