A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO"— Transcrição da apresentação:

1 EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO
UNIDADE II EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO

2 CAPÍTULO I – A VIDA E A OBRA DE TIAGO
“PRATICANTES” – A lei de Cristo para a vida diária encontra-se nesta palavra.”Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes “. Tiago 1.22 1.1 – A AUTORIA DA EPÍSTOLA Há 4 TIAGOS na Bíblia – 1 – Tiago, o filho de Zebedeu – chamado a ser um seguidor de Jesus, cedo no ministério – Marcos – “E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes”. Junto com JOÃO e PEDRO, tornou-se um dos apóstolos mais íntimos de Jesus. 2 – Tiago, o filho de Alfeu – Também um dos doze, mencionado apenas na lista dos apóstolos e ( possivelmente ) em Marcos 15.40, como Tiago, o menor.

3

4 3. Tiago, o pai de Judas – Este Judas não é o Iscariotes – leia João – e é identificado como um dos doze, em Lucas – veja também Atos 1.13 – e provavelmente deva ser relacionadoao nome TADEU em Mateus 10.3 e Marcos 3.18. 4. Tiago, “ o irmão do Senhor” – Gálatas 1.19 – Os irmãos de Jesus não creram nele durante seu ministério terreno – João 7.5 – confere com Marcos 6.3 – mas Tiago chegou cedo a uma posição de proeminência na igreja de Jerusalém – Atos – – – Gálatas 2. 9. Linha de Jerônimo – hieronímico – José teria tido uma esposa antes de Maria ou eram primos. Linha de Helvídio – helvídico – irmão mais novo de Jesus. ‘ADELPHOS’ – GREGO. 1.2 – DATA DA EPÍSTOLA – anterior ao ano 47 a.C. – Por que ? O encontro entre Tiago e Paulo ainda não havia acontecido e não há referência ao Concílio de Jerusalém – ano 49 a.C.

5 1.3 – O DESTINATÁRIO DA EPÍSTOLA -  
“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: saúde”. TIAGO 1.1 ARA – “... que se encontram na Dispersão – diáspora - διασπορᾷ

6 A CANONICIDADE DA EPÍSTOLA DE TIAGO
CAPÍTULO 2 – A CANONICIDADE DA EPÍSTOLA DE TIAGO 2.1 – O RECONHECIMENTO CANÔNICO Tiago objetivou a prática do Evangelho de Jesus Cristo. Característica marcante: equilíbrio entre o que foi escrito no A.T. e o Evangelho de Jesus Cristo. Público destinatário: judeus aristocratas. Assunto geral: fala dos ensinos do MESSIAS prometido.

7 2.1.1 – A APOSTOLICIDADE TIAGO presenciou os fatos, ouviu os ensinos de JESUS, converteu-se e conviveu com os apóstolos.

8 2.1.2 – A ORTODOXIA Concordância ao padrão doutrinário – moral, espiritual, social e ético – ensinado pelo Senhor Jesus Cristo e pelos apóstolos. Semelhante aos ensinos de JESUS no Monte das Oliveiras.

9 2.1.3 – UNIVERSALIDADE Escrita a comunidade de judeus cristãos distantes do limites de Jerusalém. Testemunho interno do Espírito Santo – era lida e discernida como doutrinária e espiritual nas igrejas primitivas. ´O ORÍGENES Orígenes é o primeiro a citar TIAGO como Escritura.

10 MARTINHO LUTERO considerava a Epístola de TIAGO como ´palha´.
Defendia justificação apenas por meio da fé, e entendia que TIAGO apregoava a justificação pela fé praticante – obras a favor do próximo. Lutero argumentava que faltava a EPÍSTOLA DE TIAGO a centralidade doutrinária em CRISTO, CONSIDERAÇÕES FINAIS – O público de PAULO era os legalistas judeus. O público de TIAGO era os aristocratas judeus. Os legalistas - salvação pelas obras. Os aristocratas – salvação pela fé teórica, crença sem testemunho prático.

11 CAPÍTULO 3 – O CONTEÚDO E O OBJETIVO DA EPÍSTOLA DE TIAGO
3.1 – A VERDADE CONTRASTADA COM A HIPOCRISIA A fé não é um simples sentir. Ela gera frutos entre as pessoas. “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde” – TIAGO 1.1 Cita personagens e passagens do ANTIGO TESTAMENTO. Faz comparações das verdades cristãs com o cotidiano de seus leitores. “... PORQUE O QUE DUVIDA É SEMELHANTE À ONDA DO MAR, QUE É LEVADA PELO VENTO E LANÇADA DE UMA PARA OUTRA PARTE” – TIAGO 1.6

12 “Vede que as naus que, sendo tão grandes, e
levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa” – TIAGO 3.4

13 ENSINO BASEADO EM CAUSA E EFEITO – TUDO O QUE FAZEMOS GERA CONSEQUÊNCIAS.
“ Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos?” – TIAGO 3.12.

14 “Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor
“Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia” – TIAGO 5.7

15 3.1.2 – A VIVÊNCIA DA FÉ GENUÍNA
TIAGO 1. 2 a 25 – Seguir a CRISTO não isenta a ninguém das aflições, das adversidades, mas com fé e sabedoria, o crente alcançaria a maturidade espiritual e a integridade em CRISTO.

16 3.1.3 – O COMBATE À ACEPÇÃO DE PESSOAS
TIAGO 2. 4 e 5 –

17 3.1.4 – OBRAS VERSUS JUSTIFICAÇÃO
TIAGO a 26 – a justificação pelas obras – 3.1.5 – O FALAR DEMAIS TIAGO 3.1 a 12 –

18 3.1.6 – UM CONVITE À SANTIDADE
TIAGO 4 -

19 3.1.7 – A PACIÊNCIA EM MEIO ÀS INJUSTIÇAS SOCIAIS –
TIAGO 5 -

20 3.1.8 – OBJETIVO DA EPÍSTOLA A prática do EVANGELHO ao invés de ensinar somente a DOUTRINA. QUEM CRÊ NA SERIEDADE DA BÍBLIA, ( PRÁTICA JUNTO COM O CONHECIMENTO ) DEMONSTRA PELO AMAR E SERVIR.

21 CAPÍTULO 4- A ÉTICA CRISTÃ E A TEOLOGIA PRÁTICA DA EPÍSTOLA DE TIAGO
4.1 – A ÉTICA CRISTÃ NA EPÍSTOLA DE TIAGO – Ética - maneira de viver, conduta ou prática prescrita e aprovada pela Palavra de Deus. Em TIAGO é uma constante prática do EVANGELHO. Principal preocupação de TIAGO – seus leitores deveriam praticar o EVANGELHO. Modelo ético – as regras contidas no ANTIGO TESTAMENTO e as revelações pregadas por JESUS. A TEOLOGIA DA EPÍSTOLA DE TIAGO A virtude – a qualidadade – o poder – desse CARTA é desafiar seus leitores a serem JUSTIFICADOS PELA FÉ e provando tal transformação pela práticas das BOAS OBRAS. Os ensinos de JESUS deveriam ser aplicados no dia a dia. O juízo vindouro – TIAGO 5.9 – independente das injustiças sociais, o viver do cristão deveria ser santo e agradável ao SENHOR.

22 A fé praticante não se limita ao plano material.
A fé praticante busca os valores espirituais. A fé praticante não se acomoda, não faz concessões, não tira proveito deste mundo e nem do vindouro. A fé praticante vai contra a onda da maioria que busca a fé de resultados materiais. AMÉM!


Carregar ppt "EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google