A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é uma instituição social? É um padrão de controle responsável pela programação da conduta dos indivíduos...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é uma instituição social? É um padrão de controle responsável pela programação da conduta dos indivíduos..."— Transcrição da apresentação:

1 O que é uma instituição social? É um padrão de controle responsável pela programação da conduta dos indivíduos...

2 Função da instituição social: z É interpretar e justificar a realidade.

3 Características fundamentais das instituições: zA exterioridade. As instituições são experimentadas como algo dotado de realidade exterior; ela é situada fora do indivíduo. zA objetividade. As instituições são experimentadas como possuidoras de objetividade. Elas são objetivamente reais, mesmo eu não querendo as instituições existem e existem de uma maneira real.

4 Características fundamentais das instituições: zA coercitividade. As instituições são dotadas de força coercitiva. Eu posso até não gostar de determinada regra produzida por uma instituição mas sou abrigada a obedecer. zA autoridade moral. As instituições têm autoridade moral. Eu não deixo de fazer algo só porque tenho medo, mas porque acredito que aquilo é moralmente certo ou justo que o faça.

5 Características fundamentais das instituições: zA historicidade. As instituições têm a qualidade da história. Não são apenas fatos históricos, mas têm uma história. Em quase todos os casos experimentados pelo indivíduo, a instituição existia antes que ele nascesse e, provavelmente, continuará a existir depois de sua morte.

6 UFPR - 06/07 zPara viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá- los em sua vida prática em comportamentos que são aceitos socialmente. Esse processo na Sociologia compreende o que se chama de socialização. Como se desenvolve esse processo de socialização nas sociedades modernas e quais as principais instituições responsáveis por ele?

7 Ufpr zA socialização da criança é fundamental para a construção do eu social. A família tem como uma de suas funções a socialização primária das crianças. Em que consiste esse processo e por que a sociologia atribui-lhe tanta importância?


Carregar ppt "O que é uma instituição social? É um padrão de controle responsável pela programação da conduta dos indivíduos..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google