A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O DAPSE NO MOVIMENTO ESPÍRITA GAÚCHO Resultados da terceira enquete realizada em 2010 nos encontros regionais com trabalhadores dos departamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O DAPSE NO MOVIMENTO ESPÍRITA GAÚCHO Resultados da terceira enquete realizada em 2010 nos encontros regionais com trabalhadores dos departamentos."— Transcrição da apresentação:

1 O DAPSE NO MOVIMENTO ESPÍRITA GAÚCHO Resultados da terceira enquete realizada em 2010 nos encontros regionais com trabalhadores dos departamentos.

2 S OBRE A PESQUISA : O questionário foi aplicado com trabalhadores espíritas que compareceram as reuniões regionais da FERGS e outros eventos e cursos de capacitação do DAPSE. No total, 117 centros espíritas participaram da pesquisa, a amostra corresponde a 30% dos centros gaúchos. Foi o terceiro ano de realização da pesquisa, o segundo, conforme padrões nacionais enviados pela FEB.

3 QUANTOS CENTROS ESPÍRITAS POSSUEM ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Em 2009 – 71% possuía atividades de Assistência Social

4 D OS C ENTROS E SPÍRITAS QUE POSSUEM DAPSE, Q UANTOS CONSIDERAM QUE REALIZAM ATIVIDADES PROMOCIONAIS ?

5 P ERIODICIDADE DESSAS ATIVIDADES :

6 P ÚBLICO ATENDIDO :

7 T RABALHADORES DO DAPSE NO RGS: Funcionários remunerados: 145 Trabalhadores voluntários: 1715 (média de 18 voluntários por centro espírita)

8 CENTROS QUE ADOTARAM O TERMO DE ADESÃO AO SERVIÇO VOLUNTÁRIO:

9 N ÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS NOS PROGRAMAS DO DAPSE NO RGS: Em 2008 – 15.317 Média de 165 pessoas atendidas por centro espírita Em 2009 – 16.190 Média de 174 pessoas atendidas ao ano por centro espírita

10 N ÚMERO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS AO ANO : Em 2008 – 154.062 Média de 1.656 atendimentos por ano em cada centro espírita Em 2009 – 166.931 Média de 1795 atendimentos por ano

11 D O NÚMERO TOTAL DE QUESTIONÁRIOS, QUANTAS CASAS ENCAMINHAM OS USUÁRIOS PARA OUTROS SERVIÇOS DA REDE :

12 D O TOTAL DE CENTROS PARTICIPANTES DA PESQUISA, QUANTOS CONHECEM O M ANUAL DE APOIO DO DAPSE?

13 CENTROS ESPÍRITAS QUE UTILIZAM O MANUAL DO DAPSE ( DOS QUE REALIZAM ATIVIDADES ASSISTENCIAIS ):

14 PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE DIREITOS:

15 E M QUAIS C ONSELHOS P ARTICIPAMOS :

16 REDE EXTERNA: QUANTOS CENTROS REALIZAM PARCERIAS

17 ALGUNS PARCEIROS CITADOS EM 2009: ONGs; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social; EMATER Receita Federal SESI / SENAC UNIMED FIERGS CEEE Secretarias Municipais / Prefeituras Conselhos Municipais Caixa Econômica Federal Hospital Universidade de Pelotas Outras casas espíritas

18 A LGUNS DOS P ARCEIROS C ITADOS EM 2010: CRAS (Prefeitura) Estado/Programa a Nota é Minha Empresas e comércio em geral Prefeituras e ONGs Secretaria de Justiça e Desenv. Social Receita Federal Outros centros espíritas SESI Mesa Brasil Emater Cooperativas e banco de alimentos

19 R EDE I NTERNA – E XISTE ENTROSAMENTO DO DAPSE COM OS DEMAIS DEPARTAMENTOS ? 97% respondeu que sim – através de reuniões, seminários, grupos de pais gestantes, campanhas, encaminhamentos, visitas, confraternizações conjuntas e nas distribuições de roupas e cestas básicas.

20 CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES DO DAPSE (DO TOTAL DE CENTROS): Em 2009 apenas 45% afirmaram que havia capacitações

21 PERIODICIDADE DAS CAPACITAÇÕES REALIZADAS:

22 ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS USUÁRIOS:

23

24 ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS USUÁRIOS (INTEGRAÇÃO SOCIAL):

25 CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observa-se ao longo dos três anos em que foram realizadas as pesquisas, um crescimento gradativo nas atividades do DAPSE e principalmente na qualidade dessas atividades. Mudanças significativas em relação a realização de atividades promocionais, utilização do Manual de apoio, realização de parcerias, encaminhamentos dos usuários, cadastro nos Conselhos, entre outros.

26 CONSIDERAÇÕES FINAIS: A capacitação dos voluntários também aumentou, embora a maioria realiza-a apenas anualmente. É preciso continuar avançando, mas com satisfação percebe-se um avanço em qualidade nas atividades realizadas pelas equipes do DAPSE.


Carregar ppt "O DAPSE NO MOVIMENTO ESPÍRITA GAÚCHO Resultados da terceira enquete realizada em 2010 nos encontros regionais com trabalhadores dos departamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google