A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE LITERÁRIA O Homem da Máscara de Ferro (Randall Wallace) O Médico e o Monstro ( Robert Louis Stevenson )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE LITERÁRIA O Homem da Máscara de Ferro (Randall Wallace) O Médico e o Monstro ( Robert Louis Stevenson )"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE LITERÁRIA O Homem da Máscara de Ferro (Randall Wallace) O Médico e o Monstro ( Robert Louis Stevenson )

2 O FILME Título: O Homem da Máscara de Ferro Título: O Homem da Máscara de Ferro Ano: 1998 Ano: 1998 Produção: EUA Produção: EUA direção: Randall Wallace direção: Randall Wallace

3 CONTEXTO HISTÓRICO SEGUNDA METADE DO SÉC. XVII: SEGUNDA METADE DO SÉC. XVII: - Ideais iluministas (liberdade, igualdade e fraternidade); - Absolutismo (a tirania de alguns reis); - Renascimento (cientificismo e racionalismo); - Aspectos que encaminham a Revolução francesa (insatisfação popular).

4 PERSONAGENS Rei Luis XIV Rei Luis XIV Philippe Philippe Aramis Aramis Athos Athos Porthos Porthos D'Artagnan D'Artagnan Rainha-Mãe Rainha-Mãe Christine Christine Tenente Andre Tenente Andre

5 ENREDO No século XVII, o cruel Luís XIV manda clandestinamente para a masmorra o irmão gêmeo que ninguém sabe existir, para tomar o poder. Mas o mosqueteiro Aramis descobre o segredo e convence seus companheiros a salvar o prisioneiro. No século XVII, o cruel Luís XIV manda clandestinamente para a masmorra o irmão gêmeo que ninguém sabe existir, para tomar o poder. Mas o mosqueteiro Aramis descobre o segredo e convence seus companheiros a salvar o prisioneiro.

6 TEMÁTICA O PODER E A TIRANIA; O PODER E A TIRANIA; A FACE DO BEM E A FACE DO MAL; A FACE DO BEM E A FACE DO MAL; A DICOTOMIA HUMANA (O RACIONAL E O INSTINTIVO; A DICOTOMIA HUMANA (O RACIONAL E O INSTINTIVO; O QUE NOS TORNA HUMANOS E O QUE NOS TORNA DESUMANOS O QUE NOS TORNA HUMANOS E O QUE NOS TORNA DESUMANOS

7 Análise de obra literária Obra: O médico e o Monstro Obra: O médico e o Monstro Autor: Robert Louis Stevenson Autor: Robert Louis Stevenson Publicação: 1886 Publicação: 1886

8 O autor Robert Louis Stevenson ( ): nasceu em Edimburgo, capital da Escócia; Robert Louis Stevenson ( ): nasceu em Edimburgo, capital da Escócia; Criado dentro de uma atmosfera implacavelmente puritana, moral e religiosa. Criado dentro de uma atmosfera implacavelmente puritana, moral e religiosa. Formou-se em Engenharia, mas nunca exerceu, pois tornou-se escritor (romances e poesias). Formou-se em Engenharia, mas nunca exerceu, pois tornou-se escritor (romances e poesias).

9 Contexto histórico Londres – segunda metade do séc. XIX; Londres – segunda metade do séc. XIX; Revolução Industrial; Revolução Industrial; Mundo Urbano (Modernidade); Mundo Urbano (Modernidade); Os Problemas das Grandes Metrópoles; (violência, superficialidade, materialismo); Os Problemas das Grandes Metrópoles; (violência, superficialidade, materialismo); O homem que perde seus valores morais; O homem que perde seus valores morais; A solidão humana nas grandes metrópoles. A solidão humana nas grandes metrópoles.

10 Personagens Dr. Jeckyll: ilustre médico, sensível, amável; Dr. Jeckyll: ilustre médico, sensível, amável; Dr. Hyde: Homem misterioso, obscuro e violento; Dr. Hyde: Homem misterioso, obscuro e violento; Utterson: advogado; frio, concentrado, de poucas palavras; Utterson: advogado; frio, concentrado, de poucas palavras; Poole: criado de Jeckyll. Poole: criado de Jeckyll.

11 O enredo Jeckyll: quer descobrir a essência da maldade; cria uma fórmula e a experimenta; Jeckyll: quer descobrir a essência da maldade; cria uma fórmula e a experimenta; A Fórmula faz nascer um ser repulsivo, que até então estava escondido no próprio eu de Jeckyll A Fórmula faz nascer um ser repulsivo, que até então estava escondido no próprio eu de Jeckyll

12 Personagens Antagônicos Jeckyll: o civilizado; obedece às normas da sociedade; sofre por ter cometido crimes, pecados, quando na forma de Hyde; Jeckyll: o civilizado; obedece às normas da sociedade; sofre por ter cometido crimes, pecados, quando na forma de Hyde; Hyde: o instintivo; obedece apenas aos seu impulsos e desejos; sofre por ser reprimido por normas religiosas e morais seguidas por Jeckyll; Hyde: o instintivo; obedece apenas aos seu impulsos e desejos; sofre por ser reprimido por normas religiosas e morais seguidas por Jeckyll;

13 Temática: o aspecto duplo da natureza humana A dualidade humana: cada indivíduo tem, dentro de si, o bem e o mal; A dualidade humana: cada indivíduo tem, dentro de si, o bem e o mal; Os dois eus: um inclinado para o bem e o outro para o mal ( De médico e louco todos têm um pouco); Os dois eus: um inclinado para o bem e o outro para o mal ( De médico e louco todos têm um pouco); O Eterno jogo entre a a razão e o sentimento: ouve-se a voz da razão ou a das emoções? (o racional ou o instintivo?). O Eterno jogo entre a a razão e o sentimento: ouve-se a voz da razão ou a das emoções? (o racional ou o instintivo?).

14 O que nos difere do animal? O que nos torna sociais, capazes de viver em sociedade, são nossas cultura e conhecimento, além de nossa formação moral e ética, sem as quais seríamos seres reféns de nossos instintos, seríamos simples animais. O que nos torna sociais, capazes de viver em sociedade, são nossas cultura e conhecimento, além de nossa formação moral e ética, sem as quais seríamos seres reféns de nossos instintos, seríamos simples animais.

15 INTERTEXTUALIDADE O BEM E O MAL; O BEM E O MAL; A DUALIDADE HUMANA (SEU ASPECTO DUPLO); A DUALIDADE HUMANA (SEU ASPECTO DUPLO); O DESEQUILÍBRIO ENTRE O RACIONAL E O ANIMAL; O DESEQUILÍBRIO ENTRE O RACIONAL E O ANIMAL; O PODER CRIA MONSTROS. O PODER CRIA MONSTROS.


Carregar ppt "ANÁLISE LITERÁRIA O Homem da Máscara de Ferro (Randall Wallace) O Médico e o Monstro ( Robert Louis Stevenson )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google