A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

17/1/2014 Tema da aula: Gênero e Trabalho. 17/1/2014 Isso nos faz pensar... Porque, ainda que a mulher esteja em número maior do que os homens na população,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "17/1/2014 Tema da aula: Gênero e Trabalho. 17/1/2014 Isso nos faz pensar... Porque, ainda que a mulher esteja em número maior do que os homens na população,"— Transcrição da apresentação:

1 17/1/2014 Tema da aula: Gênero e Trabalho

2 17/1/2014 Isso nos faz pensar... Porque, ainda que a mulher esteja em número maior do que os homens na população, ela compõe o menor número de empregados? Porque a mulher, ainda que tenha maior grau de instrução do que homens, tem ocupado posições inferiores? Porque a mulher tem recebido menos para exercer as mesmas funções que os homens? Será que essa questão pode ser respondida sociologicamente?

3 17/1/2014 Como a Sociologia pode nos ajudar a compreender essa situação? Divisão sexual do trabalho: 1893 – A divisão sexual do trabalho nas sociedades tradicionais em A Divisão do Trabalho Social – E. Durkheim

4 17/1/2014

5

6 Como a Sociologia pode no ajudar a compreender essa situação ? Conceito de identidade de Gênero. Desenvolvido pelos movimentos feministas (data?) numa tentativa de desnaturalizar as relações estabelecidas entre homens e mulheres. Podemos perceber que determinados comportamentos podem ou não ser adequados a uma pessoa dependendo se ela homem ou mulher. Isso nos sugere que alguns comportamentos não veem de nossa personalidade, mas são construídos e reforçados socialmente.

7 17/1/2014 Identidade de gênero: o caráter social dos comportamentos ditos de homens ou de mulheres COMPORTAMENTO BIOLÓGICAMENTE DETERMINADO Pertence ao SEXO e é estudado pela BIOLOGIA Ex: Mulheres: menstruação Homens: engrossamento da voz na puberdade COMPORTAMENTO SOCIALMENTE CONSTRUÍDOPertence ao GÊNERO e é estudado pelas CIÊNCIAS SOCIAIS Ex.: Mulheres: meninas brincam de boneca Homens: meninos brincam de carrinho

8 17/1/2014 Retomando as questões... O conceito de divisão sexual do trabalho nos auxilia a pensar como há uma distribuição diferenciada de homens e mulheres no mercado de trabalho, e que tal distribuição que a principio parece algo tão natural, na verdade é construída e reforçada socialmente. O conceito de gênero neste caso complementa o conceito de divisão sexual do trabalho, pois demonstra que a diferenciação de homens e mulheres ocorre a partir de caracterizações sociais que definem comportamentos e atitudes adequadas a cada sexo.

9 17/1/2014 Um exercício de estranhamento

10 17/1/2014

11

12 Observe nas fotos os aspectos que formam a feminilidade e a masculinidade e produza um texto refletindo sobre esses processos, procurando utilizar como referência a discussão em sala.

13 17/1/2014 Bibliografia Heleieth Saffioti, (Socióloga aposentada da UNESP) - A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Editora Vozes, Cássia Maria Carloto (Assistente Social, professora do Departamento de Serviço Social da UEL, doutora em Serviço Social pela PUC-SP) - Helena Hirata (Livre docente brasileira na Universidade de Versailles) e Danièle Kergoat (Socióloga francesa) - 2.pdf 2.pdf


Carregar ppt "17/1/2014 Tema da aula: Gênero e Trabalho. 17/1/2014 Isso nos faz pensar... Porque, ainda que a mulher esteja em número maior do que os homens na população,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google