A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDÚSTRIA CULTURAL E ESPORTES. I NDÚSTRIA DE PROPAGANDA E GUERRA DE IMAGENS NORTE AMERICANA. Ao começar a guerra fria os Estados Unidos começa a fazer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDÚSTRIA CULTURAL E ESPORTES. I NDÚSTRIA DE PROPAGANDA E GUERRA DE IMAGENS NORTE AMERICANA. Ao começar a guerra fria os Estados Unidos começa a fazer."— Transcrição da apresentação:

1 INDÚSTRIA CULTURAL E ESPORTES

2 I NDÚSTRIA DE PROPAGANDA E GUERRA DE IMAGENS NORTE AMERICANA. Ao começar a guerra fria os Estados Unidos começa a fazer propaganda contra o comunismo. Na maioria das veses a propaganda era indireta, ou desmoralizando o estilo de vida comunista, ou ressaltando o American way of life (jeito americano de viver). Os destaques da propaganda foram aqueles que atingiam um maior público. O cinema, com filmes como Jogos de poder (que aborda uma possível tirania comunista), e Top Gun, que ressalta o poder da aviação americana. Um outro instrumento descoberto foi a industria de quadrinhos, com o quadrinho Capitão América, o arqui-inimigo dele era o Caveira vermelha trabalhava para soviéticos fazendo ataques terroristas aos Estados Unidos.

3 CAPITÃO AMÉRICA

4 A C AMPANHA S OVIÉTICA Denunciava os defeitos no sistema capitalista como sinais de sua decadência e de seu caráter anti- humano. O Realismo Socialista rejeitava as inovações artísticas do Ocidente e pregava a valorização de um estilo de vida simples como o dos trabalhadores do campo e da cidade.

5 Enquanto nuvens negras vagam sobre os Estados Unidos, a USSR se delicia com a luz gloriosa do sol. O termômetro preto mostra o Índice de desenvolvimento industrial americano bem abaixo do Índice de desenvolvimento soviético, que é mostrado no termômetro vermelho. A informação na caixa abaixo mostra informações de uma crise econômica americana.

6 REALIDADE E FICÇÃO NAS TELAS As duas maiores agencias de espionagem CIA e KGB treinavam espiões para coletas de informações durante a Guerra Fria. O cinema aproveitou dessa rivalidade para produzir filmes.Como 007,Dr.Fantástico. Produziam o que estava acontecendo de uma forma ficcionista nas telas.

7

8 P OR QUE OS ESPORTES INFLUENCIARAM TANTO NA GUERRA FRIA ? - EUA x URSS - Usavam os esportes como propaganda, principalmente as olimpíadas. - A rivalidade entre o comunismo e o capitalismo ganhava ares de uma guerra real. - Os EUA e a URSS competiam principalmente para mostrar superioridade dos seus modelos de organização social e político. - URSS procurava mostrar superioridade junto com os países do Pacto de Varsóvia, assim, enaltecia o regime soviético.

9 O INÍCIO DAS OLIMPÍADAS Os grandes eventos esportivos também serviam para denunciar a descriminação racial, chamar a atenção do mundo para situações de pobreza e opressão política nos países pobres, e como ocorreu em Munique, promover atos terroristas As olimpíadas que mais marcaram esse período, foram as: Cidade do México: O campeão e o vice campeão da prova e membros do grupo pantera negra, ergueram o braço, com o punho fechado e enluvado, em protesto contra a desigualdade social Montreal: Marcada pela quantidade de medalhas que a união soviética levou para casa. Moscou : Os estados unidos e outros países capitalistas boicotaram as olimpíadas em protesto a invasão soviética do Afeganistão ocorrida no ano anterior Los Angeles : Como vingança da olimpíada anterior, como os estados unidos e outros países capitalistas boicotaram a união soviética, dessa vez foi vez da união soviética boicotar nas olimpíadas Os resultados das equipes serviam para mostrar ao mundo a superioridade de seus modelos de organização social e política.

10


Carregar ppt "INDÚSTRIA CULTURAL E ESPORTES. I NDÚSTRIA DE PROPAGANDA E GUERRA DE IMAGENS NORTE AMERICANA. Ao começar a guerra fria os Estados Unidos começa a fazer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google