A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis de energia.

4 A teoria de Bohr fundamenta-se nos seguintes postulados: Os elétrons descrevem órbitas circulares estacionárias ao redor do núcleo, sem emitirem nem absorverem energia.

5

6 Fornecendo energia (elétrica, térmica,....) a um átomo, um ou mais elétrons a absorvem e saltam para níveis mais afastados do núcleo. Ao voltarem as suas órbitas originais, devolvem a energia recebida em forma de luz (fenômeno observado, tomando como exemplo, uma barra de ferro aquecida ao rubro).

7

8

9 De acordo com Max Planck (1900), quando uma partícula passa de uma situação de maior para outra de menor energia ou vice-versa, a energia é perdida ou recebida em "pacotes" que recebe o nome de quanta (quantum é o singular de quanta). De acordo com Max Planck (1900), quando uma partícula passa de uma situação de maior para outra de menor energia ou vice-versa, a energia é perdida ou recebida em "pacotes" que recebe o nome de quanta (quantum é o singular de quanta).

10 O quantum é o pacote fundamental de energia e é indivisível. Cada tipo de energia tem o seu quantum. A Teoria Quântica permitiu a identificação dos elétrons de um determinado átomo, surgindo assim os "números quânticos O quantum é o pacote fundamental de energia e é indivisível. Cada tipo de energia tem o seu quantum. A Teoria Quântica permitiu a identificação dos elétrons de um determinado átomo, surgindo assim os "números quânticos ".

11 Modelo Atômico de Sommerfeld (1916) Ao pesquisar o átomo, Sommerfeld concluiu que os elétrons de um mesmo nível, ocupam órbitas de trajetórias diferentes (circulares e elípticas) a que denominou de subníveis, que podem ser de quatro tipos: s, p, d, f.

12

13 O elétron é uma partícula ou onda?

14 De acordo com Einstein: E = m c 2 De acordo com Max Planck: E = h ν = h c / λ

15 Juntando as duas expressões: hc / λ = mc 2 Que pode ser reescrita por: h / λ = mc Ou λ = h / mc

16 Princípio da Dualidade de De Broglie Principio da Incerteza de Heisenberg

17 Teoria da Mecânica Ondulatória Em 1926 Erwin Shrödinger formulou uma teoria chamada de "Teoria da Mecânica Ondulatória" que determinou o conceito de "orbital". Em 1926, Erwin Shrödinger formulou uma teoria chamada de "Teoria da Mecânica Ondulatória" que determinou o conceito de "orbital".

18 Orbital é a região do espaço ao redor do núcleo onde existe a máxima probabilidade de se encontrar o elétron. Orbital é a região do espaço ao redor do núcleo onde existe a máxima probabilidade de se encontrar o elétron.

19 O orbital s possui forma esférica......

20 e os orbitais p possuem forma de halteres

21 Principio da Exclusão de Pauli Em um orbital podemos encontrar, até no máximo, dois elétrons com spins contrários.

22 Logo: Subnível s: 1 orbital com 2 elétrons. Subnível p: 3 orbitais, resultando em 6 elétrons. Subnível d: 5 orbitais, resultando em 10 elétrons. Subnível f: 7 orbitais, resultando em 14 elétrons.

23 Então: Camada K (nível 1) – subnível s Camada L (nível 2) – subníveis s e p Camada M (nível 3) – subníveis s, p e d Camada N (nível 4) – subníveis s, p, d e f Camada O (nível 5) – subníveis s, p, d e f Camada P (nível 6) – subníveis s, p e d Camada Q (nível 7) – subníveis s e p

24 Diagrama de Pauling 1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 4p 4d 4f 5s 5p 5d 5f 6s 6p 6d 7s 7p 1s 2 = 2 elétrons no 1º nível, subnível s

25 VAMOS EXERCITAR?


Carregar ppt "1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google