A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFRAÇÃO DA LUZ ÍNDICE DE REFRAÇÃO c velocidade da luz no vácuo. 3.10 8 m/s v velocidade da luz no meio em questão. n ar = n vácuo = 1 O índice de refração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFRAÇÃO DA LUZ ÍNDICE DE REFRAÇÃO c velocidade da luz no vácuo. 3.10 8 m/s v velocidade da luz no meio em questão. n ar = n vácuo = 1 O índice de refração."— Transcrição da apresentação:

1

2 REFRAÇÃO DA LUZ

3 ÍNDICE DE REFRAÇÃO c velocidade da luz no vácuo m/s v velocidade da luz no meio em questão. n ar = n vácuo = 1 O índice de refração sempre será maior ou igual a 1. Nunca menor que 1!!! Fique atento!

4 LEIS DA REFRAÇÃO

5 1ª Lei da Refração: O raio incidente, o raio refratado e a reta normal são coplanares. 2ª Lei de Refração (Snell-Descartes) n A.sen i = n B.sen r

6 SITUAÇÕES n A < n B Incidi em um meio mais refringente

7 SITUAÇÕES n A > n B Incidi em um meio menos refringente

8 S EMPRE SOFRE DESVIO ? Nem sempre! São duas as situações em que isso acontece! Quando os índices de refração são iguais, e quando o raio incide perpendicularmente a superfície!!!

9 SITUAÇÕES DE DESVIO DO NOSSO DIA

10

11 REFLEXÃO TOTAL (OU INTERNA) (PASSO A PASSO) Nº 1

12 REFLEXÃO TOTAL (OU INTERNA) (PASSO A PASSO) Nº 2

13 REFLEXÃO TOTAL (OU INTERNA) (PASSO A PASSO) PROPRIAMENTE DITA

14 CÁLCULO DO ÂNGULO LIMITE (L)

15 S ENDO ASSIM... O fenômeno da Reflexão Total (ou Reflexão Interna ) só pode acontecer quando o raio incidir em um meio menos refringente. E só acontece quando o ângulo de incidência for maior que o ângulo limite (L)

16 EXEMPLOS DA PRESENÇA DA REFLEXÃO TOTAL (OU INTERNA) NO NOSSO DIA.

17

18 D IÓPTRO P LANO : Dióptro plano é o conjunto de dois meios homogêneos e transparentes, separados por uma superfície plana S. Por exemplo a água tranqüila de um lago e o ar, separados pela superfície livre do líquido constituem um dióptro plano.

19 D IÓPTRO AR - ÁGUA, ÁGUA - AR : ar-água ar-água ar água S n n P O P x x água-ar água-ar ar água S n n P O P x x

20 D IÓPTRO P LANO 1 º CASO ( OLHANDO PARA A ÁGUA )

21 D IÓPTRO P LANO 2 º CASO ( OLHANDO DA A ÁGUA )

22 EQUAÇÃO Uma equação que funciona qualquer situação. di profundidade ou altura da imagem. do profundidade ou altura do objeto. n passa meio no qual a luz incide n provém meio na qual a luz veio

23 E XEMPLO A que distância da superfície de uma piscina uma pessoa dentro dágua vê um avião que voa a 1500m de altura? Dados n ar = 1; n água = 4/3 ar água n n P x P x

24 LÂMINAS DE FACES PARALELAS É o conjunto de três meios homogêneos e transparentes, separados por duas superfícies planas e paralelas. ar vidroe raio incidente i r r i raio emergente d

25 LÂMINAS DE FACES PARALELAS

26 P RISMAS Prisma em Óptica, é o conjunto de três meios homogêneos e transparentes, separados por duas superfícies planas não paralelas que são as faces do Prisma. aresta secção principal A

27 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA A vidro ar raio incidente i1i1 r1r1 A r2r2 raio emergente i2i2

28 V ARIÁVEIS i 1 e r 1 ângulo de incidência e refração na primeira face. r 2 e i 2 ângulo de incidência e refração na segunda face (respectivamente). α desvio na primeira face. β desvio na segunda face. δ desvio total. A abertura do prisma.

29 RELAÇÕES ENTRE OS ÂNGULOS Ângulo de refringência (abertura). Desvio entre raio incidente e emergente.

30 D ESVIO MÍNIMO Condições: Os ângulos de incidência e emergência do prisma iguais (i 1 = i 2 ). O raio luminoso interior ao prisma deve ser paralelo à base do mesmo. Relações: pois r 1 = r 2 = r pois i 1 = i 2 = i

31 PRISMAS DE REFLEXÃO TOTAL Prisma de Amici i i = 45 L = 42 Prisma de Porro i i = 45L = 42

32 DISPERSÃO DA LUZ BRANCA Acontece devido cada freqüência (entenda cor) ter um índice de refração diferente dentro do prisma.


Carregar ppt "REFRAÇÃO DA LUZ ÍNDICE DE REFRAÇÃO c velocidade da luz no vácuo. 3.10 8 m/s v velocidade da luz no meio em questão. n ar = n vácuo = 1 O índice de refração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google