A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livros Proféticos JEREMIAS E LAMENTAÇÕES José Adelson de Noronha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livros Proféticos JEREMIAS E LAMENTAÇÕES José Adelson de Noronha"— Transcrição da apresentação:

1 Livros Proféticos JEREMIAS E LAMENTAÇÕES José Adelson de Noronha

2 A Ordem de estudo no curso está sendo feita segundo a cronologia na história de Israel: 1) Jonas 2) Amós 3) Oséias 4) Isaías 5) Miquéias 6) Joel 7) Obadias 8) Naum 9) Sofonias 10) Habacuque 11) Jeremias 12) Lamentações

3 Recapitulando o contexto Profetas antes do Exílio Profeta AnoRei em JudáRei em Israel Jonas762 a.C Uzias (reto, mas soberbo. Ficou leproso)Jeroboão II (mau) Amós750 a.C Oséias740 a.CUzias e Jotão (reto, mas o povo praticava o mal) Jeroboão II, Zacarias (mau), Salum (mau), Menaém (mau) Isaías740 a 680 a.C Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés (mau. Arrependeu) Menaém (mau), Pecas (mau), Oséias (mau. Último rei). Miquéias727 a 710 a.C Joelindefinido Jotão, Acaz (mau), Ezequias (reto, o que mais se aproxima de Davi) Nenhum. O Reino do Norte havia sido tomado pelos assírios e o povo levado cativo em migração compulsória massiva. Outros povos foram trazidos para a terra, com outros deuses. A própria Assíria/Nínive estava para cair diante dos babilônios Obadias indefinido Indefinido. Talvez Manassés, Amom (mau) ou Josias (reto) Naum Sofonias630 a 625 a.C Rei Josias (reto,muito reto). Mas já era muito tarde. A nação estava para cair daí a algumas décadas HabacuqueEm torno de 607 Reis Joacaz (mau) e Jeoaquim (mau), ambos filhos de Josias Jeremias e Lamentações 625 a 586 a.C e 588 a.C Reis Josias, Joacaz, Jeoaquim, Zedequias, todos maus e filhos de Josias (muito reto) e rei Joaquim (mau) irmão de Josias. Queda de Jerusalém: 587 ou 586 a.C Nenhum. Também a Assíria/ Nínive já havia sucumbido à Babilônia assim como o Egito

4 Profeta Jeremias

5 Jeremias Tema: Servi ao Senhor! Tempo: a.C Autor: Jeremias, cujo nome significa O Senhor designa ou estabelece A chamada: Foi chamado por Deus ainda jovem e inexperi- ente (20 anos). Relutou muito, dava desculpa pela fala (assim como Moisés) mas aceitou quando viu que Deus o havia escolhido antes de nascer : Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações (Jr 1:5)

6 Foi profeta durante grande rebeldia e idolatria do povo, antes do cativeiro de Judá. Chamado o 'Profeta Chorão' pois sentia profundamente o peso do julgamento que Deus enviava sobre os pecados do povo. Mesmo profetizando castigo divino, angustiou-se pelo povo. Seu caráter e sua vida são mais conhecidos do que qualquer outro profeta. Obedecendo a Deus Jeremias não se casou. Sofonias e Habacuque profetizaram na mesma época de Jeremias.

7 Propósito do Livro: Alertar o povo quanto ao juízo vindouro sob os caldeus (babilônios) Enquanto o povo obedecia, eram abençoados. Quando o povo desobedecia, eram castigados. A maior parte do livro trata com a desobediência do povo. A mensagem era que só podiam ser aceitos por Deus se fossem redimidos por Cristo (Messias) que viria no Novo Testamento. É a mesma mensagem de hoje: arrependimento!

8 A dureza do coração do rei, dos sacerdotes e do povo: Rei Zedequias:... Endureceu a sua cerviz e tanto se obstinou no seu coração, que não voltou ao Senhor, Deus de Israel. Também todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam mais e mais as transgressões, segundo todas as abominações dos gentios; e contaminavam a casa que o Senhor tinha santificado em Jerusalém.

9 O Senhor, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria Morada. Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas, até que subiu a ira do Senhor contra o seu povo, e não houve remédio algum. (2 Cr 36:13-16)

10 O Caráter do Profeta Chamado de Profeta chorão, Jeremias não esconde suas fragilidades e seus conflitos interiores: Era atormentado por complexo de inferioridade, por dúvidas e falta de esperança; Lamenta a traição de seus amigos e familiares; Fazia indagações acerca do propósito de seu ministério, pois sua mensagem era tida pelo povo como amarga; Impacientava-se aguardando o cumprimento da Palavra de Deus;

11 O Caráter do Profeta Pediu que o Senhor se vingasse por ele dos seus oponentes; Queixou-se até de ter sido iludido por Deus; Amaldiçoou o dia em que nasceu. Em Jeremias, temos um extraordinário exemplo de que Deus não usa modelos tão elevados de homens que nós não possamos alcançá-los

12 O Fim Em três etapas (anos 7º., 18º. e 23º. do seu reinado) Nabucodonosor levou cativo grande parte do povo, especialmente os sacerdotes, os ricos e a nobreza de Judá. Jeremias foi deixado com o povo, sob proteção da guarda.

13 09 de Av O dia 09 de Av (07 de agosto) é especial para os judeus, pois nesse dia, em épocas diferentes, várias desgraças caíram sobre a nação: no ano 586 a.C. o Templo em Jerusalém foi completamente destruído pelas tropas de Nabucodonosor; no ano 70 d.C. o mesmo Templo, reconstruído por Esdras e reformado e ampliado por Herodes, o Grande, durante 46 anos, foi destruído pela 2ª vez, pelas tropas do General Tito, de Roma;

14 09 de Av No ano 135 d.C. os romanos destruíram o movimento de libertação Bar Kocheba, provocando definitivamente a dispersão dos judeus pelo mundo. Deus não tem compromisso com Templo, Igreja (templo ou denominação) ou religião, mas somente com nosso coração! Religião não salva ninguém!

15 Deus busca é arrependimento para salvação Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este ( Jr 7:4) Dai voltas às ruas de Jerusalém; vede agora, procurai saber, buscai pelas suas praças a ver se achais alguém, se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela (Jr 5:1)

16 O Pecado engana e destrói Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperada- mente corrupto; quem o conhecerá? (Jr 17:5,7,9)

17 Conhecer a Deus constitui a glória do homem Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas cousas me agrado, diz o Senhor (Jr 9:23,24)

18 Jesus, nossa Esperança Ó Senhor, Esperança de Israel! Todos aqueles que te dei- xam serão envergonhados; o nome dos se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas. Cura-me, Senhor, e serei curado, salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do Senhor? Que se cumpra! (Jr 17:13-15). Sublinhados meus. Cumprimento desta palavra em João 7:37 a 8:11

19 Orar, pedir, bater Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Invoca- me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes! (Jr 29:11-13 e 33:3).

20 Lamentações de Jeremias

21 Tema: Os sofrimentos de Jerusalém em 586 a.C. Tempo: 588 a.C. O Livro: Descreve a angústia que o pecado traz, em cinco lamentações. O crente tem, neste livro, a linguagem da sua própria confissão: auto-humilhação e invocação para perdão.

22 Estrutura Literária Os cinco poemas que compõem o livro de Lamentações são também chamados de Pentateuco da dor; Os poemas foram escritos de forma simétrica dentro da língua hebraica, formando cada capítulo com 22 versículos, de acordo com as letras do alfabeto hebraico; A exceção é o capítulo 3, que é composto de 66 versículos, que destina 3 versos para cada letra do alfabeto; O capítulo 5 não forma acróstico, provavelmente para dar maior liberdade ao profeta de expressar-se a Deus em oração.

23 Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor. (Lm 3:39,40)

24 Leitura pelos judeus Este livro é lido pelos israelitas anualmente, no dia 07 de agosto (9 de Av), que foi o dia em que o Templo foi destruído duas vezes em Jerusalém pelas tropas de Nabucodonosor e do general romano Tito. Assim como Jerusalém ficou assolada na retirada do povo, assim também ficará a terra na Grande Tribulação, quando a Igreja for arrebatada.

25 Esperança de auxílio pela misericórdia de Deus Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno. Minha alma, continuamente os recorda e se abate dentro de mim. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericór- dias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lm 3:19-23)

26 Promessa final Apesar do lamento que existe na terra dos viventes, há promessas maravilhosas na Bíblia Sagrada de que um dia toda lágrima será enxugada dos nossos olhos (Ap 21:4); No novo céu e na nova terra, profetiza Isaías:... E nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor (Is 65:19b)

27 GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO, o Fiel e Verdadeiro!

28 Download disponível no site:


Carregar ppt "Livros Proféticos JEREMIAS E LAMENTAÇÕES José Adelson de Noronha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google