A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME Título: Um Lugar para Recomeçar Ano: 2005 (EUA) Direção: Lasse Hallström Gênero: Drama.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME Título: Um Lugar para Recomeçar Ano: 2005 (EUA) Direção: Lasse Hallström Gênero: Drama."— Transcrição da apresentação:

1 DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR

2 O FILME Título: Um Lugar para Recomeçar Ano: 2005 (EUA) Direção: Lasse Hallström Gênero: Drama

3 PERSONAGENS Einar Gilkyson Mitch Bradley Jean Gilkyson Giff Gilkyson Xerife Crane Curtis Gary

4 ENREDO Einer é um fazendeiro aposentado do Wyoming que ainda não se recuperou da morte precoce de seu filho ocorrida há dez anos. Mitch é seu braço direito e melhor amigo há 40 anos, mas está fortemente debilitado desde o ataque de um urso. Einer está disposto a continuar assim até que sua nora Jean, fugindo dos maus tratos de um namorado, aparece no rancho. Mesmo sabendo que o sogro a culpa pela morte do filho, pede abrigo e apresenta a Einer sua neta de 11 anos, que ele nunca soube existir. Um Lugar Para Recomeçar narra uma história de conflito e perdão.

5 Temática Preconceito (machismo); Conflito e Perdão (A culpa que aprisiona); Reflexão sobre os próprios erros; A crítica social.

6 A OBRA Dom Casmurro Título: Dom Casmurro Autor: Machado de Assis Publicação: 1899 Escola Literária: Realismo

7 Escola Literária O Realismo apresenta as seguintes características: Questionamentos sociais (engajamento); Positivismo, Cientificismo, Determinismo; Crítica à sociedade burguesa; Personagem verossímil ao ser humano;

8 O Autor Joaquim Maria Machado de Assis (1839/1908) Características: Digressão (corte na narrativa para explicação dos fatos); Conversa com o leitor; Crítica à sociedade burguesa; Sutiliza e ironia;

9 Contexto Histórico da Obra Revolução Industrial ( homem moderno); Cientificismo; Ideais Iluministas (democracia); Libertação dos Escravos, República (Brasil); Ascensão da burguesia.

10 Enredo Casmurro, Bento Santiago, resolve rememorar a sua história desde a adolescência, a fim de explicar a situação de amargura e solidão em que vive. Bento conta seu relacionamento com Capitu (Captolina) desde a adolescência até o final do casamento em função do ciúme do mesmo, afinal desconfia que a mulher o tenha traído.

11 Personagens Bento (Personagem narrador); Capitu(mulher de Bento); Escobar (melhor amigo); Ezequiel (filho de Bento e Capitu);

12 Os Protagonistas: Bento Santiago: o amargurado e solitário personagem- narrador, diz ter sido traído por Capitu. Esse suposto adultério é pano de fundo para que Machado de Assis introduza de forma inovadora questões relativas à situação da mulher Capitu: até a metade do livro, é quem dá as cartas na relação. É inteligente, tem iniciativa, procura articular maneiras de livrar Bento do seminário. Trata-se de uma garota humilde, mas avançada e independente, muito diferente da mulher vista como modelo pela sociedade patriarcal do século XIX.

13 Temática Crítica à sociedade burguesa (o casamento); O preconceito (Machismo); O conflito existencial (reflexão sobre si mesmo). A culpa que aprisiona.

14 Intertextualidade: As obras intertextualizam-se em: - Crítica à sociedade burguesa; - Preconceito em relação à mulher (machismo); - Personagens aprisionados no passado e amargurados pela culpa (Jean/Einar e Bento);


Carregar ppt "DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME Título: Um Lugar para Recomeçar Ano: 2005 (EUA) Direção: Lasse Hallström Gênero: Drama."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google