A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Virtualização de sistemas operacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Virtualização de sistemas operacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Virtualização de sistemas operacionais
Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.

2 O que é virtualização? Virtualização é o conceito de tornar virtual tanto a parte de software ou hardware. De acordo com o site Tecmundo, virtualizar hardware significa: “a virtualização de hardware consiste em rodar vários sistemas operacionais na mesma máquina. Isso é possível com o uso de programas específicos, que geram máquinas virtuais (Virtual Machines, ou VMs): estas emulam os componentes físicos de um PC, possibilitando que um sistema operacional diferente seja instalado em cada uma delas.” TECMUNDO, o que é virtualização? Disponível em: < Acesso em 07/07/2013.

3 Por que virtualizar? A virtualização é importante tanto para estudos de sistemas operacionais, quanto para criação de servidores virtuais, como por exemplo, os servidores VPS, que usam os recursos de virtualização para entregar serviços na internet sem que precise usar servidores dedicados para os serviços da internet. Útil para estudos, virtualizar sistemas para testar um sistema operacional, para o meio acadêmico por exemplo. No meio comercial, como foi citado, na venda de servidores do tipo VPS, para hospedagem de sites, servidores proxy, servidores VPN entre outros tipos de servidores disponíveis hoje.

4 Virtualização com Virtual Box – informações importantes:
Por que usar o Virtual Box? Por alguns motivos, como exemplo, se seu sistema operacional for Linux ou Windows, você pode portar as aplicações. O que seria, portar as aplicações? Seria transferir suas configurações de máquina virtual de um hospedeiro Linux para um hospedeiro Windows.

5 Virtualização com Virtual Box – informações importantes:
O gerenciamento da máquina virtual é boa, e sem falar na criação de HDs virtuais com compatibilidade com Virtual PC e outros tipos de máquinas virtuais ou seja, você pode “trazer” seu HD virtual do Virtual PC para o Virtual Box e vice-versa. Você também pode fazer o mesmo no VMWare e na máquina parallels.

6 Um sistema que suporta várias plataformas pra estudos e comercialmente VPS.
O Virtual Box é suportado por várias plataformas. O que isso significa? Significa que o sistema hospedeiro e o sistema convidado pode ser tanto Windows quanto Linux. No caso do sistema convidado, temos ainda mais plataformas como OS/2 e suporte a DOS e outros sistemas mais antigos, e suporte ao MacOSX entre outros sistemas.

7 Informações técnicas – Virtual Box:
Sistema físico (real) tem que ter no mínimo 1 GB de memória RAM, processador acima de 1 GHz e compatibilidade com virtualização de hardware (opcional, não acende informações extras se não tiver suporte a virtualização de hardware.) além do básico, acesso a internet, placa de som, e outros. Estas são informações do mínimo recomendado pra executar Virtual Box.

8 Da teoria a prática – Virtual Box
com isso, digo que a virtualização é importante. Tanto para o meio acadêmico do teste com diversos sistemas operacionais diferentes, até mesmo para o meio comercial, pois com a virtualização, alguns sites podem ser hospedados em máquinas virtuais reduzindo custo com servidores e gastos desnecessários em diversos datacenters pelo mundo.

9 Resumindo a parte teórica...
Virtualização é importante para diversos segmentos tanto dos testes de forma acadêmica quanto de forma comercial. Vimos também que virtualização pode ser tanto pelo software quanto pelo hardware. Existem diversos tipos de máquinas virtuais, a que será usada hoje é o Virtual Box.

10 Finalizando... Vamos a parte prática da virtualização?


Carregar ppt "Virtualização de sistemas operacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google