A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livros Proféticos OBADIAS, NAUM, SOFONIAS e HABACUQUE José Adelson de Noronha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livros Proféticos OBADIAS, NAUM, SOFONIAS e HABACUQUE José Adelson de Noronha"— Transcrição da apresentação:

1 Livros Proféticos OBADIAS, NAUM, SOFONIAS e HABACUQUE José Adelson de Noronha

2 A Ordem de estudo no curso está sendo feita segundo a cronologia na história de Israel: 1) Jonas 2) Amós 3) Oséias 4) Isaías 5) Miquéias 6) Joel 7) Obadias 8) Naum 9) Sofonias 10) Habacuque 11) Jeremias 12) Lamentações

3 Recapitulando o contexto Profetas antes do Exílio Profeta AnoRei em JudáRei em Israel Jonas762 a.C Uzias (reto, mas soberbo. Ficou leproso)Jeroboão II (mau) Amós750 a.C Oséias740 a.CUzias e Jotão (reto, mas o povo praticava o mal) Jeroboão II, Zacarias (mau), Salum (mau), Menaém (mau) Isaías740 a 680 a.C Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés (mau. Arrependeu) Menaém (mau), Pecas (mau), Oséias (mau. Último rei). Miquéias727 a 710 a.C Joelindefinido Jotão, Acaz (mau), Ezequias (reto, o que mais se aproxima de Davi) Nenhum. O Reino do Norte havia sido tomado pelos assírios e o povo levado cativo em migração compulsória massiva. Outros povos foram trazidos para a terra, com outros deuses. A própria Assíria/Nínive estava para cair diante dos babilônios Obadias indefinido Indefinido. Talvez Manassés, Amom (mau) ou Josias (reto) Naum Sofonias630 a 625 a.C Rei Josias (reto,muito reto). Mas já era muito tarde. A nação estava para cair daí a algumas décadas Habacuque Em torno de 607 Reis Joacaz (mau) e Jeoaquim (mau), ambos filhos de Josias

4 Profeta Obadias

5 Nome significa servo do Senhor e era um nome comum em Israel; Obadias provavelmente profetizou quando o Reino do Norte já havia sito tomado, havendo apenas o Reino do Sul, sob o reinado de Manassés. Dirigiu sua mensagem especificamente a um povo estrangeiro, os edomitas.

6 Esquema do Livro Obadias é o menor livro do AT (1 capítulo) e, assim como Jonas e Naum, dirige sua mensagem a um povo estrangeiro, provando assim que Deus tem interesse em todos os povos, tanto para salvação, quanto para julgamento; O Senhor é Deus soberano sobre todas as famílias da terra.

7 Propósito do Livro de Obadias Manifestar a ira de Deus (o Dia do Senhor) contra os edomitas; Os edomitas são mencionados muitas vezes no AT e sempre demonstrando orgulho, soberba, ódio e violência contra o povo de Deus.

8 Obadias Os edomitas Descendentes de Esaú (irmão gêmeo de Jacó; filho de Isaque e Rebeca); Jacó foi mais esperto que Esaú, roubando-lhe a primogeni- tura e também a bênção de Isaque (com ajuda de Rebeca); Esaú guardou profunda mágoa de Jacó, a ponto de castigar os pais, casando-se com mulheres estrangeiras e também planejar a morte de Jacó.

9 Obadias Os edomitas Jacó teve que fugir para Padã Harã, terra de Rebeca e lá casou-se, tendo 12 filhos; Esaú foi morar longe dos pais, formando uma nova nação, Edom (significa vermelho); Quando Jacó volta, depois de 21 anos, Esaú demonstra tê- lo perdoado, porém seus descendentes parece que não perdoaram; Esse clima de ciúmes, mágoas e ódio jamais foi curado;

10 Obadias Os edomitas A inimizade dos edomitas com seus irmãos judeus, durou até o tempo do profeta Malaquias. Foram condenados severamente por vários profetas; Herodes, o grande, rei de Israel quando Jesus nasceu, era hidumeu (edomita); Tornaram-se sábios, orgulhosos e ufanavam-se da sua segurança geográfica por terem sua capital Sela (Petra) construída em fortificações naturais.

11 O Senhor aos edomitas, por intermédio de Obadias: Eis que te fiz pequeno entre as nações; tu és muito desprezado. A soberba do teu coração te enganou. Ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra? (Ob 1:2,3)

12 Obadias Petra Cidade situada a sudeste do Mar Morto, beneficiada por montanhas rochosas, com acesso por uma fenda entre as rochas; localizada em ponto estratégico de rota comercial que ligava o sul ao norte e parada obrigatória dos mercadores;

13

14

15 Obadias Petra Os israelitas, ao saírem do Egito, pediram passagem por Petra, mas foram impedidos pelo rei de Edom, obrigando-os a darem uma longa volta pelo deserto, por muitos anos;

16 Obadias Petra Petra perdeu seu esplendor e arrogância quando o comércio de especiarias foi, gradualmente, mudado de rota; A destruição profetizada veio a ser tão completa que só em 1812 foram descobertas as ruínas desta cidade. São cortadas na rocha sólida de colorido rosa e ficaram muito tempo escondidas nas áridas regiões ao sul do Mar Morto.

17

18

19 GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO, nossa fortaleza indestrutível!

20 Profeta Naum

21 O nome significa Consolador ou confortador. É derivado do verbo Arrepender-se; Naum é uma figura do Espírito Santo; Era chamado de elcosita, por ser da cidade de Elcos, na Judá; Não é citado nenhuma vez no NT, a não ser, talvez, na genealogia de Jesus (Lc 3:25);

22 Propósito e Esquema do Livro de Naum Tema: Nínive Cairá, Judá Será Vindicada O Livro: O livro de Naum é como se fosse uma seqüência do livro de Jonas, uns cem ou cento e cinquenta anos depois. Cap. 1, é um Salmo Caps. 2 e 3 são proféticos contra Nínive

23 Esquema do Livro O estilo de Naum é de poesia lírica de uma qualidade muito alta. Suas mensagens são vivas e impetuosas.

24 O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés! (Na 1:2)

25 Revelação em Naum dos três Segredos da Ação de Deus: Deus é longânimo; Deus é grande em força; Ao culpado não tem por inocente

26 Naum: Mensagem do Livro A mensagem é que Nínive será destruída. Essa profecia era um conforto ao povo de Deus pois os Ninivitas haviam escravizado o povo de Israel (reino do norte) e ameaçavam constantemente o reino do sul. Para que o povo de Deus, não perdesse o ânimo completamente, veio a profecia de Naum (2.1-2).

27 Naum: O destruidor sobre contra ti, ó Nínive! Guarda a fortaleza, vigia o caminho, fortalece os lombos, reúne todas as tuas forças! (Na 2:1) Não há remédio para a tua ferida; a tua chaga é incurável; todos os que ouvirem a tua fama baterão palmas sobre ti; porque sobre quem não passou continuamente a tua maldade? (Na 3:19)

28 Naum: Cumprimento da profecia: Nínive cai sob domínio da Babilônia Os assírios que viveram no tempo de Jonas já não existiam. Os novos voltaram à perversidade natural do povo; Os assírios que viveram no tempo de Jonas já não existiam. Os novos voltaram à perversidade natural do povo; Em 625 a.C. Nínive começou a declinar, à medida que os babilônios cresciam em poder. Em 606 a.C, um povo feroz conhecido como os um man-manda, tomou e destruiu a cidade! Em 625 a.C. Nínive começou a declinar, à medida que os babilônios cresciam em poder. Em 606 a.C, um povo feroz conhecido como os um man-manda, tomou e destruiu a cidade!

29 Naum Particularidade Profecia para nossos tempos: Os carros passam furiosamente pelas ruas e se cruzam velozes pelas praças; parecem tochas, correm como relâmpago (Na 2:4)

30 GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO, o nosso General!

31 Profeta Sofonias

32 Tema: O Dia do SENHOR Propósito: Chamar os piedosos a buscarem o Senhor antes do Dia do Juízo O Autor: O nome de Sofonias significa "O Senhor Escondeu" ou O Senhor Entesourou Sofonias era de linhagem real (tetraneto de Ezequias – o rei que mais se aproxima de Davi). Também o rei Josias era reto, muito reto.

33 Esquema do Livro As expressões "o dia do Senhor" e aquele dia são usadas mais vezes nestes três capítulos do que em qualquer outro profeta nos seus livros : sete vezes dia do Senhor e doze vezes aquele dia

34 Sofonias Juízos de Deus A Assíria já ocupou Israel no norte desde 721 a.C., e agora, uns 40 anos antes de Babilônia entrar em Judá, Sofonias profetiza aquela invasão (Sf 1.1-2:3). Ele fala dos juízos de Deus sobre as nações vizinhas: Quereteus, Filisteus, Moabitas, Etíopes, Assírios, Ninivitas E fala também sobre a cidade de Jerusalém (3.1-12).

35 Sofonias As Denúncias do Profeta O profeta alista os principais pecados praticados pela nação: Adoradores de Baal e de outras divindades cananéias; Adoradores da natureza, do sol, da lua e das estrelas; Os que abandonam deliberadamente a adoração divina e Os indiferentes que não se interessam em obedecer às exigências divinas

36 Sofonias Há outras queixas do profeta, como por exemplo, da- queles que tratam a Deus de modo deísta, isto é, crendo que Deus, depois de ter criado todas as coisas e leis uni- versais que as regulassem, foi cuidar de outros mundos: E há de ser que, naquele tempo, esquadrinhará Jerusalém com lanternas e castigarei os homens que estão assenta- dos sobre as suas fezes, que dizem no seu coração: O Senhor não faz bem nem faz mal (Sf 1:12)

37 Sofonias Exortação ao Arrependimento Sofonias pede arrependimento, de buscar ao SENHOR (2;3) que é o único caminho de ver a misericórdia de Deus. Revela que Deus tem até preparado um remanescente que servirá a Ele na santidade (3.12,13). Isso mostra o Seu desejo de ter o homem temendo-O e obedecendo-O em amor, com uma vida santa e separada.

38 Sofonias Profecias da Graça aos Gentios e da Segunda Vinda de Cristo Podemos ver a profecia da abertura do Evangelho para os gentios (3.9-11). No final do livro ( ) podemos ver uma profecia da segunda vinda de Cristo quando vem estabelecer o Seu reino milenar.

39 Sofonias Esperai, pois, a mim, diz o Senhor, no dia em que me levantar para o despojo; porque a minha resolução é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles fazer cair a minha maldição e todo o furor da minha ira; pois toda esta terra será devorada pelo fogo do meu zelo (Sf 3:8)

40 GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO, o Rei dos reis!

41 Profeta Habacuque

42 O nome significa "abraço, abraço amoroso É provável que fosse um levita e um músico (3.19);

43 Tema do Livro de Habacuque: Da Dúvida à Fé Com as práticas perversas, idólatras e, ainda assim, bem sucedidas dos gentios ao redor do povo de Deus, e o contínuo castigo de Deus ao Seu povo pelos seus pecados, Habacuque quase duvida da justiça de Deus:

44 Habacuque Não és tu desde a eternidade, ó Senhor, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó Senhor, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundastes para servir de disciplina. Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele? ( ).

45 Habacuque Mas Deus afirma a sua soberania e a inutilidade das forças de homem maligno (2.6-19) e por isso, cale-se diante dele toda a terra: O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra (2.20). Habacuque vendo, então, a grandeza de Deus, num lindo poema, renova a sua fé e confiança na justiça do SENHOR:

46 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. (HC 3:17-19)

47 Habacuque Mas o versículo chave do livro é o 2.4 citado em Rm 1.17; Gl 3.11 e Hb 10.38: Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé. (Hc 2:4)

48 Habacuque Particularidade Criação do outdoor: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo (Hc 2:2)

49 GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO, o autor da minha Salvação!

50 Download disponível no site:


Carregar ppt "Livros Proféticos OBADIAS, NAUM, SOFONIAS e HABACUQUE José Adelson de Noronha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google