A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem dos Gestos. Linguagem? O significante gestual cola- se ao significado? Que unidades mínimas? Como se traduzem os tempos verbais?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem dos Gestos. Linguagem? O significante gestual cola- se ao significado? Que unidades mínimas? Como se traduzem os tempos verbais?"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem dos Gestos

2 Linguagem? O significante gestual cola- se ao significado? Que unidades mínimas? Como se traduzem os tempos verbais?

3 Linguagem dos Gestos (cont.) Gestualidade : sistema de comunicação, que transmite uma mensagem, i. é, um sistema significante.

4 Linguagem dos Gestos (cont.) O modo como as mulheres são representadas nas pinturas do século XV, por exemplo, é também representativo de gestos reforçados como adequados e daqueles que devem ser combatidos. O olhar atento às pinturas pode dialogar com os manuais para moças e identificar certos gestos que serão reproduzidos nos quadros. Por exemplo, o uso excessivamente livre das mãos revela um comportamento a ser condenado, pois é associado à tentação, aos prazeres da carne, contrário, portanto aos preceitos de recato e pureza encontrados na Virgem e adequados à mulher.

5 Linguagem dos Gestos (cont.) Ao lado da cultura por palavras existe a cultura por gestos. Artaud

6 Dimensões do Gesto (1) Gesto Original: a primeira linguagem humana Os gestos, os movimentos do rosto e os acentos inarticulados, estes foram os primeiros meios que os homens tiveram para comunicarem os seus pensamentos. Condillac

7 Dimensões do Gesto (cont.) Este gesto, designado de dança, surgiria numa altura em que as línguas eram estéreis, e serviria propósitos religiosos e policiais. Dava azo à imaginação, provocando, assim, uma impressão mais durável.

8 Dimensões do Gesto (cont.) Dança dos gestos : comunica os pensamentos dos homens; Dança dos passos : expressa certas situações da alma.

9 Dimensões do Gesto (cont.) (2) Gesto que acompanha a linguagem verbal: espontâneo, personalizado, corrobora a significação das falas oralizadas.

10 Dimensões do Gesto (cont.) (3) Língua gestual: decalcada da língua, um autêntico código formal, em que a cada significante corresponde inequivocamente um significado.

11 Dimensões do gesto (cont.) é composta, maioritariamente, por símbolos arbitrários; é partilhada por uma comunidade, que a utiliza como a sua forma de expressão mais natural; possui aspectos contrastivos; é um sistema em constante renovação e evolução: apresenta o fenómeno da dinâmica linguística; a sua aprendizagem / aquisição faz- se de modo natural num ambiente propício; possui gestuário (dicionário gestual) e manifestações dialectais.

12

13 Dimensões do Gesto (cont.) (4) Gesto como arte: a pantomima. Conta uma história.

14 Gesto e linguagem verbal Cinestésica americana – metodologia que estuda os aspectos comunicativos do comportamento aprendido e estruturado do corpo em movimento. Linguística – estuda os aspectos comunicativos da língua.

15 Gesto e linguagem verbal (cont.) O gesto traduz tão bem como a linguagem verbal as modalidades do discurso, mas de um modo imperfeito as categorias gramaticais. O gesto é polissémico e não consegue reproduzir a ordem sintáctica habitual.

16 Gesto e linguagem verbal (cont.) Unidades mínimas de significação : (a) quiné – o menor elemento perceptível dos movimentos corporais; (b) quinema – o mesmo movimento repetido num único sinal antes de voltar à posição inicial;

17 Gesto e linguagem verbal (cont.) (c) quinemorfo – combinação de quinés e quinemas; (d) quinemorfema – unidades mais complexas.

18 Gesto e linguagem verbal (cont.) Paracinestésica – estuda os fenómenos individuais e acessórios de gesticulação, que se juntam ao código gestual corrente, para caracterizar um comportamento social ou individual. Paralinguística – estuda os fenómenos acessórios da vocalização e da articulação do discurso em geral (Sapir).


Carregar ppt "Linguagem dos Gestos. Linguagem? O significante gestual cola- se ao significado? Que unidades mínimas? Como se traduzem os tempos verbais?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google