A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Micróbios O que são micróbios? Micróbio, ou microrganismo, é um ser vivo de reduzidas dimensões que só pode ser observado com a ajuda do microscópio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Micróbios O que são micróbios? Micróbio, ou microrganismo, é um ser vivo de reduzidas dimensões que só pode ser observado com a ajuda do microscópio."— Transcrição da apresentação:

1

2 Micróbios

3 O que são micróbios? Micróbio, ou microrganismo, é um ser vivo de reduzidas dimensões que só pode ser observado com a ajuda do microscópio. A maioria dos micróbios são constituídos por uma única célula – seres unicelulares. Mas existem outros constituídos por várias células – seres pluricelulares. A ciência que estuda os micróbios é a Microbiologia, um ramo da Biologia.

4 Que tipos de micróbios existem? Existem 4 grupos diferentes de micróbios: Bactérias - Sobrevivem em diversos ambientes. Não têm núcleo. Vírus – Não são células. Dependem de células hospedeiras para sobreviverem (são parasitas). Protozoários - Sobrevivem principalmente no meio aquático. Alguns são parasitas. Bactérias - Sobrevivem em diversos ambientes. Não têm núcleo. Vírus – Não são células. Dependem de células hospedeiras para sobreviverem (são parasitas). Fungos – Há fungos pluricelulares (como os cogumelos e os bolores); esses não são micróbios. Protozoários - Sobrevivem principalmente no meio aquático. Alguns são parasitas. Fungos – Há fungos pluricelulares (como os cogumelos e os bolores); esses não são micróbios.

5 Existem micróbios úteis e micróbios nocivos? A maioria dos micróbios não provoca doenças – micróbios não patogénicos. O fungo Penicillium notatum produz a penicilina – um dos antibióticos mais utilizados hoje em dia. Os micróbios patogénicos são aqueles que podem causar doenças. A gripe é causada pelo vírus Influenza. Muitos destes micróbios são até úteis para o ser humano.

6 Como se defende o nosso corpo dos micróbios? Para se defender dos micróbios, o nosso organismo possui dois tipos de defesas: Defesas não específicas – são iguais para todos os micróbios. Por exemplo: a pele, os pelos, o muco, as lágrimas, os leucócitos. Defesas específicas ou imunidade – são diferentes consoante os micróbios. Tem-se imunidade contra determinada doença quando o nosso corpo tem defesas específicas para combater o micróbio que provoca essa doença.

7 Como se defende o nosso corpo dos micróbios? O nosso corpo ganha imunidade contra as doenças através: Do contacto com os micróbios que provocam a doença. Do leite materno. Da vacinação contra determinada doença. Do contacto com os micróbios que provocam a doença. Do leite materno. Da vacinação contra determinada doença.

8 Como podemos prevenir doenças causadas por micróbios? Podemos prevenir as doenças causadas por micróbios através de processos preventivos: Estufa de laboratório Tintura de iodo Lixívia - Esterilização de ambientes e materiais. - Antissepsia de partes do corpo. - Desinfeção de objetos. - Vacinação.

9 Como podemos prevenir doenças causadas por micróbios? Processos curativos da doença: Antibióticos – medicamentos que combatem doenças causadas por bactérias.


Carregar ppt "Micróbios O que são micróbios? Micróbio, ou microrganismo, é um ser vivo de reduzidas dimensões que só pode ser observado com a ajuda do microscópio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google