A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Imagem – assume vários sentidos ao longo do tempo Provém do latim imago, imaginis, que designaaquilo que toma o lugar de, está por ideia de substituto/substituição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Imagem – assume vários sentidos ao longo do tempo Provém do latim imago, imaginis, que designaaquilo que toma o lugar de, está por ideia de substituto/substituição."— Transcrição da apresentação:

1

2 Imagem – assume vários sentidos ao longo do tempo Provém do latim imago, imaginis, que designaaquilo que toma o lugar de, está por ideia de substituto/substituição.

3 Na Grécia Antiga – existia o termo eikôn (que reproduz, que representa, que torna presente a realidade. Deste termo derivavaeidôlon, que se pode traduzir por ídolo. Recentemente, à palavra imagem, foram atribuídos outros significados. Pode-se então falar em:

4 IMAGEM LUMINOSA – adoptada pelos físicos da óptica. Refere-se à imagem constituída pela energia emitida ou reflectida por um corpo e perceptível pelo olho. O.s., tudo aquilo que, enquadrando-se dentro do espectro, é visível a olho nu.

5 IMAGEM RETINIANA - Conceito utilizado pelos fisiologistas e que designa a imagem provocada pelas reacções à luz, através das células nervosas foto-receptoras da retina. O seu estudo é acompanhado do da estrutura anatómica da retina e do funcionamento neurológico de células específicas.

6 IMAGEM MENTAL - Área afecta à psicologia (da percepção), na qual a imagem é entendida como o resultado da reconstituição cerebral, mediante o tratamento da informação, transmitida pela retina, e da informação já processada e arquivada em memória.

7 IMAGEM FÍSICA - No quotidiano, utilizamos frequentemente o termo "imagem" para nos referirmos ao suporte material, o.s., falamos de imagem fotográfica como sinónimo de impressão em papel fotográfico, de pintura como sinónimo de impressão em tela e de desenho como sinónimo de impressão numa folha de papel. - É a imagem registada sobre um suporte, que permite realizar directamente a percepção daquilo que está representado, e que se espera seja mais ou menos semelhante ao real percepcionado, bem como ao real contido na nossa memória.

8 IMAGEM FUNCIONAL – A imagem incarnou diversos papéis ao longo da História. Na religião, serviu de elo entre o sagrado e o terreno. Na arte, exprimiu o belo e o universo interior e pessoal: a interpretação do artista. Nas sociedades tecnológicas, agiu como meio de informação, indicação, código, síntese e complemento. Nas sociedades de comunicação e consumo, serviu de propaganda, coacção, persuasão, conotação, motivação, diversão e informação…

9 ORGANIZAÇÃO DOS ATRIBUTOS DA IMAGEM FUNCIONAL POSTULADO ESTÉTICO- PERSUASIVO ARGUMENTACIONISTAMOTIVACIONISTASEMIOLÓGICO Aparição ResponsávelArtistaRedactorPsicossociólogoSemiólogo/Semiótico ObjectivoA atençãoO cognitivoO afectivoVários Qualidade da mensagem Originalidade/belo Unique Selling Propositon (USP) Conceito evocadorSaturação semântica Papel da imagemEssencial Secundário/ denotativo Importante/ sugestivo Essencial/clarificador Papel do textoQuase nuloPrincipalSecundário

10 Reticências da Imagem: (1) O que dizer de uma mensagem que, precisamente devido à sua semelhança, parecenaturalmente legível? (2) O autor quis dizer tudo isso? (3) A análise não deformaria a imagem artística, visto que a arte é da ordem afectiva e não do intelecto? ANÁLISE DA IMAGEM

11 - Esta ilação resulta de uma confusão e desconhecimento, muitas vezes, feita entre percepção e interpretação. Reconhecer um motivo ou objecto não significa que se perceba o seu sentido, que se conheça o contexto interno em que aquele foi criado. - A tarefa do analista é a decifração das significações por detrás da aparente naturalidade das mensagens visuais/imagens. (1) – IMAGEM – LINGUAGEM UNIVERSAL?

12 Uma imagem é uma produção consciente e inconsciente de um sujeito. O sujeito criador nem sempre domina toda a significação que a sua obra produz num certo contexto. Interpretar e analisar uma imagem não consiste tão-só em encontrar uma mensagem pré-existente, mas em compreender a significação que detém em certas circunstâncias. (2) CINGIR-SE ÀS INTENÇÕES DO AUTOR?

13 - Deve-se ao preconceito de achar que a arte, ao contrário da ciência, desperta todo um pensamento particular e subjectivo incapaz de ser traduzível em palavras. Este preconceito procura invalidar quaisquer esboços de métodos de análise das obras. Contudo, Roland Barthes advogou que qualquer sistema semiológico está apto à reconversão linguística. (3) ARTE INTOCÁVEL?

14 (1) proporcionar prazer ao analista; (2) aumentar os seus conhecimentos (instrução); (3) zelar pela eficácia das mensagens visuais; (4) melhor compreender, que exige uma desconstrução artificial (partir o brinquedo) para observar os diversos maquinismos (ver como funciona). FUNÇÕES DA ANÁLISE DA IMAGEM

15 Definir os objectivos é tarefa vital para estabelecer os instrumentos metodológicos. OBJECTIVOS E METODOLOGIA DA ANÁLISE

16 Pressupõe que os signos visuais a procurar possuem a mesma estrutura do signo linguístico, proposto por Saussure: um significante ligado a um significado. Conceito de portugalidade? Significantes? Castelo de Guimarães? Galo de Barcelos? Tapete de Arraiolos? Fadista? Bandeira vermelha e verde? Prosódia linguística? Azeite?... ROLAND BARTHES – UM CAMINHO METODOLÓGICO?

17 Toda a mensagem, seja qual for a forma manifestada, surge num eixo horizontal – o eixo sintagmático. Cada elemento presente foi escolhido entre uma classe de outros elementos ausentes, mas que lhe podem estar associados de alguma maneira – é o eixo vertical, o eixo paradigmático ou associativo. PRESENÇA / AUSÊNCIA?

18

19 BIBLIOGRAFIA JOLY, Martine (2008). Introdução à Análise da Imagem, Lisboa, Edições 70. BARTHES, Roland (1964). Rhétorique de lImage. In: Communications n.º 4, Paris, Seuil.


Carregar ppt "Imagem – assume vários sentidos ao longo do tempo Provém do latim imago, imaginis, que designaaquilo que toma o lugar de, está por ideia de substituto/substituição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google