A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É ESTRATÉGIA: HISTÓRICO, CONCEITO E ANALOGIA MBA- INOVAÇÕES ESTRATÉGIA EMPESÁRIAIS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E TÁTICAS DE NOGOCIAÇÕES PROFESSOR: FERNANDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É ESTRATÉGIA: HISTÓRICO, CONCEITO E ANALOGIA MBA- INOVAÇÕES ESTRATÉGIA EMPESÁRIAIS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E TÁTICAS DE NOGOCIAÇÕES PROFESSOR: FERNANDO."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É ESTRATÉGIA: HISTÓRICO, CONCEITO E ANALOGIA MBA- INOVAÇÕES ESTRATÉGIA EMPESÁRIAIS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E TÁTICAS DE NOGOCIAÇÕES PROFESSOR: FERNANDO QUEIROZ ACADÊMICOS: JOAO PAULO SANTOS KAROLINE CAVALCANTE

2 O QUE É ESTRATÉGIA: HISTORICO Um dos primeiros usos do termo estratégia foi utilizado há aproximadamente anos pelo estrategista chinês Sun Tzuo. O termo estratégia teve sua originalidade na área militar, no qual o general formulava suas estratégia para derrotar seus inimigos. Segundo MINTZBERG (1983), o termo estratégia assumiu o sentido de habilidade administrativa na época de Péricles (450 a.C.), quando passou a significar habilidades gerenciais (administrativas, de liderança, de oratória, poder).

3 O QUE É ESTRATÉGIA: HISTORICO No campo da Administração Empresarial o termo estratégia significa como as organizações podem ser competitiva no mercado. A estratégia teve várias fases e significados, evoluindo de um conjunto de ações e manobras militares para a disciplina do conhecimento administrativo.

4 OS DOIS ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA: CONTEÚDO E PROCESSO A alta administração através de seus executivos achavam que tinham boas idéias nas quais garantiam o sucesso e a sobrevivência da organização. Época que reinava a racionalidade do planejamento estratégico top-down. (de cima para baixo)

5 OS DOIS ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA: CONTEUDO E PROCESSO ESTRATÉGIA CONTEUDO PROCESSO -Idéias e suas inter-relações Diz respeito a ou sejas as intenções, dinâmica envolvida Articulações etc,,, na elaboração e implementação. influenciada pela cultura, clima etc.

6 O QUE É ESTRATÉGIA: ANALOGIA Quadro 1. Estratégia Militar e Estratégia Empresarial - Semelhanças por Origens das Idéias. Estratégia Militar Estratégia Empresarial 1- Definição clara de objetivos 1- Gerência por objetivos: idéia inaugurada por (ex. Clausewitz) Drucke (1952) e incorporada em diversas teorias 2- Visão além do campo de batalha e da guerra 2- Estratégia empresarial idéia apresentada por (ex. Clausewitz, Maquiavel) Ansoff (1965) visa a ampliação da visão do negócio. 3- Horizonte de tempo mais amplo 3- Diz respeito ao planejamento ao longo prazo (ex. Clausewitz); existente na administração (Fayol, Gulick), ou seja a idéia ao longo alcance da estratégia. 4- Flexibilidade planejada (ex. 4- Para Chandler 1962 a flexibilidade estrutural Napoleão, Mao Tsé-tung); depende da estratégia. 5. Comando e liderança efetivos (ex. 5- O comando e liderança é introduzida desde Clausewitz, Sun Tsu, e nos os tempos de Fayol e fundamentada em estudos sobre Alexandre da bases modernas. Macedônia e Átila-hunos).

7 O QUE É ESTRATÉGIA: CONCEITO Estratégia pode ser definida como uma busca constante para se obter vantagens competitivas no mercado. THOMPSON JR. e STRICKLAND III (2000) definem estratégia como sendo um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. (...) é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho. A formulação das estratégia nas organizações possibilita a competição das empresas em conquistar novos clientes e marcados.

8 O QUE É ESTRATÉGIA: CONCEITO Com a crescente turbulência do mercado globalizado e as evoluções as organizações tem que implementar estratégias para se adequar nas mudanças constantes como: evolução tecnológica, concorrência acirrada, globalização da economia, hábito do consumidor, desregulamentação do mercado etc...

9 O QUE É ESTRATÉGIA Uma ferramenta muito útil e utilizada nas organizações no seu planejamento estratégico é a análise de SWOT, que através dela podemos verificar nossos pontos fortes e pontos fracos, as ameaças e oportunidades.

10 O QUE É ESTRATÉGIA: ANALOGIAS A transposição do conceito de estratégia do sentido militar para a administração serviu para qualificar a amplitude da perspectiva, em escopo e tempo, que se fazia necessária a um mundo de mudanças crescentes. No que diz respeito às semelhanças, alguns princípios e idéias historicamente formulados para estratégia militar foram diretamente transpostos e incorporados à estratégia gerencial. Mostra a origem da aplicação das idéias de estratégia militar na área empresarial

11 O QUE É ESTRATÉGIA: ANALOGIA Quadro 1. Estratégia Militar e Estratégia Empresarial - Semelhanças por Origens das Idéias. Estratégia Militar Estratégia Empresarial 1- Definição clara de objetivos 1- Gerência por objetivos: idéia inaugurada por (ex. Clausewitz) Drucke (1952) e incorporada em diversas teorias 2- Visão além do campo de batalha e da guerra 2- Estratégia empresarial idéia apresentada por (ex. Clausewitz, Maquiavel) Ansoff (1965) visa a ampliação da visão do negócio. 3- Horizonte de tempo mais amplo 3- Diz respeito ao planejamento ao longo prazo (ex. Clausewitz); existente na administração (Fayol, Gulick), ou seja a idéia ao longo alcance da estratégia. 4- Flexibilidade planejada (ex. 4- Para Chandler 1962 a flexibilidade estrutural Napoleão, Mao Tsé-tung); depende da estratégia. 5. Comando e liderança efetivos (ex. 5- O comando e liderança é introduzida desde Clausewitz, Sun Tsu, e nos os tempos de Fayol e fundamentada em estudos sobre Alexandre da bases modernas. Macedônia e Átila-hunos).

12 O QUE É ESTRATÉGIA: ANALOGIA Foi devido a grande velocidade das mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e políticas que se teve as necessidades por parte das organizações em aplicar estratégia. Enquanto as estratégias militares estavam atenuadas em grandes constantes as estratégias organizações estavam nas variáveis, ou seja mudanças em alta velocidade (tecnologia, política e sociais)

13 O QUE É ESTRATÉGIA: ANALOGIA Principais Diferenças na Formulação - Estratégia Militar Clássica e Estratégia Empresarial Moderna ESTRATÉGIA MILITAR CLASSICA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL MODERNA 1- maior numero de constante e menor 2- menor numero de constante e maior Numero de variáveis numero de variáveis 2- Concentrada em um estrategista 2- concentra-se a estratégia organizacional 3- Baseada nas artimanhas, espertezas 3- Baseada nas habilidades e competências 4- Apresenta como uma arte 3- Apresenta tanto como arte como ciência

14 PESQUISA SOBRE ESTRATÉGIA: DO DISCURSO DOMINANTE A UMA NOVA NARRATIVA Com a globalização as nossas organizações tem que realizar o inter-câmbios com setores produtivos internacionais. Um mercado globalizado para as empresas é um mercado em que é preciso desenvolver estratégia para sobreviver diante da competitividade. Pois as pessoas estão cada vez mais consumistas, exigentes.

15 O DISCURSO DOMINANTE DA ESTRATÉGIA Whipp (1996) e Knights e Morgan (1991) consideram que a estratégia ocupa um lugar central nos estudos organizacionais e ainda é usada como forma de poder e quem define e controla as decisões que caminhos a empresa deve seguir. Há dois significados da palavra estratégia: 1º explora a origem militar 2º voltada para o alcance dos objetivos organizacionais

16 O DISCURSO DOMINANTE DA ESTRATÉGIA Para Ansoff (1977) o comportamento estratégico é o processo de interação das empresas com o seu ambiente. As mudanças ambientais, tecnológicas, acabam sendo vistas como oportunidades ou ameaças a serem vencidas.

17 UMA NOVA NARRATIVA DO DIRCURSO ESTRATÉGICO O estudo da estratégia por meio do discurso está além da visão interpretativa, está associado a estrutura esclarecedora conf. Reed (1996) ou seja, narrativa, que tem como base as análises do conhecimento do poder. Para knights e Morgan (1991), o discurso sobre estratégia é um campo do conhecimento e poder que define o que é um problema estratégico, quais os parâmetros para a sua solução e quem pode resolve-los.

18 CONCLUSAO Os estudos sobre estratégia é baseado na capacidade do individuo que realiza a gestão, são eles Administradores, Economistas, engenheiros, pois eles são o diferencial das organizações. No mundo globalizado elaborar uma estratégia competitiva e ganhar uma fatia no mercado. Por essa perspectiva, a analise dos discurso da estratégia organizacionais diante da globalização pode constituir um estudo mais aprofundado sobre o processo que passam os grupos empresariais brasileiros.

19 Referências Bibliográficas ANGELONI, Maria Terezinha, Estratégias, conceitos-definicoes.htmhttp://meuartigo.brasilescola.com/administracao/estrategia-origem- conceitos-definicoes.htm

20 Agradecemos pela atenção e muito obrigado!


Carregar ppt "O QUE É ESTRATÉGIA: HISTÓRICO, CONCEITO E ANALOGIA MBA- INOVAÇÕES ESTRATÉGIA EMPESÁRIAIS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E TÁTICAS DE NOGOCIAÇÕES PROFESSOR: FERNANDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google