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Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida.

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1 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida CONTEÚDO 04LACTENTES Avaliação nutricional

2 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Introdução Avaliação Antropométrica; Avaliação do Consumo Alimentar; Avaliação Bioquímica; Avaliação Clínica;

3 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação antropométrica Peso Estatura Perímetro Cefálico Perímetro Torácico Perímetro Braquial Circunferência de Cintura Circunferência de Quadril Dobras Cutâneas

4 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Poderoso preditor de sobrevivência infantil e imporante indicador de saúde materna, do estado nutricional antes e durante a gravidez e, ainda, de prognóstico de curso e longo prazos. Peso do recém-nascido de referência é de aprox g (masculino) e 3.400g (feminino), com uma altura de 50cm. ClassificaçãoPeso Peso normal3.000g a 4.000g Peso insuficiente2.500g a 3.000g Baixo peso<2.500g Peso muito baixo<1.500g Baixo peso extremo<1.000g Macrossomia>4.000g Classificação de Puffer & Serrano (1987)

5 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Importante diferenciar os motivos que levaram a criança a nascer de baixo peso: Prematuridade; Restrição no Crescimento Intra-Uterino (RCIU); Crianças constitucionalmente pequenas; Idade GestacionalClassificação 37 a 42 semanasRN de termo (RNT) < 37 semanasRN pré-termo (RNPT) > 42 semanasRN pós-termo

6 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Podemos ainda classificar os recém-nascidos de acordo com o percentil de adequação de seu peso ao nascer com a idade gestacional no momento do parto. Pequeno para a Idade Gestacional (PIG): < p10 Adequado para a Idade Gestacional (AIG): p10 – p90 Grande para a Idade Gestacional (GIG): > p90 O recém-nascido a termo e PIG pode ainda apresentar 2 classificações: Proporcional ou crônico: Baixo peso, mas proporcional em relação ao comprimento. Dificilmente recuperará os padrões de referência. Desproporcional ou agudo: Baixo peso, mas desproporcional em relação ao comprimento. Pode recuperar os padrões de referência.

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8 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Logo após o nascimento a criança perde de 5 a 10% do peso do nascimento; Nos primeiros 6 meses espera-se ganho de peso maior que 20g/dia; No segundo semestre, 15g/dia; No primeiro ano de vida a criança aumenta 25cm Índice de Rohrer pode ser utilizado para avaliar o estado nutricional do recém-nascido. Se o índice for menor que 2,0, considera-se o recém-nascido desnutrido. Índice de Rohrer = Peso (g) / Estatura (cm) 3 x100 Crianças prematuras devem ser avaliadas até 1 ano, descontando-se as semanas de prematuridade;

9 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida As curvas de crescimento são parâmetros internacionalmente aceitos para avaliar se o crescimento das crianças está seguindo um padrão de normalidade. Foram refeitas em 2006, através de estudos multicêntricos, incluindo o Brasil, através da coorte de Pelotas/RS. Apresentação em Percentil ou Escore-Z; Curva de Peso para Idade (P/I); Curva de Estatura ou Comprimento para Idade (E/I ou C/I); Curva de Peso para Estatura ou Comprimento (P/E ou P/C); Curva de IMC para Idade (IMC/I);

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12 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Crianças menores de 5 anos devem ser avaliadas pelas seguinte curvas: Estatura ou Comprimento para Idade; Peso para Idade Peso para Estatura ou Comprimento; IMC para Idade

13 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Estatura/Comprimento para Idade: Muito baixa estatura para idade:

p 97 ou >Escore-Z +2 Não é o índice antropométrico mais indicado para avaliar excesso de peso entre crianças. Recomenda-se a utilização do IMC para Idade ou Peso para Comprimento/Estatura.

14 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Peso para Estatura/Comprimento e IMC para Idade: Magreza acentuada:

p 85 e p 97 ou >Escore-Z +1 e Escore-Z +2 Sobrepeso: >p 97 e p 99,9 ou >Escore-Z +2 e Escore-Z +3 Obesidade: >p 99,9 ou >Escore-Z +3

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16 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação do consumo alimentar Importância de avaliar o processo de lactação e amamentação; Tipo de aleitamento materno; Número de mamadas; Horário das mamadas; Tempo de cada mamada; Manejo da amamentação; Quantidade de fraldas molhadas; Características das evacuações; Presença de cólicas, sonolência, irritabilidade na criança; Presença de água, chás, sucos ou alimentos na dieta da criança; Tipo de leite utilizado e sua diluição; Utensílios utilizados; Formas de preparo das comidas; Higienização dos alimentos e utensílios;

17 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação do consumo alimentar Importante combinar métodos de avaliação de consumo alimentar: Recordatório 24 horas (qtd/qld); Dia habitual (qtd/qld); Registro alimentar (com características da criança em cada refeição/mamada) (qtd/qld); Questionário de frequência alimentar (qld). Difícil calcular quanto é o consumo energético e de nutrientes provenientes do leite materno; Cálculo de energia e demais nutrientes de outros alimentos;

18 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Faixa Etária (dias) Nº de mamadasVol. ingerido/dia (g) 0 – 15 dias12, – 45 dias11, – 75 dias12, – 105 dias12, – 135 dias11, – 165 dias9, – 195 dias7, – 225 dias7, – 255 dias6,78488 > 255 dias6,28452

19 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Composição do leite materno (100ml) Energia: 65,0 Kcal Proteína: 1,1g Lipídio: 3,8g Carboidrato: 7,0g Vitamina A: 60mg Vitamina D: 2,2mcg Vitamina C: 4,3mg Folato: 5,2mcg Vitamina B12: 0,03mcg Cálcio: 34mg Fósforo: 14mg Ferro: 0,05mg Água: 87ml

20 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Leite materno x Alimentação complementar Energia proveniente do Leite Materno Energia necessária dos alimentos complementares Ingestão de Leite Materno Faixa EtáriaBaixaMédiaAltaBaixaMédiaAlta 0 – 2 meses – 5 meses – 8 meses – 11 meses – 23 meses

21 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação bioquímica Proteína total: 6,1 a 7,9 g/dL Albumina sérica: 3,9 a 5,0g/dL Cálcio (ionizado) sérico: 4,8 a 4,92mg/dL ou 2,24 a 2,46mEq/L Cálcio total: 8,8 a 10,8mg/dL Sódio: 138 a 145mmol/L Nitrogênio uréico: 5 a 18mg/dL Betacaroteno: 20 a 70mcg/dL Zinco: 64 a 118mcg/dL Colesterol total: 45 a 182mg/dL Colesterol HDL: 35 a 84mg/dL Colesterol LDL: 60 a 140mg/dL (H) e 60 a 150mg/dL (M) Triglicerídios: 30 a 86mg/dL (H) e 32 a 99mg/dL (M) Creatinina: 0,2 a 0,4mg/dL Eritrócitos: 3,7 a 5,3 milhões de cel/mm 3 Glicose: 40 a 60mg/dL (1 dia); 50 a 90mg/dL (>1 dia); 60 a 100mg/dL (cça)

22 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação bioquímica TTGO (mg/dL – 1,75g/kg de peso ideal): Jejum: 70 a 105mg/dL 126mg/dL (DM) 60 min: 120 a 170mg/dL 200mg/dL (DM) 90 min: 100 a 140mg/dL 200mg/dL (DM) 120 min: 70 a 120mg/dL 200mg/dL (DM) Fosfatase: 145 a 420U/L Hemoglobina: 9,0 a 14,0g/dL (2 meses) Hb glicosilada: 2,1% a 7,7% do total de Hb VCM: 70 a 86fL HCM: 23 a 31pg Hematócrito: 35 a 45% Ferritina: 50 a 200mcg/L (2 a 5 meses); 7 a 140mcg/L (6 meses ou mais) Transferrina: 95 a 385mg/dL Ferro: 22 a 184mcg/dL TIBC (capacidade total de ligação do ferro): 100 a 400mcg/dL

23 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação bioquímica Quando solicitar os exames? Quais exames podem ser solicitados pelo nutricionista? De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) número 306/2003 e com a Lei número 8.234, de 17 de setembro de 1991, o nutricionista pode solicitar exames laboratoriais necessários à avaliação, à prescrição e ao acompanhamento da evolução nutricional do cliente-paciente. Porém, segundo o CFN, o nutricionista deverá considerar o cliente-paciente globalmente, respeitando suas condições clínicas, individuais, sócio- econômicas e religiosas, desenvolvendo a assistência integrada junto à equipe multiprofissional; considerar diagnósticos, laudos e pareceres dos demais membros da equipe multiprofissional, definindo com estes, sempre que pertinente, outros exames laboratoriais; atuar considerando o cliente-paciente globalmente, desenvolvendo a assistência integrada à equipe multidisciplinar; respeitar os princípios da bioética; solicitar exames laboratoriais cujos métodos e técnicas tenham sido aprovados cientificamente.

24 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação bioquímica Se o parâmetro avaliado vier alterado, o nutricionista terá competência e habilidade para intervir no resultado? Qual a real necessidade de se saber os valores do exame? Saber o resultado do exame fará com que a conduta seja diferente? Avaliar necessidade, custo e agressão!

25 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação clínica Algumas avaliações são de competência do nutricionista, outras o nutricionista precisa conhecer para compreender o quadro de saúde do lactente. Aspectos investigados na avaliação do lactente: Avaliação do tônus Padrão postural Reações e reflexos Atividade espontânea Motricidade fina Avaliação sensorial (visão, audição) Linguagem Comportamento social

26 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação clínica Avaliação clínica do recém-nascido (Apgar) Sinal012 Batimentos cardíacos (min) Ausente< de ou + RespiraçãoAusenteIrregularRegular Resposta reflexa a estímulo Sem respostaGemidoChoro forte horo Cor da peleCianótico ou pálidoCorpo rosado e cianose das extremidades Rósea Atividade motoraAusenteFlexão discreta das extremidades Movimentação ativa

27 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação clínica Índice Apgar Classificação 8 a 10RN normais / não-deprimidos 5 a 7RN levemente deprimidos 3 a 5RN moderadamente deprimidos 0 a 2RN gravemente enfermos

28 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação clínica Procedimentos recomendados na avaliação clínica do recém- nascido: Avaliação dos reflexos Orais: sucção, busca ou procura, mordida e deglutição; Manobra do degrau: reação de apoio placing, retificação do tronco e marcha reflexa; Preensão palmo-plantar; Reflexo de Moro; Reflexos plantares; Reflexo de Galant, dentre outros Avaliação da motricidade fina (preensão reflexa) Teste da função visual (reação a luz e reflexos) Teste da função auditiva (reação a estímulos sonoros) Teste de linguagem (choro alto e sons laríngeos)

29 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação clínica Idade (Meses) Decúbito Ventral Suspensão Ventral Decúbito DorsalVisual / SocialReflexos 0 Gira a cabeça, toca a superfície com o nariz Flexionado em torno da mão que o sustenta Geralmente flexionados Prefere contornos faciais; move-se na direção do som Moro, Marcha, etc 1 Gira a cabeça sem tocar a superfície com o queixo Mantém a cabeça no plano do corpo Cabeça cai para traz se puxado para sentar Olha pessoas, segue objetos em movimento, sorri Reflexos persistem 2 Levanta a cabeça e peito Sustenta a cabeça no plano do corpo Cabeça cai para traz se puxado para sentar; segue objetos em movimento Sorri em contato social, responde a vozes Reflexos persistem 3 Levanta a cabeça e peito, com os braços estendidos Levanta cabeça acima do plano do corpo, com as pernas estendidas Alcança objetos, pode falhar em pegá-los, controle parcial da cabeça Ouve músicas; emite sons vocábulos Alguns reflexos neonatais podem começar a desaparecer

30 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação clínica Idade (Meses) Decúbito Ventral Decúbito Dorsal Sentado / Em pé ManipulaçãoSocial 4 Sustenta a cabeça no plano vertical, pernas estendidas Postura simétrica dominante, mãos na linha média; pega objetos e leva à boca Cabeça firme; senta-se com suporte do tronco Sorri alto; manifesta desagrado quando o contato social é rompido 6Gira o corpo Senta-se com apoio, costas curvas Vira o corpo para alcançar objeto; pega e transfere objetos Prefere a mãe; emite sons vocálicos

31 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação clínica Idade (Meses) Sentado / Em pé LocomotorManipulaçãoCognitivo Social / Linguagem 9 Senta sem apoio e mantém tronco reto Rasteja ou engatinha Movimentos de pinça com ajuda Alerta ao som do próprio nome; descobre objetos escondidos Acena tchau, emite sons repetitivos; bebe de copo 12 Pode ficar em pé sem ajuda; dá alguns passos Caminha ajudado pela mão de outra pessoa Movimentos de pinça; pega bolinhas e coloca dentro da garrafa Emprega 1 ou mais palavras com significado além de mama/dada É capaz de jogar bola; ajusta a postura para vestir

32 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Avaliação clínica Idade (Meses) LocomotorManipulaçãoLápis / PapelSocial / Linguagem 15 Anda sem ajuda; sobe escadas engatinhando Monta torre de 3 cubos Desenha linha; rabisca imitativamente Indica desejos apontando 18 Corre com o corpo rígido; senta em cadeira pequena; desce escada seguro por uma das mãos Monta torre de 4 cubos Rabisca imitativamente Alimenta-se sozinho; procura ajuda; vocabulário de 10 palavras; aprende a dizer não; dá nome a desenhos; identifica 1 ou mais partes do corpo 24 Corre bem; sobe e desce escadas passo a passo; abre portas; pula Monta torre de 7 cubos; tira cadarço do sapato Imita risco vertical e rabisco circular Manuseia bem a colher; ajuda a se despir; ouve histórias com desenhos; vocabulário de 30 a 50 palavras


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