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Melhoria do processo de software brasileiro

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Apresentação em tema: "Melhoria do processo de software brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Melhoria do processo de software brasileiro
Projeto mpsBr Melhoria do processo de software brasileiro

2 Integrantes Hélio Santos de Sá Bruno Salgado Gustavo Wo

3 Contexto Apenas 30 empresas no Brasil possuíam certificação CMM ( Dados de 2003). As mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios têm obrigado as empresas a modificar estruturas organizacionais e processos produtivos. Para que o Brasil tenha um setor competitivo é essencial que coloquem a eficiência do processo em foco na empresa

4 Modelo de Referência (MR mps)
Baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo, para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de produtos e serviços de software. Adequado ao perfil e cultura das empresas Deve ser compatível com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente.

5 Esse modelo busca atender a necessidade de implantar os princípios de engenharia de software de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras. Base : Definição do Modelo (SEI – CMMI e ISO/IEC 12207) Método de avaliação (ISO/IEC e SEI/SCAMPI )

6 Descrição geral do modelo

7 Guia Geral Descreve o modelo de referência conceitual, seus componentes e as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação Neste modelo são caracterizados os níveis de maturidade e o método de avaliação adotado

8 Guia de implantação Descreve os procedimentos para implantação do modelo nas empresas interessadas, através de instituições credenciadas para este fim. Fornecerá orientações gerais e requisitos que deverão ser associados às estratégias e procedimentos específicos das instituições credenciadas, levando em conta as características das empresas envolvidas

9 Guia de avaliação · Descreve o método de avaliação e procedimentos gerais e requisitos para sua aplicação pelas instituições credenciadas junto às empresas a serem avaliadas.

10 Níveis de maturidade A (Em Otimização)
B (Gerenciado Quantitativamente) C (Definido) D (Largamente Definido) E (Parcialmente Definido) F (Gerenciado) G (Parcialmente Gerenciado)

11 Níveis de maturidade ( CMMI x MR mps)
Objetivo de possibilitar uma implementação mais gradual e adequada às pequenas e médias empresas brasileiras. A possibilidade de se realizar avaliações considerando mais níveis permite uma visibilidade dos resultados de melhoria de processo com prazos mais curtos.

12 Nível G - Parcialmente Gerenciado
Áreas de Processo Objetivos Específicos Gerência de Requisitos (2) Gerenciar Requisitos Planejamento do Projeto (2) Estabelecer Estimativas Desenvolver o Plano do Projeto Obter Comprometimento com o Plano Monitoração e Controle (2) Monitorar o Projeto com relação aos Planos

13 Objetivos Específicos
Áreas de Processo Objetivos Específicos Gerência de Configuração (2) Gerenciar Ações Corretivas até a Conclusão Estabelecer baselines Gerenciar e controlar alterações Garantia da Qualidade do Processo e do Produto (2) Avaliar objetivamente o processo e o produto de trabalho

14 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Estabelecer uma Política Organizacional Estabelecer e manter uma política organizacional para planejamento e realização do processo Planejar o Processo Estabelecer e manter os requisitos e objetivos, e planejar para a realização do processo Fornecer Recursos Disponibilizar os recursos necessários para a realização do processo, o desenvolvimento dos produtos de trabalho e o fornecimento dos serviços do processo

15 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Atribuir Responsabilidade Atribuir responsabilidade e autoridade para a realização do processo Treinar Pessoal Treinar o pessoal que realiza ou dá suporte ao processo conforme necessário

16 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Identificar e envolver stakeholders relevantes Identificar e envolver os stakeholders relevantes conforme planejado Avaliar objetivamente a aderência Avaliar objetivamente a aderência do processo e dos produtos de trabalho e serviços do processo aos requisitos, objetivos e normas aplicáveis e tratar as não conformidades

17 Nível F - Gerenciado Áreas de Processo Objetivos Específicos
Gerência de Requisitos (2) Gerenciar Requisitos Planejamento do Projeto Estabelecer Estimativas Desenvolver o Plano do Projeto Obter Comprometimento com o Plano Monitoração e Controle (2) Monitorar o Projeto com relação aos Planos

18 Objetivos Específicos
Áreas de Processo Objetivos Específicos Gerência de Configuração (2) Gerenciar Ações Corretivas até a Conclusão Estabelecer baselines Gerenciar e controlar alterações Garantia da Qualidade do Processo e do Produto (2) Avaliar objetivamente o processo e o produto de trabalho

19 Objetivos Específicos
Áreas de Processo Objetivos Específicos Gerência de Acordos com Fornecedores (2) Fornecer informações objetivas Estabelecer Acordos com Fornecedores Satisfazer Acordos com Fornecedores Medição e Análise (2) Definir Atividades de Medição e Análise Fornecer Resultados das Medições

20 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Estabelecer uma Política Organizacional Estabelecer e manter uma política organizacional para planejamento e realização do processo Planejar o Processo Estabelecer e manter os requisitos e objetivos, e planejar para a realização do processo Fornecer Recursos Disponibilizar os recursos necessários para a realização do processo, o desenvolvimento dos produtos de trabalho e o fornecimento dos serviços do processo

21 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Atribuir Responsabilidade Atribuir responsabilidade e autoridade para a realização do processo Treinar Pessoal Treinar o pessoal que realiza ou dá suporte ao processo conforme necessário

22 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Gerenciar configurações Colocar produtos de trabalho designados do processo sob níveis adequados de gerenciamento de configuração Identificar e envolver stakeholders relevantes Identificar e envolver os stakeholders relevantes conforme planejado Monitorar e controlar o processo Monitorar e controlar o processo com relação ao plano e tomar as ações corretivas adequadas

23 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Avaliar objetivamente a aderência Avaliar objetivamente a aderência do processo e dos produtos de trabalho e serviços do processo aos requisitos, objetivos e normas aplicáveis e tratar as não conformidades Rever o status com a gerência de alto nível Rever as atividades, status e resultados do processo com a alta gerência e resolver aspectos pertinentes

24 Nível E – Parcialmente Definido
Áreas de Processo Desenvolvimento de Requisitos (3) Solução Técnica (3) Integração do Produto (3) Verificação (3) Validação (3)

25 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Estabelecer uma Política Organizacional Estabelecer e manter uma política organizacional para planejamento e realização do processo Planejar o Processo Estabelecer e manter os requisitos e objetivos, e planejar para a realização do processo Fornecer Recursos Disponibilizar os recursos necessários para a realização do processo, o desenvolvimento dos produtos de trabalho e o fornecimento dos serviços do processo

26 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Atribuir Responsabilidade Atribuir responsabilidade e autoridade para a realização do processo Treinar Pessoal Treinar o pessoal que realiza ou dá suporte ao processo conforme necessário

27 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Gerenciar configurações Colocar produtos de trabalho designados do processo sob níveis adequados de gerenciamento de configuração Identificar e envolver stakeholders relevantes Identificar e envolver os stakeholders relevantes conforme planejado Monitorar e controlar o processo Monitorar e controlar o processo com relação ao plano e tomar as ações corretivas adequadas

28 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Gerenciar configurações Colocar produtos de trabalho designados do processo sob níveis adequados de gerenciamento de configuração Identificar e envolver stakeholders relevantes Identificar e envolver os stakeholders relevantes conforme planejado Monitorar e controlar o processo Monitorar e controlar o processo com relação ao plano e tomar as ações corretivas adequadas

29 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 3
Nome Prática Genérica Estabelecer um Processo Definido Estabelecer e manter a descrição de um processo definido Coletar informações de melhoria Coletar produtos do trabalho, medidas, resultados de medidas e informações de melhoria derivadas do planejamento e realização do processo para apoiar o uso futuro e as melhorias nos processos da organização

30 Nível D – Largamente Definido
Áreas de Processo Treinamento Organizacional (3) Foco no Processo Organizacional (3) Definição do Processo Organizacional (3) Gerência Integrada do Projeto (3)

31 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Estabelecer uma Política Organizacional Estabelecer e manter uma política organizacional para planejamento e realização do processo Planejar o Processo Estabelecer e manter os requisitos e objetivos, e planejar para a realização do processo Fornecer Recursos Disponibilizar os recursos necessários para a realização do processo, o desenvolvimento dos produtos de trabalho e o fornecimento dos serviços do processo

32 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Atribuir Responsabilidade Atribuir responsabilidade e autoridade para a realização do processo Treinar Pessoal Treinar o pessoal que realiza ou dá suporte ao processo conforme necessário

33 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Gerenciar configurações Colocar produtos de trabalho designados do processo sob níveis adequados de gerenciamento de configuração Identificar e envolver stakeholders relevantes Identificar e envolver os stakeholders relevantes conforme planejado Monitorar e controlar o processo Monitorar e controlar o processo com relação ao plano e tomar as ações corretivas adequadas

34 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Avaliar objetivamente a aderência Avaliar objetivamente a aderência do processo e dos produtos de trabalho e serviços do processo aos requisitos, objetivos e normas aplicáveis e tratar as não conformidades Rever o status com a gerência de alto nível Rever as atividades, status e resultados do processo com a alta gerência e resolver aspectos pertinentes

35 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 3
Nome Prática Genérica Estabelecer um Processo Definido Estabelecer e manter a descrição de um processo definido Coletar informações de melhoria Coletar produtos do trabalho, medidas, resultados de medidas e informações de melhoria derivadas do planejamento e realização do processo para apoiar o uso futuro e as melhorias nos processos da organização

36 Nível C - Definido Áreas de Processo Gerência Integrada do Projeto (3)
Análise e Resolução da Decisão (3) Gerência Integrada de Fornecedores (3) Gerência de Riscos (3)

37 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Estabelecer uma Política Organizacional Estabelecer e manter uma política organizacional para planejamento e realização do processo Planejar o Processo Estabelecer e manter os requisitos e objetivos, e planejar para a realização do processo Fornecer Recursos Disponibilizar os recursos necessários para a realização do processo, o desenvolvimento dos produtos de trabalho e o fornecimento dos serviços do processo

38 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Atribuir Responsabilidade Atribuir responsabilidade e autoridade para a realização do processo Treinar Pessoal Treinar o pessoal que realiza ou dá suporte ao processo conforme necessário

39 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Gerenciar configurações Colocar produtos de trabalho designados do processo sob níveis adequados de gerenciamento de configuração Identificar e envolver stakeholders relevantes Identificar e envolver os stakeholders relevantes conforme planejado Monitorar e controlar o processo Monitorar e controlar o processo com relação ao plano e tomar as ações corretivas adequadas

40 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Avaliar objetivamente a aderência Avaliar objetivamente a aderência do processo e dos produtos de trabalho e serviços do processo aos requisitos, objetivos e normas aplicáveis e tratar as não conformidades Rever o status com a gerência de alto nível Rever as atividades, status e resultados do processo com a alta gerência e resolver aspectos pertinentes

41 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 3
Nome Prática Genérica Estabelecer um Processo Definido Estabelecer e manter a descrição de um processo definido Coletar informações de melhoria Coletar produtos do trabalho, medidas, resultados de medidas e informações de melhoria derivadas do planejamento e realização do processo para apoiar o uso futuro e as melhorias nos processos da organização

42 Nível B -Gerenciado Quantitativamente
Áreas de Processo Desempenho do Processo Organizacional (4) Gerência Quantitativa do Projeto (4)

43 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Estabelecer uma Política Organizacional Estabelecer e manter uma política organizacional para planejamento e realização do processo Planejar o Processo Estabelecer e manter os requisitos e objetivos, e planejar para a realização do processo Fornecer Recursos Disponibilizar os recursos necessários para a realização do processo, o desenvolvimento dos produtos de trabalho e o fornecimento dos serviços do processo

44 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Atribuir Responsabilidade Atribuir responsabilidade e autoridade para a realização do processo Treinar Pessoal Treinar o pessoal que realiza ou dá suporte ao processo conforme necessário

45 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Gerenciar configurações Colocar produtos de trabalho designados do processo sob níveis adequados de gerenciamento de configuração Identificar e envolver stakeholders relevantes Identificar e envolver os stakeholders relevantes conforme planejado Monitorar e controlar o processo Monitorar e controlar o processo com relação ao plano e tomar as ações corretivas adequadas

46 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Avaliar objetivamente a aderência Avaliar objetivamente a aderência do processo e dos produtos de trabalho e serviços do processo aos requisitos, objetivos e normas aplicáveis e tratar as não conformidades Rever o status com a gerência de alto nível Rever as atividades, status e resultados do processo com a alta gerência e resolver aspectos pertinentes

47 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 3
Nome Prática Genérica Estabelecer um Processo Definido Estabelecer e manter a descrição de um processo definido Coletar informações de melhoria Coletar produtos do trabalho, medidas, resultados de medidas e informações de melhoria derivadas do planejamento e realização do processo para apoiar o uso futuro e as melhorias nos processos da organização

48 Nível A - Em Otimização Áreas de Processo
Inovação e Deployment Organizacional (5) Análise e Resolução de Causas (5)

49 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Estabelecer uma Política Organizacional Estabelecer e manter uma política organizacional para planejamento e realização do processo Planejar o Processo Estabelecer e manter os requisitos e objetivos, e planejar para a realização do processo Fornecer Recursos Disponibilizar os recursos necessários para a realização do processo, o desenvolvimento dos produtos de trabalho e o fornecimento dos serviços do processo

50 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Atribuir Responsabilidade Atribuir responsabilidade e autoridade para a realização do processo Treinar Pessoal Treinar o pessoal que realiza ou dá suporte ao processo conforme necessário

51 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Gerenciar configurações Colocar produtos de trabalho designados do processo sob níveis adequados de gerenciamento de configuração Identificar e envolver stakeholders relevantes Identificar e envolver os stakeholders relevantes conforme planejado Monitorar e controlar o processo Monitorar e controlar o processo com relação ao plano e tomar as ações corretivas adequadas

52 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 2
Nome Prática Genérica Avaliar objetivamente a aderência Avaliar objetivamente a aderência do processo e dos produtos de trabalho e serviços do processo aos requisitos, objetivos e normas aplicáveis e tratar as não conformidades Rever o status com a gerência de alto nível Rever as atividades, status e resultados do processo com a alta gerência e resolver aspectos pertinentes

53 Práticas Genéricas: Nível de Capacidade 3
Nome Prática Genérica Estabelecer um Processo Definido Estabelecer e manter a descrição de um processo definido Coletar informações de melhoria Coletar produtos do trabalho, medidas, resultados de medidas e informações de melhoria derivadas do planejamento e realização do processo para apoiar o uso futuro e as melhorias nos processos da organização

54 Implementação do MR mps
Treinamento Projeto piloto Consultoria para implementação Auditoria da fidelidade ao processo

55 MR mps - Método de Avaliação
Baseado no SPICE (ISO/IEC 15504) e SCAMPI Avaliação será feita através de indicadores: Diretos – produtos intermediários Indiretos– documentos que indicam que a atividade foi realizada Afirmação – resultantes de entrevistas Decisão: Não Implementada Parcialmente implementada, Largamente implementada Totalmente implementada

56 MR mps - Método de Avaliação
Nível de Implementação da Prática Caracterização Grau de Alcance Totalmente Implementado O indicador direto está presente e julgado adequado >85% a 100% Largamente Implementado Existe pelo menos um indicador indireto e/ou afirmação para confirmar a implementação >50% a 85% Parcialmente implementado Foi notada uma ou mais fraquezas >15% a 50% Não Implementado Qualquer situação diferente das acimas 0 a 15%

57 Validade ( 2 Anos ) Avaliação para outro Nível MR mps
- Avaliação para manter o Nível MR mps

58 Os 7 Diferenciais do MR mps
7 níveis de maturidade Criado para a realidade da empresa Brasileira Compatibilidade plena com CMMI e SPICE (2 em 1) Custo acessível Avaliação periódica das empresas Grande potencial de replicabilidade no Brasil Forte interação Universidade-Empresa


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