A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MÉTODOS – UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA Prof. Thiago Pereira Rique

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MÉTODOS – UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA Prof. Thiago Pereira Rique"— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MÉTODOS – UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA Prof. Thiago Pereira Rique

2 A GENDA Módulos de programa em Java Métodos static, campos static e classe Math Declarando métodos com múltiplos parâmetros Promoção e coerção de argumentos Escopo das declarações Sobrecarga de método

3 M ÓDULOS DE PROGRAMA EM J AVA Módulos em Java Métodos, classes e pacotes Programas Java Novos métodos e classes do programador + métodos e classes predefinidas na Java API (biblioteca de classes Java)

4 M ÓDULOS DE PROGRAMA EM J AVA Métodos Como um método é invocado?

5 M ÉTODOS STATIC, CAMPOS STATIC E CLASSE M ATH Métodos static (ou métodos de classe) Geralmente realizam alguma tarefa que não depende do conteúdo de nenhum objeto. Para declarar um método deste tipo, coloque a palavra reservada static antes do tipo de retorno do método. Chamada a um método static NomeDaClasse.nomeDoMetodo(argumentos)

6 M ÉTODOS STATIC, CAMPOS STATIC E CLASSE M ATH Classe Math Possui vários métodos static que realizam cálculos matemáticos comuns. Ex: Raiz quadrada de 900 Math.sqrt(900.0); O método sqrt aceita um argumento do tipo double e retorna um resultado do tipo double (30.0). System.out.println(Math.sqrt(900.0));

7 M ÉTODOS STATIC, CAMPOS STATIC E CLASSE M ATH Classe Math

8 M ÉTODOS STATIC, CAMPOS STATIC E CLASSE M ATH Classe Math Constantes da classe Math PI e E Math.PI = relação da circunferência de um círculo com seu diâmetro Math.E = valor da base para logaritmos naturais Estes campos são declarados na classe Math com os modificadores public, final e static. public: permite que você use esses campos nas suas classes. final: representa uma constate. Seu valor não pode ser modificado depois de inicializado. static: permite que eles sejam acessados pelo NomeDaClasse + ponto separador (como os métodos static).

9 M ÉTODOS STATIC, CAMPOS STATIC E CLASSE M ATH Campos static (variáveis de classe) Todos os objetos da classe compartilham uma cópia do campo static.

10 DECLARANDO MÉTODOS COM MÚLTIPLOS PARÂMETROS

11

12

13 PROMOÇÃO E COERÇÃO DE ARGUMENTOS Exemplos: System.out.println(Math.sqrt(4)); O Java converte o valor int 4 no valor double 4.0 e retorna o resultado 2.0.

14 PROMOÇÃO E COERÇÃO DE ARGUMENTOS Exemplos: Suponha que o método square calcule o quadrado de um inteiro e, assim, requeira um argumento do tipo int. Para chamarmos square com um argumento double, a chamada do método deveria ser assim: square( (int) doubleValue ); //operador de coerção Assim, se o valor do argumento doubleValue for 4.5, o método receberá o valor 4 e retornará 16, não

15 ESCOPO DAS DECLARAÇÕES Regras básicas de escopo O escopo de uma declaração de parâmetro é o corpo do método em que a declaração aparece; O escopo de uma declaração de variável local é do ponto em que a declaração aparece até o final desse bloco; O escopo de uma declaração de variável local que aparece na seção de inicialização do cabeçalho de uma instrução for é o corpo da instrução for e as outras expressões no cabeçalho; O escopo de um método ou campo é o corpo inteiro da classe.

16 S OBRECARGA DE MÉTODO Sobrecarga de métodos Métodos com o mesmo nome podem ser declarados na mesma classe, contanto que tenham diferentes conjuntos de parâmetros (determinados pelo número, tipos e ordem dos parâmetros). O método adequado é chamado examinando-se o número, os tipos e a ordem dos argumentos na chamada. Ex: Math abs, min e max são sobrecarregados com quatro versões: Uma com dois parâmetros double; Uma com dois parâmetros float; Uma com dois parâmetros int; Uma com dois parâmetros long.

17 S OBRECARGA DE MÉTODO Declarando métodos sobrecarregados

18 S OBRECARGA DE MÉTODO Declarando métodos sobrecarregados

19 S OBRECARGA DE MÉTODO Declarando métodos sobrecarregados

20 S OBRECARGA DE MÉTODO Declarando métodos sobrecarregados

21 S OBRECARGA DE MÉTODO Distinguindo entre métodos sobrecarregados Assinatura do método Combinação do nome do método e número, tipos e ordem dos seus parâmetros. Tipos de retorno dos métodos sobrecarregados As chamadas de métodos não podem ser distinguidas por tipo de retorno. Veja exemplo no próximo slide...

22 S OBRECARGA DE MÉTODO Tipos de retorno dos métodos sobrecarregados

23 S OBRECARGA DE MÉTODO Tipos de retorno dos métodos sobrecarregados

24 REFERÊNCIA DEITEL, H.M; Java Como Programar. 8ª ed. Ed. Pearson, 2010.


Carregar ppt "LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MÉTODOS – UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA Prof. Thiago Pereira Rique"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google