A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele."— Transcrição da apresentação:

1 O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.

2 João ia vestido de pêlo de camelo e só comia o que encontrava no deserto. Pregava: Preparai o caminho do Senhor.

3 Acudiam muitos a escutá-lo e arrependiam-se dos seus pecados
Acudiam muitos a escutá-lo e arrependiam-se dos seus pecados. João baptizava-os no rio.

4 Jesus também veio de Nazaré ao rio Jordão para ser baptizado por João.

5 Depois, Jesus retirou-se para o deserto durante quarenta dias para jejuar e fazer penitência.Aí,foi tentado pelo diabo.

6 O tempo de quaresma é um tempo de conversão e penitência
O tempo de quaresma é um tempo de conversão e penitência. Começa na quarta feira de cinzas e dura quarenta dias. Acaba quando começa a Semana Santa.

7 Quarta feira de Cinzas Os cristãos recebem na fronte ou na cabeça o sinal da cinza no começo da Quaresma.

8 As cinzas Na procissão do domingo de Ramos benzem-se as palmas e ramos de oliveira com que acompanhamos Jesus na sua entrada triunfal em Jerusalém. Guardamos algumas palmas e ramos para queimar no ano seguinte. Assim, obtemos a cinza, que –depois de benzida – nos impõem no início da Quaresma.

9 “sou pó e cinza” Na primeira página da Bíblia conta-se que “Deus formou o homem com pó da terra”. Isso é o que significa o nome de “Adão”. Deus recorda-lhe então que será pó da terra, “pois dela foste feito” (Gn 3,19). Significa que não somos nada comparados com o Criador. Mas Abraão dizia: “Embora seja pó e cinza, atrevo-me a falar ao meu Senhor” (Gn 18,27).

10 atitude de humildade “Humildade” vem de humus: “terra”: “pó e cinza são os homens” (Si 17,32). A cinza significa também o sofrimento, o luto, o arrependimento. É, pois, sinal de dor e de penitência. Ao receber a cinza, mostro aos outros que quero fazer penitência pelos meus pecados.

11 Jesus retirou-se para orar, no deserto
O deserto é um lugar despovoado, seco, onde quase não há vegetação e falta a água. Jesus foi orar e jejuar. Significa: abandono e solidão exterior e interior, para encontrar-se com Deus. Jesus quis preparar assim o seu ministério público.

12 espaços de silêncio e solidão
O “deserto” requer a coragem dos humildes, dos que não têm medo de voltar a começar... Cada cristão deve procurar, em cada dia, espaços de silêncio e solidão para se encontrar consigo mesmo e com Deus, e descobrir que estamos longe do que Deus espera de nós.

13 Os quarenta dias Moisés e Elias estiveram quarenta dias no deserto. Israel, quarenta anos, em peregrinação até à terra prometida. Significa: tempo da prova a que Deus submete o povo. É também “hoje”: tempo propício para escutar a voz de Deus e não endurecer o coração. O nosso trato com Deus necessita de um “espaço” adequado (o deserto como lugar de silêncio), e de um “tempo” oportuno e concreto, “suficiente” para escutar, através da nossa consciência, a Sua voz de Pai que corrige e consola ao mesmo tempo.

14 O jejum Juntamente com o deserto e a oração, o jejum ajuda-nos a fazer penitência, para rever a nossa vida e procurar sinceramente a Deus. Os que se retiram para o deserto para se encontrarem com Deus, jejuam. Jejuar é abster-se de comida e bebida. É símbolo e expressão de uma renúncia a tudo o que nos impede de realizar em nós o projecto de Deus.

15 frente da televisão, trabalhar melhor, ajudar os outros, etc.
O jejum Jejuar é também: falar menos, não gastar em coisas desnecessárias ou caprichos, perder menos tempo em frente da televisão, trabalhar melhor, ajudar os outros, etc. Está unido à esmola, a ser generosos com os outros. Se jejuássemos só para sofrer ou demonstrar que somos fortes, estaríamos desvirtuando a sua verdadeira finalidade.

16 Com a Quaresma dedicamos 50 dias a preparar a Páscoa de Jesus
FIM Com a Quaresma dedicamos 50 dias a preparar a Páscoa de Jesus


Carregar ppt "O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google