A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cyberbulling e Sexting

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cyberbulling e Sexting"— Transcrição da apresentação:

1 Cyberbulling e Sexting
O que preciso saber? O que posso fazer?

2 Cyber + Bullying Cyberbullying
É um tipo de violência praticada através da internet e/ou redes sociais. Significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar alguém, difamando, humilhando, insultando ou atacando covardemente. Cyber + Bullying Diminutivo de cybernetic, “grande concentração de tecnologia avançada” Bully → Valentão (refere-se a brutalizar, tiranizar)

3 Tipos (Segundo a Agência Experimental de Notícias do ISEB - Instituto Superior de Estudos Brasileiros) Provocação incendiária – discussões que se iniciam online e se propagam de forma rápida usando linguagem vulgar e ofensiva; Assédio: envio de mensagens ofensivas, com o objetivo de insultar a vítima; Difamação: ato de difamar ou injuriar alguém mediante fofocas e rumores disseminados na Internet visando causar danos à reputação; Roubo de identidade: o agressor se faz passar por outra pessoa na internet, usando seus dados pessoais, como conta de ou messenger, com o intuito de constranger e gerar danos;

4 Violação da intimidade: divulgação de segredos, informações e imagens íntimas ou comprometedoras da vítima; Exclusão: distanciamento de alguém de modo intencional, em uma comunidade virtual; Ameaça: envio repetitivo de mensagens ameaçadoras ou intimidadoras; Happy Slapping: interface mais nítida entre o bulling presencial e o virtual. Este tipo de violência é gerado pela divulgação de vídeos mostrando cenas de agressão física, onde uma vítima pode ser escolhida, de forma intencional ou não, para ser agredida na rua e a violência infringida é gravada e posteriormente postado na internet visando humilhar a pessoa agredida.

5 Estatísticas Esta prática representa um dos maiores riscos da internet para 16% dos jovens brasileiros conectados à rede. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada em fevereiro de 2010 pela Safernet, ONG de defesa dos direitos humanos na internet, envolvendo internautas do país com idades entre 10 e 17 anos. Esse mesmo estudo indica que 38% dos jovens reconhecem ter um amigo que foi vítima de cyberbulling. No entanto apenas 7% já ouviram o desabafo de seus amigos sobre a vivência de situações de agressão e humilhação na internet. Uma pesquisa global (Trend Micro) indica que um terço dos jovens ativos na internet já passou por situações semelhantes.

6 Legislação O Estado de Santa Catarina instituiu a Lei /2009 que prevê diversas medidas interdisciplinares e a participação comunitária para a prevenção do bullying. Punir criminalmente talvez não seja o melhor caminho, ressarcir pecuniariamente as vítimas não trará sua paz espiritual, por isso a necessidade de buscar alternativas mais eficazes.

7 Sexting Consiste no envio de imagens ou vídeos com conteúdo sexual para toda a rede de amigos do adolescente e, como conseqüência, gera impactos psicológicos e sociais. Sex + Texting Sexo Envio de mensagens

8 Agindo muitas vezes por impulso, os jovens não pensam nas conseqüências dos seus atos.
A maior liberação dos costumes sexuais aliados à falta do olhar parental criam um terreno fértil para o sexting.

9 Legislação Embora não se negue aplicabilidade do Direito Penal, não existe tipificação específica para a divulgação não-autorizada de arquivos eróticos ou pornográficos que exponham a intimidade de alguém. Lei /2012, Art. 154-A do Código Penal (Lei Carolina Dieckmann) - “invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita”, com ênfase na modalidade qualificada do § 3º, assim redigida: “Se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido.”

10 Considerações finais As relações interpessoais sempre se mostraram complexas, exatamente porque há uma grande diversidade cultural, étnica, religiosa em todos os grupos sociais, por mais fechados e avessos ao conhecimento de novas culturas. Neste ambiente complexo e diversificado há sem dúvida o surgimento de violência, das mais variadas possíveis. Atualmente a forma mais debatida é a prática denominada bullying tão antiga quanto a vida em sociedade mas que atualmente tem demonstrado seu lado mais perverso porque consegue manter a vítima sob extremo stress. O mundo globalizado e o acesso cada vez mais difundido da rede mundial de computadores propiciou a difusão da violência também no mundo virtual. É preciso um olhar mais atento, mais acurado sobre o assunto, porque não podemos continuar nos enganando que atitudes como as que vimos hoje são condutas “normais” ou “naturais de uma determinada idade”.


Carregar ppt "Cyberbulling e Sexting"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google