A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Micróbios. Micróbios O que são micróbios? Micróbio, ou microrganismo, é um ser vivo de reduzidas dimensões que só pode ser observado com a ajuda do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Micróbios. Micróbios O que são micróbios? Micróbio, ou microrganismo, é um ser vivo de reduzidas dimensões que só pode ser observado com a ajuda do."— Transcrição da apresentação:

1

2 Micróbios

3 O que são micróbios? Micróbio, ou microrganismo, é um ser vivo de reduzidas dimensões que só pode ser observado com a ajuda do microscópio. A ciência que estuda os micróbios é a Microbiologia, um ramo da Biologia. A maioria dos micróbios são constituídos por uma única célula – seres unicelulares. Mas existem outros constituídos por várias células – seres pluricelulares.

4 Que tipos de micróbios existem?
Existem 4 grupos diferentes de micróbios: Vírus – Não são células. Dependem de células hospedeiras para sobreviverem (são parasitas). Bactérias - Sobrevivem em diversos ambientes. Não têm núcleo. Vírus – Não são células. Dependem de células hospedeiras para sobreviverem (são parasitas). Fungos – Há fungos pluricelulares (como os cogumelos e os bolores); esses não são micróbios. Bactérias - Sobrevivem em diversos ambientes. Não têm núcleo. Protozoários - Sobrevivem principalmente no meio aquático. Alguns são parasitas. Protozoários - Sobrevivem principalmente no meio aquático. Alguns são parasitas. Fungos – Há fungos pluricelulares (como os cogumelos e os bolores); esses não são micróbios.

5 Existem micróbios úteis e micróbios nocivos?
A maioria dos micróbios não provoca doenças – micróbios não patogénicos. Muitos destes micróbios são até úteis para o ser humano. O fungo Penicillium notatum produz a penicilina – um dos antibióticos mais utilizados hoje em dia. Os micróbios patogénicos são aqueles que podem causar doenças. A gripe é causada pelo vírus Influenza.

6 Como se defende o nosso corpo dos micróbios?
Para se defender dos micróbios, o nosso organismo possui dois tipos de defesas: Defesas não específicas – são iguais para todos os micróbios. Por exemplo: a pele, os pelos, o muco, as lágrimas, os leucócitos. Defesas específicas ou imunidade – são diferentes consoante os micróbios. Tem-se imunidade contra determinada doença quando o nosso corpo tem defesas específicas para combater o micróbio que provoca essa doença.

7 Como se defende o nosso corpo dos micróbios?
O nosso corpo ganha imunidade contra as doenças através: Da vacinação contra determinada doença. Do contacto com os micróbios que provocam a doença. Do contacto com os micróbios que provocam a doença. Da vacinação contra determinada doença. Do leite materno. Do leite materno.

8 Como podemos prevenir doenças causadas por micróbios?
Estufa de laboratório Podemos prevenir as doenças causadas por micróbios através de processos preventivos: Lixívia Esterilização de ambientes e materiais. Antissepsia de partes do corpo. Desinfeção de objetos. Tintura de iodo - Vacinação.

9 Como podemos prevenir doenças causadas por micróbios?
Processos curativos da doença: Antibióticos – medicamentos que combatem doenças causadas por bactérias.


Carregar ppt "Micróbios. Micróbios O que são micróbios? Micróbio, ou microrganismo, é um ser vivo de reduzidas dimensões que só pode ser observado com a ajuda do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google