A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O RH X Clima Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O RH X Clima Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 O RH X Clima Organizacional

2 Introdução Outra importante responsabilidade absorvida pelo moderno RH é a de proporcionar aos seus colaboradores um agradável clima organizacional. Mas o que vem a ser clima organizacional? Conceituar clima organizacional nos remete a um ambiente que seja próprio das organizações, ou seja, interno, o qual atinge todos aos membros da organização. Ele dependerá tanto da própria organização como da motivação de um que a forma. Ele pode ser considerado como sendo a identidade de cada organização. Ele é único, não havendo duas organizações possuidoras do mesmo clima organizacional. Sendo assim, um clima organizacional favorável será aquele capaz de incentivar positivamente aos seus colaboradores, proporcionando-os satisfação para a realização de suas tarefas.

3 Introdução Do contrário, um clima organizacional será considerado não favorável quando estas mesmas satisfações forem impedidas de serem realizadas. Segundo Chiavenato (1997), “o clima é único em cada organização e tem um forte impacto em como as pessoas sentem-se,  comportam-se e no andamento de seu trabalho cotidiano, extrapolando o âmbito da própria organização, haja vista que afeta a vida do ser humano como um todo, pois o homem moderno passa mais tempo de sua vida no trabalho do que em casa. Um ambiente sadio e prazeroso é necessário para o desenvolvimento produtivo das atividades laborais”.

4 Avaliação do Clima Organizacional
Quando falamos em clima organizacional nos referimos aos valores cultivados pelas organizações e que são base para o tipo de comportamento organizacional. Ao ingressar em uma dada organização o colaborador leva consigo além de sua carga de experiência, uma bagagem de expectativas em relação à mesma, ou seja, o colaborador cria um certo conceito, mesmo que imaginário, a respeito da instituição. Geralmente, estas expectativas têm um caráter positivo e funcionam como elemento motivador no desempenho das tarefas. Uma avaliação de clima organizacional é utilizada justamente para detectar se estas expectativas estão sendo alcançadas, se realmente está havendo um ambiente motivador, que possa influenciar positivamente no desempenho dos colaboradores.

5 Avaliação do Clima Organizacional
A pesquisa do clima organizacional nos permite uma visualizar uma posição atualizada da empresas, fatos passados ou previsões futuras não são considerados no processo de investigação. São análises que retratam uma situação atual e real. Atualmente, as ferramentas mais utilizadas para esta análise é a utilização de questionários e/ou entrevistas direcionadas. Outro fator bastante relevante é a influencia do processo de comunicação no clima organizacional. Por ser a comunicação um elemento de grande importância para as relações institucionais, ela também poderá influenciar no clima organizacional. Por exemplo, um bloqueio em algum dos canais de comunicação poderá tornar as metas da organização totalmente distorcidas e antagônicas aos anseios dos colaboradores.

6 Avaliação do Clima Organizacional
As organizações se preocupam constantemente e investem bastante na busca de diagnósticos sobre o clima organizacional de suas empresas por saberem dos benefícios alcançados. Procedimentos para Aplicação de uma Avaliação de Clima Organizacional: Informar e conscientizar a todos que fazem parte da organização sobre o que vem será avaliação, bem como, os objetivos a serem perseguidos quando da realização da pesquisa; Contar com o apoio dos líderes da organização para auxiliar no desenvolvimento do processo; Informar constantemente aos colaboradores sobre os passos da pesquisa; Manter sigilo sobre as posições dos respondentes para tornar assim, crédito de confiança à pesquisa.

7 Avaliação do Clima Organizacional
Etapas básicas para realização de uma Pesquisa de Clima Organizacional : Plano de realização da pesquisa (data, número de entrevistados para a amostra, divulgação das informações preliminares etc); Escolha e preparação das ferramentas a serem utilizadas no processo de coleta de dados (questionários, roteiros de entrevistas etc); Aplicação de um teste-piloto para avaliar o nível de compreensão dos entrevistados; Realização de um trabalho de conscientização acerca da importância da participação de todos os convocados a colaborar na pesquisa; Escolha dos principais pontos da investigação; Aplicação da ferramenta escolhida para coleta das informações (questionário, entrevista etc); Coleta e tabulação das informações obtidas, para posterior produção dos relatórios da investigação e retorno aos participantes envolvidos.

8 Avaliação do Clima Organizacional
Questões que podem ser trabalhadas durante a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional: As atividades desempenhadas (o trabalho em si); Sugestões para otimização dos trabalhos; As condições salariais; Os estilos administrativos e de liderança; A motivação individual; A motivação grupal; O processo interno de comunicação; Objetivos individuais X objetivos organizacionais.


Carregar ppt "O RH X Clima Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google