A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES"— Transcrição da apresentação:

1 PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES
Por José Adelson de Noronha

2 I TESSALONICENSES Escrita da cidade de Corinto, no ano 51 d.C, ainda durante a 2a. viagem É a segunda carta escrita por Paulo e ainda um dos primeiros livros do Novo Testamento

3 I TESSALONICENSES Em sua segunda viagem missionária Paulo havia passado por várias cidades, confirmando as igrejas e abrindo outras e, por uma revelação em sonho, dirigiu-se à Macedônia, visitando as cidades de Filipos e Tessalônica (At 17)

4 I TESSALONICENSES Era acompanhado por Silas (Silvano), Timóteo, Lucas, entre outros irmãos Teve que ficar muito pouco tempo em Tessalônica, por causa dos tumultos causados lá. De lá foi para Beréia, Atenas e depois Corinto.

5

6 A Cidade Tessalônica foi fundada nos tempos de Felipe e Alexandre, o Grande, na Macedônia e tornou-se maior e mais importante que suas vizinhas mais antigas Hoje a cidade chama-se Thessaloniki (ou Salonika) e fica na Grécia. População atual está em torno de habitantes

7 Fórum Romano

8

9 Pôr do sol em Thessaloniki

10 I TESSALONICENSES A razão de escrever a eles deve ter sido por causa dos ensinamentos que ficaram incompletos Propósitos Explicar sobre a vinda de Cristo e o arrebatamento Carta para a família. Carta de encorajamento

11 Esboço da Carta 1) Saudação
2) Ação de graças pela fé e pela constância dos tessalônicos (1:2-10) 3) Explicação da recente conduta de Paulo (2:1-16) 4) Relatório dos acontecimentos desde sua partida de Tessalônica (2:17-3:10)

12 Esboço da Carta 5) Sua oração era para logo estivesse com eles (3:11-13). Isso só foi possível na 3ª viagem, uns 5 ou 6 anos depois 6) Exortação à vida santa e ao amor fraternal (4:1-12) 7) Ensino sobre a vinda de Cristo e sobre o arrebatamento da Igreja (4:13-5:10) 8) Exortações diversas (5:12-22) 9) Oração, saudação final e bênçãos (5:23-28)

13 Peculiaridades e conteúdo

14 Doutrina da Trindade Na carta encontramos instrução sobre a Trindade (1:1-5), o segundo advento, vários aspectos da doutrina da salvação, julgamento, etc. Falta qualquer citação do Antigo Testamento

15 O poder da fé Paulo fala da operosidade da fé (Jesus: “em espírito e em verdade”), da abnegação, do amor e da firme esperança em nosso Senhor Jesus Cristo (1:3) A fé remove montanhas, o amor manifesta-se em negar a si mesmo em favor dos outros, no espírito de servo e a esperança necessita de raízes e alicerces bem fundos para segurar os perseguidos, como os novos cristãos de Tessalônica (Jasom e outros)

16 Dunamis, o poder do Espírito Santo
A pregação de Paulo em Tessalônica não de caracterizou somente em anunciar a mensagem do Evangelho, mas na manifestação do poder (dunamis – At 1:8) do Espírito

17 Modelos de crentes Os novos cristãos se tornaram imitadores de Paulo e do Senhor – assim se tornaram modelos para os cristãos na Macedônia e na Acaia (1:6,7); “Servirdes o Deus vivo” (1:9) usa a palavra grega “douloo” – “servir como escravo” por ter sido conquistado por Deus e comprado com o sangue do Filho

18 Filhos são livres da ira
Todos os que não conhecem a Deus e são desobedientes, são “filhos da ira”, mas os que pela graça foram resgatados, são filhos e livres da “ira vindoura”(1:10)

19 O amor de Paulo O amor profundo que Paulo tinha pelos Tessalonicenses se mostra em passagens como 2:8 e 2:17,18 Era tal o amor e vigília a favor dos Tessalonicenses que Paulo afirmou que vivia de novo quando recebeu boas notícias trazidas por Timóteo (3:8)

20 “ tornastes muito amados de nós” (1 Ts 2:8)
“diligenciamos com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente. Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho” (1 Ts 2:17,18)

21 Ação de satanás Satanás tem alguma liberdade de ação quando Deus o permite agir, como nesse caso em que barrou o caminho do apóstolo. O benefício é que, por causa disso, temos hoje as duas cartas aos Tessalonicenses

22 Tribulação Não devemos pensar que tribulação é necessariamente punição da parte de Deus; É algo que faz parte natural da experiência do cristão. Paulo tinha até predito que aconteceria (3:4)

23 A fé em prova “Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor” (3:5) mostra que tanto Deus como o demônio estão interessados na provação da fé (1 Pe 1:6,7). As finalidades é que são opostas

24 Deficiências Paulo estava ciente de algumas deficiências na fé dos irmãos em Tessalônica (3:10). No capítulo 4, ele escreve, exortando-os a buscarem a vontade de Deus na santificação sexual (4:3,4) Claramente, defraudar o irmão seria se prostituir ou adulterar, isto é, não possuir o próprio corpo em santificação (4:3-5)

25 Trabalho Outra deficiência deve ter sido que alguns irmãos pararam de trabalhar na expectativa da vinda próxima do Senhor (4:10,11). Paulo exorta os irmãos a trabalharem – isso é digno e supre as necessidades (4:11,12)

26 O arrebatamento Instrui sobre os irmãos que morreram (4:13-18);
Os que “dormem”, porque já morreram com Cristo, ressuscitarão primeiro Depois os vivos serão transformados e subirão todos juntos para encontrar com o Senhor no ar e assim estarmos com Ele para sempre.

27 Deus é Deus de vivos Novamente Paulo ensina que os mortos e os vivos gozam de comunhão e união com Cristo (5:10)

28 Submissão à liderança Paulo exorta os irmãos a que se submetam à direção dos líderes (pastores) “que trabalham entre vós e os que presidem no Senhor e vos admoestam” (5:12)

29 Profecias pessoais “Não apagueis o Espírito” (5:19) quer dizer não desprezar profecias (5:20) realmente vindas do Senhor; Mas como profecias podem vir de fonte humana ou demoníaca e não de Deus, têm que ser julgadas (5:21)

30 Bibliografia 1) Curso Intensivo de Teologia – Segundo Volume – Ministério IDE – Instituto de Discipulado por Extensão – Primeira Edição – Janeiro 2000 2) O Novo Dicionário da Bíblia – Edições Vida Nova – 2a. Edição – 1998 3) Dicionário Vine – Editora CPAD – 2a. Edição

31


Carregar ppt "PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google