A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÚSICA DO SÉCULO XX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÚSICA DO SÉCULO XX."— Transcrição da apresentação:

1 MÚSICA DO SÉCULO XX

2 INTRODUÇÃO A música do século XX constitui uma longa história de tentativas e experiências que levaram a uma série de novas e fascinantes tendências, técnicas e, em certos casos, também a criação de novos sons. À medida que aparece uma nova tendência, um novo rótulo surge imediatamente para defini-la, daí resultando num emaranhado de nomes terminados em “ismos” e “dades”. No entanto, a maioria destes rótulos compartilham uma coisa em comum – eles representam uma reação consciente contra o estilo romántico do séc. XIX.

3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Melodias: curtas e fragmentadas, angulosas e pontiagudas, grandes diferenças de altura, intervalos cromáticos e dissonantes, glissandos, melodias inexistentes. Harmonia: dissonâncias radicais, clusters (aglomerados). Ritmos: vigorosos e dinâmicos, amplo emprego de síncopes, mudanças inusitadas de métricas de um compassos para o outro, polirritimia, ostinatos, ritmos motores.

4 Timbres: sons estranhos, intrigantes e exóticos; fortes contrastes, uso mais enfático da seção da percussão, sons desconhecidos tirados de instrumentos conhecidos (surdinas, cordas produzindo novos efeitos, arco tocado por trás do cavalete ou batendo com a ponta no corpo do instrumento), sons inteiramente novos provenientes de aparelhagens eletrônicas e fitas magnéticas.

5 ESTILOS Impressionismo Nacionalismo do séc. XX Influências jazzísticas
Politonalidade Atonalidade Expressionismo Pontilhismo Serialismo

6 Neoclassicismo Microtonalidade Música Concreta Música Eletrônica Serialismo Total Música Aleatória

7 PRINCIPAIS COMPOSITORES

8 EDGAR VARÈSE Bibliografia de Edgar Varèse
Edgard Varèse – Ionisation (áudio) Ionisation (áudio e vídeo)

9 Gustav Holst Bibliografia Gustav Holst
Mars, The Bringer of War (áudio e vídeo) Uma característica desta música é a presença de um ostinato (repetição de uma melodia ou rítmo) beligerante (de bélico, guerra).

10 Bibliografia BENNETT, ROY- Uma breve história da Música, Ed. Jorge Zahar. 05/theremin260.jpg


Carregar ppt "MÚSICA DO SÉCULO XX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google