A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUBOS SONOROS. São tubos que, ao serem soprados, fazem a coluna de ar interna vibrar, havendo a produção de som. Apresentam freqüências naturais de vibração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUBOS SONOROS. São tubos que, ao serem soprados, fazem a coluna de ar interna vibrar, havendo a produção de som. Apresentam freqüências naturais de vibração."— Transcrição da apresentação:

1 TUBOS SONOROS

2 São tubos que, ao serem soprados, fazem a coluna de ar interna vibrar, havendo a produção de som. Apresentam freqüências naturais de vibração que dependem do comprimento do tubo e de suas extremidades. A onda formada é estacionária. Para fins didáticos, usamos ondas transversais.

3 Em ondulatória os harmônicos são componentes de ondas complexas. É um múltiplo inteiro da freqüência da onda. Por exemplo, se a freqüência é f, os harmônicas possuem as freqüências 2f, 3f, 4f, etc.

4

5 Tubo aberto nas duas extremidades: Tubo aberto numa extremidade e fechado na outra:

6 Em extremidades abertas, a onda começa ou termina em ventre (aberta). Em extremidades fechadas, a onda termina em nó (fechada).

7

8 1º harmônico: 2º harmônico: ll

9 3º harmônico: 4º harmônico: Concluímos que para um harmônico n, temos: ll

10 1º harmônico: 3º harmônico: ll

11 5º harmônico: Concluímos que para um harmônico n, temos: Notamos que em tubos fechados existem somente harmônicos ímpares. l

12 EXERCÍCIOS

13

14

15 X

16

17

18


Carregar ppt "TUBOS SONOROS. São tubos que, ao serem soprados, fazem a coluna de ar interna vibrar, havendo a produção de som. Apresentam freqüências naturais de vibração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google