A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual percorre, desde 2001, várias comunidades da periferia, centro e outras regiões da Grande São Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual percorre, desde 2001, várias comunidades da periferia, centro e outras regiões da Grande São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 O projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual percorre, desde 2001, várias comunidades da periferia, centro e outras regiões da Grande São Paulo promovendo o contato de jovens, entre 16 e 26 anos, com a realização audiovisual. Desde então foram ministradas 40 oficinas, atendendo a 650 alunos e produzindo mais de 150 vídeos. oficinas kinoforum de realização audiovisual

2 avaliação dos alunos ao final da oficina Cátia Borges, 25 anos - “Pretendo apoiar esse projeto para que ele chegue ao meu bairro e que outros jovens possam ter a mesma oportunidade que eu tive”. Thays Flávia Souza Santos, 16 anos – “Eu vejo os filmes de uma maneira diferente, agora eu presto atenção aos detalhes o que eu não fazia antes da oficina, eu não conseguia enxergar o valor que tem um filme”. Wesley do Carmo Cardoso, 17 anos – “Diminui meu preconceito em relação aos filmes nacionais, só gostava dos filmes norte-americanos, agora tento apreciar ao máximo filmes de todos os lugares, gêneros e estilos”. Danilo Mendes Vieira, 19 anos – “Como espectador eu tive um grande aprendizado na analise das imagens e também de seu “porquês”. Por que ele filmou daquela maneira? Como e quais foram as intenções mostradas e o por que daquela ação?” Naruna Pereira de Amorim, 22 anos – “estou aprimorando um lado mais critico do que é produzido tanto para TV como para cinema”.

3 relatório geral de avaliação motivação Pela amostragem, a maior motivação para a participação nas oficinas é a vontade de conhecer melhor a linguagem audiovisual, ainda de difícil acesso às populações de baixa renda. Entre outros motivos, destacam-se a vontade de “ajudar” e “conscientizar” as pessoas em geral ou a comunidade em que vivem. Nesse caso, é a cultura como uma possibilidade de transformação social que leva as pessoas a aprender sobre o audiovisual. Apesar de não ser o objetivo, alguns procuram as Oficinas porque a vêem como possibilidade de ingressar no mercado audiovisual.

4 transformação Grande parte dos alunos menciona que a experiência das Oficinas modifica a leitura que tem das imagens da TV e do cinema, que deixam de parecer naturais, são menos identificadas como verdades. Parece haver uma conscientização de que o audiovisual é uma linguagem e tem um discurso que é construído, assim o espectador deve ser ativo em relação a ela. Cresce a idéia de que o cinema é uma linguagem e sua construção um processo e diminui a idéia de que os produtos audiovisuais são apenas mercadorias ou só entretenimento e começa a parecer coisa séria. Muitos mencionam também o interesse em criar ou continuar atividades audiovisuais em suas comunidades, seja exibindo, seja encontrando novos lugares para os quais possam convidar as Oficinas ou mesmo estudando mais para poder ensinar outras pessoas.

5 continuidade O interesse em continuar a realizar atividades relacionadas ao audiovisual é recorrente entre os alunos. As idéias são diversas: produção audiovisual, exibições gratuitas na comunidade, criação de cineclubes, oficinas – e os diferentes grupos mesclam essas atividades. O surgimento de núcleos independentes começou espontaneamente e, a partir disso, procuramos incentivar e apoiar essas iniciativas, mas sempre no sentido de que os núcleos seja independentes e aprendam a viabilizar suas idéias.

6 núcleos audiovisuais surgidos a partir das oficinas kinoforum Nerama – (Núcleo de Estudos e Realização Audiovisual do Monte Azul) – produção de vídeos e realização de mostras e oficinas no Jd. Monte Azul. Filmagens Periféricas – criado em 2002. Produz vídeos e realizou mostras e oficinas na Cidade Tiradentes. NCA (Núcleo de Comunicação Alternativa) – núcleo de produção audiovisual, exibições gratuitas e formação de uma Videoteca Popular. Arroz, Feijão, Cinema e Vídeo – criado em 2003. Produz vídeos e realizou mostras e oficinas na Cidade Tiradentes. Dragão Blasé Produções – criado em 2005, trabalha com produção de vídeos e exibições gratuitas no Jd. São Remos MUCCA (Mudança com Conhecimento, Cinema e Arte) – criado em 2004, realiza exibições gratuitas no Jd. São Luiz e em terminais de ônibus urbanos. Grupo Ecológico e Cultural Tiopac – núcleo de produção e exibição de filmes na Cidade Tiradentes. Também trabalha pela regulamentação de um projeto de televisão comunitária na Cidade Tiradentes.

7 cinema na comunidade A partir da demanda por continuidade de atividades com audiovisual, surgiu o circuito de exibição Cinema na Comunidade. Retomamos contato com ex-alunos que formaram os núcleos independentes e estabelecemos parcerias para apoiar a criação de um circuito permanente de exibições nas comunidades. Em julho e agosto deste ano, foram realizadas 15 exibições, dentro das atividades do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Para organizar essas exibições ministramos Oficinas de Programação e Exibição, iniciando um ciclo de desenvolvimento teórico e prático dos jovens interessados, para a partir daí, os jovens participarem das produções de cada uma das exibições.

8 kinooikos www.kinooikos.com www.kinooikos.com Com o aumento de iniciativas utilizando o vídeo como ferramenta de inclusão social, as estratégias pedagógicas estão amadurecendo, os núcleos estão se profissionalizando e a qualidade das produções vem aumentando a olhos vistos. Esse crescimento, de qualidade e quantidade, aumenta a necessidade de novas janelas de exibição para essa produção, e a internet tem potencial para absorver parte dessa demanda. Com isso, percebemos a importância de investir em um projeto que buscasse disponibilizar vídeos de qualidade, a partir de licenças flexíveis de direitos autorais, permitindo a distribuição de vídeos para usos educativos e sem fins lucrativos, aumentando a visibilidade dos vídeos e diversificando o repertório exibido em cineclubes realizados em instituições e comunidades. Foi com esse espírito que criamos o site KinoOikos que conta com acervo de vídeos de qualidade (disponíveis para visualização e download a partir de licenças flexíveis) e traz ainda agenda cultural e espaços para debate e troca de informações.

9 www.kinoforum.org/oficinas oficinas@kinoforum.org oficinas kinoforum de realização audiovisual


Carregar ppt "O projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual percorre, desde 2001, várias comunidades da periferia, centro e outras regiões da Grande São Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google