A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA
Prof. Thiago Pereira Rique

2 Agenda Primeiro programa Java: imprimindo uma linha de texto
Modificando nosso primeiro programa Java Exibindo texto com printf Outros aplicativos Java: adicionando inteiros Conceitos de memória Aritmética Tomada de decisão: operadores de igualdade e operadores relacionais

3 Primeiro Programa Java: Imprimindo uma Linha de Texto

4 Primeiro Programa Java: Imprimindo uma Linha de Texto
Linhas 1 e 2 Comentário Comentários de fim de linha (ou de única linha) Comentários tradicionais (ou de múltiplas linhas)

5 Primeiro Programa Java: Imprimindo uma Linha de Texto
Declaração de classe Classes definidas pelo programador (ou usuário) Palavra-chave (palavra-reservada) class seguida pelo nome da classe (Welcome1) O nome de uma classe Java é um identificador Convenção: Inicia com letra maiúscula e apresenta a inicial de cada palavra que inclui em maiúscula. Consiste em letras, dígitos, sublinhados (_) e sinais de cifrão ($) que não inicie com um dígito e não contenha espaços. Palavra-chave public Welcome1.java

6 Primeiro Programa Java: Imprimindo uma Linha de Texto
Linhas 5 e 13 Chaves esquerda e direita (bloco) Linha 6 Comentário indicando o propósito das linhas 7-11 do programa Linha 7 Ponto de partida de cada aplicativo Java Método main

7 Primeiro Programa Java: Imprimindo uma Linha de Texto
Realizar uma ação (que ação?) System.out Objeto de saída padrão Instrução Termina com ponto-e-vírgula (;)

8 Modificando Nosso Primeiro Programa Java
Exibindo uma única linha de texto com múltiplas instruções

9 Modificando Nosso Primeiro Programa Java
Exibindo uma única linha de texto com múltiplas instruções System.out.print(“...”); System.out.println(“...”);

10 Modificando Nosso Primeiro Programa Java
Exibindo múltiplas linhas de texto com uma única instrução

11 Modificando Nosso Primeiro Programa Java
Exibindo múltiplas linhas de texto com uma única instrução Barra invertida (\) Caractere de escape Barra invertida (\) + caractere seguinte (ver lista) Sequência de escape

12 Modificando Nosso Primeiro Programa Java
Sequências de escape

13 Exibindo texto com printf
Strings de formato (%) + caractere que representa o tipo de dados

14 Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros

15 Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros
O programa anterior lê (ou insere) dois inteiros digitados por um usuário no teclado, calcula a soma dos valores e exibe o resultado. Variável É uma posição na memória do computador onde um valor pode ser armazenado para utilização posterior em um programa. Possui tipo e nome (identificador).

16 Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros
Linha 3 Declaração import (localizar Scanner) Linha 11 Um Scanner permite a um programa ler os dados para utilização em um programa. Os dados podem ser provenientes de várias origens, como de um arquivo no disco ou digitados pelo usuário. Antes de utilizar um Scanner, o programa deve criá-lo e especificar a origem dos dados.

17 Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros
Linhas 13-15 Instruções de declaração de variáveis

18 Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros
Linha 17 Prompt Direciona o usuário para uma ação específica. Linha 18 Lê o próximo inteiro digitado pelo usuário e armazena o valor na variável number1. Atribuição (=) Operador binário (dois operandos) Linhas 20 e 21 Mesmas instruções relativas a number1 também se aplicam a number2.

19 Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros
Linha 23 Variável sum recebe o valor da soma number1 + number2 Adição Operador binário (number1 + number2) Expressões Parte das instruções que contém cálculos Qualquer parte de uma instrução que tem um valor associado a ela. number1 + number2 (soma) input.nextInt() (inteiro digitado)

20 Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros
Linha 25 %d: inteiro decimal Os cálculos também podem ser realizados dentro de instruções printf

21 Conceitos de Memória Variáveis Posições de memória
Nome, tipo, tamanho e valor

22 Conceitos de Memória Variáveis Posições de memória
Nome, tipo, tamanho e valor

23 Conceitos de Memória Variáveis Posições de memória
Nome, tipo, tamanho e valor

24 Aritmética Precedência

25 Aritmética Associatividade Esquerda para direita Direita para esquerda

26 Aritmética Exemplos

27 Aritmética Exemplos Polinômio de segundo grau
a = 2, b = 3, c = 7, x = 5

28 TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS
Condição Verdadeira ou falsa (true ou false) Instrução if Tomar uma decisão baseando-se em uma condição Ex: “nota maior que ou igual a 7” determina se um aluno passou na prova. Operadores de igualdade == e != Operadores relacionais >, <, >= e <=

29 TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS

30 TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS
Continua no próximo slide...

31 TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS
Continua no próximo slide...

32 TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS

33 TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS
Observação! Não usar (;) após condição na instrução if Instrução vazia


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google