A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPARTAMENTALIZAÇÃO É o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados, de acordo com critérios específicos de homogeneidade,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPARTAMENTALIZAÇÃO É o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados, de acordo com critérios específicos de homogeneidade,"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTALIZAÇÃO É o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados, de acordo com critérios específicos de homogeneidade, das atividade e recursos correspondentes.

2 Considerações Gerais Logo após o nível estratégico, alta administração, inicia-se o processo de departamentalização, ficando as unidades divididas em departamentos, divisões, seções, devidamente estratificados em níveis, exigindo um processo adequado de integração. Estamos departamentalizando quando criamos órgãos,departamentos, divisões, tanto dividindo o trabalho em funções especializadas como agrupando atividades homogêneas

3 TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO Por período/ turno – ocorre quando um conjunto de atividades similares são alocados em diferentes unidades organizacionais, tendo em vista o turno em que estas atividades são realizadas. - Este tipo de departamentalização ocorre em organizações que operam 24 horas por dia e são obrigadas a criar unidades cuja única diferença é o período no qual suas equipes trabalham; - Neste caso, os problemas de organização envolvem questões, tais como: determinar o grau de atividade das seções em cada turno, bem como as relações entre o pessoal que trabalha no horário normal e o que executa tarefas semelhantes no horário extraordinário.

4 Modelo PRODUÇÃO Turno 2 Turno 1

5 TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO Funcional – o critério básico é a área do conhecimento necessário para a realização da atividade. É considerado o critério mais utilizado pelas empresas; - A grande característica deste tipo de agrupamento é o princípio da especialização. Tem larga aplicação na base da organização. - Uma das desvantagens é que tende a fazer perder de vista a empresa como um todo.

6 Modelo Recursos Humanos Treinamento Folha de Pagamento Recrutamento e Seleção

7 TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO Geográfico – quando a organização opera em áreas geográficas diferentes e existe necessidade de tratá-las de forma diferenciada; - Possibilita uma ação imediata em determinada região. Geralmente, é usada em empresas territorialmente dispersas. - É utilizado nas forças armadas dividem o país em regiões militares, comandos aéreos e distritos navais. Esta departamentalização pode ocorrer em qualquer dos níveis gerenciais. - Uma das desvantagens deste tipo de deparmentalização é quanto a hesitação da administração central em delegar suficiente competência às gerências regionais para decidir.

8 Modelo Diretoria Geral Filial SulFilial SudesteFilial Norte

9 TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO Por processo – as atividades são agrupadas conforme as fases de um processo. Normalmente é utilizado no setor de produção: unidades de fundição, usinagem, montagem, pintura, embalagem etc. - É empregado basicamente nas organizações industriais, de modo especial nos níveis hierárquicos mais baixos. - Possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas é uma das vantagens deste tipo de departamentalização. - Flexibilidade restrita para ajustes no processo.

10 Modelo PRODUÇÃO Secagem PinturaCorte

11 TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO Por clientes – quando a organização trabalha com diferentes tipos de clientes, exigindo tratamento especializado; - É comum em grandes empresas, chamadas lojas de departamento, cuja característica básica é a diversidade de produtos, possuindo equipes especializada para cada tipo de cliente. Verifica-se uma simplificação no contato com o público, facilitando o relacionamento entre as partes.­ - Possibilidade de duplicidade de funções, além do perigo de certos grupos consigam privilégios por meio de pressão.

12 Modelo Gerência Geral Seção Feminina Seção Masculina Seção Infantil

13 TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO Por produtos ou serviços – é quando o agrupamento é realizado de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa; - Este critério é indicado para organizações que possuem uma diversificação muito grande de produtos ou serviços; - Facilita a coordenação dos resultados esperados de cada grupo de produtos ou serviços, pois cada um funciona como uma unidade de resultados. - Pode criar uma situação em que um gerente concentre poder, criando um clima de instabilidade na estrutura da empresa.

14 Modelo Diretoria ImobiliárioFinanciamentoSeguro

15 TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO Projeto – é o agrupamento das atividades tendo em vista os projetos desenvolvidos pela organização, é um tipo de departamentalização inovador, diferentes dos demais, que são tradicionais. - Entende-se por projeto um trabalho com resultado final previamente estabelecido, com datas de início e término, em que são alocados recursos necessários, sob a responsabilidade de um coordenador.

16 Modelo Diretoria Projeto CProjeto BProjeto A

17 TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO NA PRÁTICA, DIFICILMENTE ENCONTRAMOS UM ÚNICO TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO, EXCETO EM EMPRESAS MUITO PEQUENAS. A SOLUÇÃO MAIS FREQÜENTE É COMBINAR DIVERSOS TIPOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DE CADA SETOR OU DE CADA NÍVEL HIERÁRQUICO


Carregar ppt "DEPARTAMENTALIZAÇÃO É o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados, de acordo com critérios específicos de homogeneidade,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google