A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Recursos Humanos II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Recursos Humanos II"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Recursos Humanos II
Demissão, Redução e Retenção de Pessoal A rotatividade dos empregados (perda e reposição de funcionários) é um processo oneroso. Mesmo assim, as organizações nem sempre querem manter todos os seus empregados. A redução drástica do quadro de pessoal diminui os custos, aumenta os lucros e faz subir os preços das ações. Se as demissões forem feitas da maneira correta, uma organização pode tornar-se mais competitiva. As organizações precisam determinar a quantidade certa de demissões e considerar cuidadosamente quando é mais eficaz permitir ou encorajar os empregados a deixarem a empresa ou quando é melhor mantê-los. O fator chave não é quantos empregados estão saindo, mas qual o valor daqueles que estão permanecendo. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

2 Administração de Recursos Humanos II
Demissão, Redução e Retenção de Pessoal As demissões podem causar profundo impacto na autoestima e na segurança das pessoas. Perder o emprego pode ser uma experiência angustiante. É justo mandar embora empregados que não fizeram nada de errado e que têm servido há muito tempo lealmente a empresa? Os empregados devem saber antecipadamente que serão dispensados? Quais são as situações em que a demissão é considerada apropriada? O que fazer se o padrão das demissões causar baixas no número de mulheres e membros das minorias que foram recrutados e selecionados com tanto esforço? Os empregados remanescentes e os candidatos a emprego têm seus interesses afetados pela forma com que a organização usa para lidar com as demissões. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

3 Administração de Recursos Humanos II
Demissão, Redução e Retenção de Pessoal As demissões são diferentes em função de quem toma a iniciativa, o empregado ou o patrão. Os empregados, em geral, preferem sair antes, quando pressentem que serão demitidos. Os empregadores frequentemente oferecem incentivos para a aposentadoria antecipada. As atividades de Recursos Humanos também têm importante participação nessas decisões. Algumas empresas procuram distinguir entre as demissões invitáveis, causadas por fatores fora do controle da organização, e as demissões evitáveis, causadas pelas políticas organizacionais. Há empresas que diferenciam as demissões disfuncionais, que envolvem a perda de funcionários valiosos, das demissões funcionais, que envolvem perdas de fácil reposição, ou a remoção de funcionários pouco valiosos. As demissões voluntárias são as decididas pelo empregado. Incluem a demissão e a aposentadoria. A dispensa é a demissão decidida pelo empregador. A exoneração acontece por motivos pessoais específicos, como incompetência, violação de regras, desonestidade, preguiça, absenteísmo, insubordinação ou incapacidade. As demissões coletivas acontecem por causa de alguma necessidade da organização. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

4 Administração de Recursos Humanos II
Demissão, Redução e Retenção de Pessoal Políticas flexíveis de aposentadoria que podem aumentar o tempo de permanência dos empregados mais velhos: Programas de aconselhamento sobre a aposentadoria; Pensões maiores para as aposentadorias tardias; Suplementação das pensões para esperar os benefícios do governo; Usar os veteranos como mentores ou consultores; Atribuir aos veteranos funções menos demandantes; Reestruturar as funções de forma a reduzir as pressões; Arranjos para trabalhar em casa; Permitir horários flexíveis de trabalho; Permitir redução de remuneração para meia jornada de trabalho; Utilizar as avaliações formais de desempenho como um auxílio para o plano de aposentadoria; Usar as avaliações médicas como um auxílio para o plano de aposentadoria; Proporcionar aos veteranos dispensados uma forma de prosseguir na carreira. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

5 Administração de Recursos Humanos II
Demissão, Redução e Retenção de Pessoal Dez princípios para dispensar um empregado com dignidade: O chefe do empregado deve conduzir o processo e fazê-lo privadamente; Manter a reunião curta e ir direto ao ponto; Oferecer apoio e simpatia, mas não dar esperanças de que a situação pode ser revertida; Explicar o porquê da decisão; Não fazer comentários discriminatórios; Controlar as emoções, não tomar muito tempo do empregado, não tocá-lo e não gritar; Garantir o acordo de indenização por escrito; Encorajar o empregado a tomar atitudes positivas, e não destrutivas; Planejar uma saída elegante; Informar os demais funcionários, clientes e fornecedores de uma forma que não lance culpa sobre o demitido. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.


Carregar ppt "Administração de Recursos Humanos II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google