A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMIOLOGIA A linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMIOLOGIA A linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 SEMIOLOGIA A linguagem

2 Jack e Jill passeiam por um caminho. Jill está com fome
Jack e Jill passeiam por um caminho. Jill está com fome. Vê uma maçã numa árvore. Produz ruídos com a laringe, a língua, os lábios. Jack salta a barreira, trepa a árvore, colhe a maçã e entrega-a a Jill. Jill come a maçã.   L. Bloomfield

3 A – situação anterior à fala, todo o conjunto de circunstâncias, que Bloomfield designa de “practical events”; B – fala, “speech”; C – situação subsequente à fala, reacção final.

4 S r...............s R r – reacção substitutiva, enunciado de Jill;
s – estímulo substitutivo, audição de Jack; S – estímulo efectivo, fome de Jill e a visão da maçã; R – reacção activa, Jack salta a barreira, trepa a árvore.  

5 “a linguagem é multiforme e heteróclita”
Saussure, Curso de Linguística Geral, p. 34 “não é classificável em nenhuma categoria de factos humanos, pois não sabemos onde está a sua unidade” Idem, ibidem, p. 35

6 Língua – “norma para todas as outras manifestações da linguagem”
A língua, conforme a observamos, é um elemento de formação e manutenção das sociedades. É o seu elemento identificativo, factor de coesão social.   Não se confunde com a linguagem: é uma parte determinada e essencial desta. Produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções.

7 Linguagem “uma actividade simultaneamente cognoscitiva e manifestativa, realizada pela utilização de um sistema de duplos sinais, que se apresentam fisicamente como objectos sonoros produzidos pelo aparelho fonador do Homem”. Prof. José Herculano de Carvalho

8 Dimensões da Linguagem
1. capacidade e necessidade inatas do Homem, para comunicar com o seu semelhante. É um instinto, que já nasce com o Homem, no sentido de comunicar.  

9 Dimensões da Linguagem (cont.)
2. forma efectiva de comunicar:   - linguagem verbal: vocal, discurso humano vocalizado; - as outras linguagens compostas por sinais: gesto, música, pintura, cinema, teatro, etc.

10 Dimensões da Linguagem (cont.)
3. fenómeno cultural (2 dimensões): a) sentido antropológico: a cultura é o conjunto de actividades realizadas pelo Homem como membro de uma comunidade. A língua é produto de uma convenção (acordo entre partes interessadas), logo pertence a uma comunidade – é um fenómeno cultural.   b) cultura erudita: é, através do exercício da língua, que esta se enriquece.  Quanto mais se usa a língua, mais ela enriquece.  

11 Dimensões da Linguagem (cont.)
4. Pensamento, potenciadora de conhecimento. É, através da capacidade de linguagem, que o Homem ordena e disciplina a amálgama de sensações. A linguagem serve o pensamento e, só por ele, existe.

12 Funções da Linguagem 1. Função interna: - pensamento/conhecimento;
2. Funções externas: - exteriorização para si próprio/auto-exteriorização: monólogo; - exteriorização para outrem: diálogo, COMUNICAÇÃO.

13 Linguagem – Conteúdos Manifestados
1. Informação: veiculação de juízos de facto, incidência sobre a essência do objecto; 2. Emoção: recurso a juízos de valor, primado do valor do objecto; 3. Apelo: recurso a conteúdos volitivos, intentando despertar a acção do sujeito. Presentes, quer no monólogo, quer no diálogo.


Carregar ppt "SEMIOLOGIA A linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google