A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Questões de pesquisa Qual a principal característica dos lipídios? Quais são os principais tipos de lipídios? Explique as expressões colesterol bom e colesterol.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Questões de pesquisa Qual a principal característica dos lipídios? Quais são os principais tipos de lipídios? Explique as expressões colesterol bom e colesterol."— Transcrição da apresentação:

1 Questões de pesquisa Qual a principal característica dos lipídios? Quais são os principais tipos de lipídios? Explique as expressões colesterol bom e colesterol ruim.

2 Qual a principal característica dos lipídios?

3 A principal característica dos lipídios é o seu papel fundamental como isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e, além disso, fornecendo energia.fundamental As gorduras auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K), geram saciedade ao organismo e produzem hormônios. Além disso, os lipídios contêm elementos importantes como pigmentos carotenóides e hormônios.ADK Outro papel importantíssimo das gorduras é de retardar o tempo de esvaziamento gástrico e de diminuir a motilidade intestinal (funcionamento do intestino), retardando o aparecimento da sensação de fome. Devido a isso quando consumimos algum alimento rico em gordura o tempo que permanecemos sem fome é bem maior em relação aos outros nutrientes. Qual a principal característica dos lipídios?

4 Quais são os principais tipos de lipídios?

5 Os lipídios podem ser classificados em: triglicerídeos, fosfolipídios, esteróides, esfingolipídios e prostaglandinas. Triglicerídios - São ésteres de glicerol ou seja, moléculas de glicerol associadas a uma, duas ou três cadeias de ácidos graxos. São conhecidos como óleo e gorduras e foram apresentados anteriormente. As suas ligações químicas são ricas em energia e esses tipos de lipídios são universalmente utilizados por plantas e animais como forma de armazenamento de energia química. Na verdade, esses lipídios armazenam mais calorias do que a mesma quantidade de carboidratos ou proteínas. Um sinal de que organismo está tendo um balanço positivo de energia é quando o nós começamos acumular gordura e ficamos acima do peso normal, ou seja, engordamos! Para os mamíferos que vivem nas regiões frias ou são mergulhadores, a gordura armazenada sob a pele, além de fonte de energia serve de excelente isolante térmico. Quais são os principais tipos de lipídios?

6 Esteróides - são lipídios derivados do colesterol. O colesterol é sintetizado exclusivamente por células animais sendo que as plantas produzem a molécula equivalente, o fitoesterol. Os esteróides formam os hormônios sexuais masculinos (testosterona) e femininos (estrógeno e a progesterona) produzidos respectivamente pelos testículos e ovários. Além disso, há um outro importante grupo de hormônios esteróides: os corticóides produzidos pela glândula supra-renas, relacionado com a regulação do metabolismo. Fosfolipídios - Formam a dupla camada das membranas celulares como as da membrana citoplasmática ou da carioteca. A membrana bilipídica separa fisicamente os fluidos de um compartimento e outro. A micela é diferente da bicamada lipídica pois é formada por apenas de uma camada de lipídio. Quais são os principais tipos de lipídios?

7 Carotenóides - São lipídios sem ácidos graxos, coloridos de pigmentos vermelhos, alaranjados ou amarelos, encontrados nas células de todos os vegetais que conferem as cores características. Os animais não conseguem sintetizá-los e necessitam deles. O carotenóide de maior importância biológica é o beta-caroteno ou provitamina A, que, por meio de cisão molecular, origina a vitamina A (retinol), necessária ao bom funcionamento da visão. Várias espécies de aves, especialmente os machos, incluem esses pigmentos na dieta para acentuarem as cores das penas! Ceras ou cerídeos - são lipídios simples, presentes na cera que as abelhas utilizam para a construção da colméia, na cera que recobre a superfície das folhas (de carnaúba) e das frutas (como a manga). Quais são os principais tipos de lipídios?

8 Explique as expressões “colesterol bom” e “colesterol ruim”.

9 As expressões sobre o colesterol "bom" e o "ruim" se referem ao tipo de molécula que transporta o colesterol. Estas moléculas transportadoras são feitas de proteínas, chamadas de apoproteínas. Elas são importantes porque o colesterol e outras gorduras (lipídeos) não são solúveis na água, o que também significa que eles não se dissolvem no sangue. Quando estas apoproteínas se juntam com o colesterol, formam um composto chamado lipoproteínas. A densidade destas lipoproteínas é determinada pela quantidade de proteína contida na molécula. O colesterol "ruim" é o de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o maior carregador de colesterol no sangue. Altos níveis destes LDLs estão associados com a aterosclerose. O colesterol "bom" é o de lipoproteína da alta densidade (HDL). Um alto nível de HDL protege contra o bloqueio das artérias. O alto nível de LDL no sangue pode significar que as membranas celulares do fígado reduziram o número de receptores de LDL devido aos valores elevados do colesterol dentro da célula. Após uma célula ter usado o colesterol para suas necessidades químicas e não precisar mais dele, ela reduz o número de receptores de LDL, o que capacita que os níveis de LDL se acumulem no sangue. Explique as expressões colesterol bom e colesterol ruim.

10 Quando isto acontece, os LDLs começam a depositar colesterol nas paredes das artérias, formando placas grossas. Em contraste, os HDLs trabalham para remover este colesterol excessivo e transportá-lo para o fígado a fim de eliminá-lo. Um terceiro grupo de moléculas transportadoras, as lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL) se convertem para LDL após terem deixado os triglicérides nos músculos e no tecido adiposo (de gordura). Os níveis de HDL, LDL e de colesterol total são todos indicadores de risco de aterosclerose e infartos. Pessoas com nível de colesterol em 275 ou mais (200 ou menos é a quantidade desejável) estão sob risco significativo de ter um infarto se não tiverem um nível de HDL favorável. Além disso, pessoas que têm níveis normais de colesterol, mas cujos níveis de HDL são baixos, também correm risco de ter infarto. Explique as expressões colesterol bom e colesterol ruim.

11 Bibliografia Material retirado dos sites: umentos/2.do_que_somos_feitos.htm Imagens buscadas através do Google Imagens


Carregar ppt "Questões de pesquisa Qual a principal característica dos lipídios? Quais são os principais tipos de lipídios? Explique as expressões colesterol bom e colesterol."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google