A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livros Profético ISAÍAS O Quinto Evangelista José Adelson de Noronha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livros Profético ISAÍAS O Quinto Evangelista José Adelson de Noronha"— Transcrição da apresentação:

1 Livros Profético ISAÍAS O Quinto Evangelista José Adelson de Noronha

2 Recapitulando o contexto Profetas antes do Exílio Profeta Ano do livro Rei em IsraelRei em Judá Jonas762 a.C Jeroboão II (mau) Uzias (reto, mas soberbo. Ficou leproso) Amós750 a.C Oséias740 a.C Jeroboão II, Zacarias (mau), Salum (mau), Menaém (mau) Uzias e Jotão (reto, mas o povo praticava o mal) Isaías 740 a 680 a.C Menaém (mau), Pecas (mau), Oséias (mau. Último rei). Uzias, Jotão, Acaz (mau), Ezequias (reto, o que mais se aproxima de Davi), Manassés (mau. Mandou serrar Isaías. Arrependeu)

3 Recapitulando o contexto Ambiente Político Internacional O livro de Isaías retrata a ascensão e consolidação do império Assírio/Nínive, em três fases: 1.Invasão do Norte/Leste, por Tiglate-Pileser entre a.C; 2.Invasão de Samaria por Sargom e Salmonasar, em a.C; 3.Tentativa fracassada de invasão de Judá (sul) e Oeste por Senaqueribe, entre a.C. 185 mil soldados assírios foram mortos numa só noite, por um anjo.

4 Recapitulando o contexto Ambiente Político Interno Enquanto o Reino do Norte estava derrotado depois do período áureo de Jeroboão II, o Reino do Sul estava entregue à perversidade interna sob Acaz Ezequias, filho de Acaz era bom (o mais parecido com Davi). Sob conselho de Isaías fez uma revolução moral e religiosa na nação, porém seu filho Manassés, que nasceu nos seus 15 anos de acréscimo, era mau.

5 Recapitulando o contexto Ambiente Religioso Acentuado declínio espiritual nos dois reinos. No norte havia adoração a dois bezerros de ouro, feitos por Jeroboão, 170 anos antes; No sul, Acaz fazia alianças com nações estrangeiras, inclusive Assíria e Egito, em vez de confiar no Senhor. Sob ataque, queimou a seu filho em altar pagão. Foi ecumênico religioso e idólatra de outros deuses.

6 Mas Deus, em sua profunda bondade e misericórdia, levantava profetas ao povo: Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. (Is 1:18)

7 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse. (Is 1:19,20)

8 Profeta Isaías O Príncipe dos Profetas Nome Isaías significa Jeová é a salvação. De família real, vivia nos palácios de Jerusalém, até que teve seu chamado definitivo, no ano em que morreu seu primo, o rei Uzias.

9 Profeta Isaías Como principal conselheiro do rei Ezequias, Isaías exerceu grande influência política e religiosa. Jesus citou Isaías com maior freqüência que qualquer outro profeta. Pedro, João e Paulo também o citam freqüentemente no Novo Testamento.

10 Profetizou tanto ao Reino do Norte, quanto ao Reino do Sul, numa época muito depravada - a mesma de Jonas, Amós, Oséias e Miquéias; O seu ministério profético cobriu o período de 740 a 680 a.C Segundo a tradição judaica, teria sido amarrado a um poste e serrado ao meio pelo rei Manassés (o qual, mais tarde, converteu e tornou-se um rei reto)

11 Propósitos do Livro de Isaías: 1.revelar profecias sobre O Santo de Israel e O Sofrimento do Servo do Senhor, dois títulos divinos de Jesus; 2.Exortar o povo à Santidade, pois assim o exige O Santo de Israel. No cap. 6 Isaías revela como foi impactado pela visão da santidade de Deus no trono. Mas Deus, com brasas do altar (cruz do Calvário) o purificou e comissionou

12 Esquema do Livro Isaías (66 capítulos) é uma bíblia em miniatura (66 livros): 1) Primeira parte, 39 capítulos: Reprovações pelo pecado do povo; Avisos de julgamento 2) Segunda parte, 27 capítulos (40-66): Realce à Graça - Palavras doces, confortáveis.

13 Isaías: O Quinto Evangelista É chamado o "Quinto Evangelista" por causa de tantas referências ao Cristo, Sua Pessoa (9.6), atributos (7.14; ), sofrimentos ( ) e salvação (55.1-9); É também chamado de o São Paulo do AT, pois ocu- pa-se de quase todas as doutrinas teológicas importantes; Tem mais citações no Novo Testamento (95) de Isaías de que qualquer outro profeta.

14 Mensagem Principal A vinda do Messias como Servo Sofredor, para trazer redenção ao seu povo, tem grande destaque em Isaías, principalmente em Is 52:13-53:12. O tema do livro se complementa na mensagem: A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o Senhor será exaltado naquele dia. Os ídolos serão de todo destruídos (Is 2:17,18)

15 Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos (Is 53:10)

16 Abrangência Profética Livro de grande abrangência profética, pois fala: do passado longínquo (queda de lúcifer); do presente em seus dias; do futuro próximo (invasão babilônica – 150 anos à frente – retorno do cativeiro – 70 anos após); do futuro médio (vinda do Messias – 600 anos à frente); do futuro longínquo (milênio) e ainda da criação de novo céu e nova terra

17 Jesus, em Israel: O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor...

18 Jesus em nós, hoje:... e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para sua glória. (Is 61:1-3)

19 Download disponível no site:

20 GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO, O Cordeiro de Deus!


Carregar ppt "Livros Profético ISAÍAS O Quinto Evangelista José Adelson de Noronha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google