A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 3 QUEM ERAM OS PALEOÍNDIOS DA AMÉRICA. O povoamento da América Os primeiros habitantes da América não eram autóctones, ou seja, originários do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 3 QUEM ERAM OS PALEOÍNDIOS DA AMÉRICA. O povoamento da América Os primeiros habitantes da América não eram autóctones, ou seja, originários do."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 3 QUEM ERAM OS PALEOÍNDIOS DA AMÉRICA

2 O povoamento da América Os primeiros habitantes da América não eram autóctones, ou seja, originários do próprios continente. Na América, não foram encontrados fósseis de hominídeos anteriores ao homo sapiens. Segundo os pesquisadores, existem duas hipóteses de como se originou o homem americano.

3 Hipótese 1 1.ESTREITO DE BERING : A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering. Essa travessia ocorreu na ultima glaciação, período em que o estreito ficou coberto por uma camada de gelo, unido o continente americano ao asiático. Os humanos que vieram por esse caminho não conheciam as navegações e fizeram a travessia a pé, perseguindo animais.

4 Hipótese 1 O que comprova essa hipótese são os estudos dos fósseis e armas de pedra muito antigos, descobertos em sítios arqueológicos da América do Norte. Segundo os vestígios, a ocupação ocorreu há 12 mil anos. Descobertas mais recentes, indicam que essa travessia pode ter ocorrido há 40 ou a 50 mil anos. Em 1930, arqueólogos descobriram pontas de flechas e lanças feitas de pedra lascada, nas proximidades de CLÓVIS nos Estados Unidos. Esses vestígios foram considerados durante muito tempo os mais antigos da América anos

5 Hipótese 2 2. ILHAS DA POLINÉSIA, OCEANIA: Outra explicação para o povoamento da América defende que os grupos humanos partiram das Ilhas da Polinésia e da Oceania, em pequenas embarcações, navegando pelo Pacífico chegaram a América do Sul. Depois, se espalharam por todo o continente.

6 Hipótese 2 Os defensores dessa hipóteses acreditam que os humanos vieram pelo Estreito de Bering, mas que esse não foi o único caminho. Eles Chegaram a América pelo Oceano Pacífico. Para os defensores dessa hipóteses, o povoamento da América pode ter se iniciado muito tempo antes, cerca de 50 mil anos atrás.

7 Sitio Arqueológico Monte Verde (Chile) Em Monte Verde no Chile ( ), foram descobertos centenas de artefatos de pedra e restos de alimentos mais antigos que as lascas de Clovis. Monte Verde reúne um vasto tesouro da arqueologia americana. Lá foram encontradas fundações de casas de madeira, ossos de animais, plantas comestíveis, além de diferentes plantas medicinais. Com essa descoberta no Chile apareceram novas hipóteses: * O povoamento da América do Sul pode ter sido anterior ao da América do Norte. * Os povoadores da América entraram no continente por vários caminhos.

8 Os caminhos para América

9 Como viviam os primeiros americanos Os primeiros americanos se organizavam em grupos bastante reduzidos, eram nômades, pescadores, caçadores e coletores.

10 Mudanças Climáticas Há 10 mil anos atrás, a elevação da temperatura na terra provocou o derretimento de grande parte da camada de gelo que cobria a terra. O clima tornou se mais quente e úmido.

11 Consequências do aquecimento Aumento do volume das chuvas levou à formação de florestas e destruição das savanas (antigo habitat dos grandes animais como mastodonte e o mamute). Ampliação das florestas e redução das pastagens na América o que provocou fome e extinção de grandes animais. Alterações na fauna e flora provocaram transformações no modo de viver dos seres humanos. Eles criaram novos hábitos alimentares, aproveitando sementes e outros vegetais que antes não eram consumidos.

12 Início da agricultura na América Os primeiros vestígios de plantações foram encontrados em regiões do México, dos Andes e da América Central – entre 5000 e 4000 a.C. O milho, a abóbora, feijão, amendoim, cacau, abacate e o tomate eram as mais importantes plantações cultivadas. No Brasil, destaca-se a mandioca. Com o desenvolvimento da agricultura os povos passaram a ser sedentários. A domesticação de animais também se desenvolveu com a criação de lhamas a.C tornam-se sedentários.

13 Início da agricultura na América A domesticação começa por volta de 3000 a.C. Mesoamérica: peru, cão e pato. Andes: Lhama, alpaca, cobaia. - Lhama: animal de tração e a pele, carne, leite eram aproveitados.

14 O povoamento do Brasil O Brasil na pré-história: Clima mais seco e frio, Poucas florestas, maior parte do território possuía vegetação rasteira, semelhante ao cerrado ou caatinga. Existiam animais diferentes como as preguiças gigantes e os glipotodontes. Essa informações foram obtidas através de escavações arqueológicas.

15 Lagoa Santa (MG) Foi ali que se achou o mais antigo fóssil das Américas. Trata-se do crânio feminino que existiu há cerca de anos. Pesquisas desenvolvidas a partir desse fóssil (apelidado de Luzia) abriram portas para novas teorias sobre o processo de ocupação do continente. Os traços de Luzia levantam a suspeita de uma onda migratória da Oceania, responsável pela ocupação do nosso continente.

16 Ossada encontrada em Lagoa Santa, MG, Brasil.

17 Luzia a primeira brasileira

18 Pintura rupestre serra da capivara Feitas na parede das cavernas, mostram cenas da vida cotidiana com animais e pessoas.

19 Sambaquis Próxima das regiões de rio e no litoral do Brasil existe outro conjunto de vestígios pré-históricos. Nestes lugares, montes de conchas e esqueletos de peixe conferem a existência de comunidades inteiras que sobreviviam da pesca. Também conhecidos como povos sambaquis, essas populações foram usualmente detectadas no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

20 Sambaquis Montes formados pelo acúmulo de conchas no litoral.

21 Os povos ceramistas Na região amazônica, temos relato sobre um outro conjunto de povos pré-históricos. Designados como integrantes da civilização marajoara, esses povos deixaram interessantes vestígios materiais. Dotados de uma arte ceramista ricamente detalhada, os marajoaras faz parte dos mais complexos grupos humanos que viveram em terras brasileiras.

22 Cerâmica marajoara

23 COMO AS COMUNIDADES

24 TAREFA


Carregar ppt "CAPÍTULO 3 QUEM ERAM OS PALEOÍNDIOS DA AMÉRICA. O povoamento da América Os primeiros habitantes da América não eram autóctones, ou seja, originários do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google