A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renascimento Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renascimento Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13."— Transcrição da apresentação:

1 Renascimento Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.

2 Renascimento – Uma nova visão de mundo Movimento cultural que surgiu nas cidade italianas no século XIV. Ficou conhecido como Renascimento, pois para seus atores representava uma retomada da cultura greco–romana, que havia desaparecido na Idade Média. Consagração dos ideais burgueses que valorizam o lucro e o sucesso individual.

3 Humanismo – latim : humanus: cultivado, culto. Os homens do renascimento não negavam a existência de Deus, mas a arte do renascimento coloca os interesses humanos e terrenos em primeiro lugar.

4 Exemplo do humanismo: a criação de Adão, Michelangelo

5 Renascimento: características principais - Valorização da cultura greco-romana. Para os renascentistas, os gregos e romanos possuíam uma visão completa da natureza, ao contrário dos homens medievais; - Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), no renascimento o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo); - Reconhecimento da racionalidade humana. A razão passa a ser muito valorizada. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

6 Novos meios de divulgação Invenção dos tipos móveis (espécie de prensa). Os livros não precisam mais ser copiados um a um. Surgimento das academias e liceus. Diferente da universidades, controladas pela igreja, enfatizam o estudo do grego e latim e o raciocínio crítico.

7 Novos conhecimentos Novo olhar sobre o universo (Copérnico e a teoria heliocêntrica, sol centro do universo) Desenvolvimento de novas ciências, geografia, cartografia e botânica, impulsionadas pelas navegações. Maior conhecimento do corpo humano.

8 Mecenato Mecenato – os artistas e estudiosos do Renascimento foram financiados por banqueiros e comerciantes, principalmente na Itália. Esse patrocínio chamava-se mecenato e para os mecenas era uma forma de obter prestigio social.

9 Até o século XV... Duvidar da Igreja ou questionar a natureza eram ações pecaminosas. Os humanistas, porém, não aceitavam as determinações da Igreja e optaram por acreditar naquilo que fora observado. A observação e a experimentação passam a fazer parte do cotidianos destes indivíduos. Ruptura com as velhas ideias.

10 Características da arte renascentista Rompimento com a arte medieval. Novas técnicas, estilos. Realismo das figuras: procuravam recriar a realidade. Desenvolveram estudos para reproduzir a expressão e as proporções das figuras.

11 Características da arte renascentista Perspectiva: essa técnica possibilita criar a sensação de profundidade e volume.

12 Características da arte renascentista Valorização da arquitetura greco- romana. Difusão da técnica de pintura a óleo. Culto ao individualismo.

13 Renascimento na Itália O renascimento começou na Itália por vários motivos: Herança da cultura greco-romana, Economia bastante desenvolvida, baseada no comércio através do Mar Mediterrâneo. Foi na Itália que começou o mecenato.

14 Fases do renascimento italiano Trecento: século XIV, transição do estilo gótico para cultura renascentista. Quatrocento:século XV, ápice da cultura renascentista. Centro: Florença. Principais artistas:Botticelli, Donatello e Brunelleschi. Quitocento: século XVI. Centro: Roma, os papas embelezaram a cidade e encomendaram novas obras. Principais artistas:Michelangelo e Rafael.

15 Pintura Bizantina Típica da idade média. Ausência de profundidade na representação do espaço. Figuras frontais. Se distancia do real, busca se aproximar do divino.

16 Medieval X Renascentista

17 Exercícios Todos os documentos do capítulo 13.


Carregar ppt "Renascimento Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google