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Encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida Como lidamos com as prescrições de conduta: ˃se aceitamos de forma.

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1 Encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida Como lidamos com as prescrições de conduta: ˃se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos ˃até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis à vida ética ou moralmente correta Uma intervenção pautada na ética visa a liberdade e autonomia do indivíduo e não a sua submissão a um moral repressor e mantedor de desigualdades

2 » A moral é parte da vida concreta. » Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos. » Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores consagrados. » Estes podem, eventualmente, ser questionados pela ética. Uma pessoa pode ser moral (segue os costumes até por conveniência), mas não necessariamente ética (obedece a convicções e princípios)

3 O conselheiro tutelar não tem código de ética própria. Código de Ética Profissional do assistente social: A democracia é tomada como valor eticopolítico central, na medida em que é o único padrão de organização político-social capaz de assegurar a explicitação dos valores essenciais da liberdade e da equidade.

4 » @s usuari@s » As instituições » Outr@s profissionais » Entidades de categoria e outras organizações da sociedade civil » A justiça

5 » Art. 5º São deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as: a- participação efetiva; b- plena informação; c- democratizar as informações e o acesso aos programas; d- devolver as informações colhidas; e- informar sobre a utilização de materiais de registro audiovisual e pesquisas; f- fornecer informações concernentes ao trabalho desenvolvido; g- desburocratizar a relação com os/as usuários/as, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados; h- esclarecer sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.

6 a- exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do/a usuário/a de participar e decidir livremente sobre seus interesses; b- aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-usuário/a, para obter vantagens pessoais ou para terceiros; c- bloquear o acesso dos/as usuários/as aos serviços oferecidos pelas instituições, através de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos.

7 I- usar da função em benefício próprio; II- romper sigilo em relação aos casos analisados; III - manter conduta incompatível com o cargo que ocupa ou abusando da autoridade que lhe foi conferida; IV - recusar-se a prestar atendimento ou omitir-se a isso; V - aplicar medida de proteção contrariando a decisão colegiada; VI - deixar de comparecer no plantão e no horário estabelecido; VII - exercer outra atividade, incompatível com o exercício do cargo, nos termos desta Lei. VIII - receber, em razão do cargo, honorários, gratificações, custas, emolumentos, diligências;

8 O sigilo protegerá o/a usuário/a. Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário. A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/ausuário/a, de terceiros/as e da coletividade. A revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.

9 No Conselho Tutelar, os conselheiros devem ser apenas conselheiros. Não religiosos ou militantes partidários. Precisam ser pessoas capazes de trabalhar respeitando as visões e entendimentos das pessoas que vão até os conselhos buscar ajuda.

10 » QUE ABORDAGEM PROFISSIONAL ADOTAR? » Competente no trata da questão » Comprometido com a causa da infância » Liberto de reticências psicológicas » Competência só se adquire estudando » Compromisso só se adquire recusando banalização da violência e cultivando a indignação e participação » Libertação de reticências psicológicas so se adquire através de autocritica permanente

11 » Ódio » Vingança » A vítima pediu para ser abusada » Indiferença » Descrença » Pieguice » Ambivalência » Incômodo

12 » Trabalham sozinhos e sem apoio » Estabelecem um processo de convivência com a família a fim de evitar a discussão dos verdadeiros problemas » Intervem sem um referencial teórico que suporta sua ação » Mantem um otimismo irreal, contra todas as evidências » Identificam-se demasiadamente com as famílias, perdendo de vista o significado dos padrões de comportamente familiar, focalizando apenas acontecimentos isolados e crises » Evitam reconhecer e lidar com seus sentimentos e valores pessoais » Evitam contatos com a vítima e/ou família por receios infundados em termos de sua segurança pessoal

13 » Acreditem sempre na criança num primeiro momento e continuem a acreditar até que evidências muito fortes o desaconselham » Tenham como compromisso fundamental proteger a criança ou adolescente vítima e todas as demais crianças adolescentes eventualmente presentes no contexto da violência » A atuação para interromper o cíclo de violência doméstica deve ter como alvo a família em sua dinâmica interna e externa » Não deixem que suas próprias cognições e emoções – especialmente no terreno sexual – distorçam o processo de atendimento » Saibam atuar cooperativamente evitando cair nas tentações do individualismo e da onipotência

14 » SABER = conhecimento teórico » SABER FAZER= conhecimento e capacidade prática » SABER DIVIDIR = capacidade de atuar em equipe » SABER SER = questão ética; acreditar


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