A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Documentos Digitais Aula 14. Os Dez Mandamentos da Preservação Digital 1.Manterás uma política de pre- servação 2.Não dependerás de hardware específico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Documentos Digitais Aula 14. Os Dez Mandamentos da Preservação Digital 1.Manterás uma política de pre- servação 2.Não dependerás de hardware específico."— Transcrição da apresentação:

1 Documentos Digitais Aula 14

2 Os Dez Mandamentos da Preservação Digital 1.Manterás uma política de pre- servação 2.Não dependerás de hardware específico 3.Não dependerás de software específico 4.Não confiarás em sistemas ge- renciadores como única forma de acesso ao documento digital 5.Migrarás seus documentos de suporte e formato periodica- mente

3 6.Replicarás os documentos em locais fisi- camente separados 7.Não confiarás cegamente no suporte de armazenamento 8.Não deixarás de fazer backups e cópias de segurança 9.Não preservarás lixo digital 10.Garantirás a autenticidade dos docu- mentos digitais (SANTOS, Vanderlei Batista. Arquivística temas contemporâneos. 2007)

4 Os 10 mandamentos foi idealizado a partir de uma experiência prática do Arquivo Central do Sistema de Arquivo da Univer- sidade Estadual de Campinas. Ressalte-se que nada esta definido.

5 1º mandamento Etapa mais difícil, pois é preparar um projeto de preservação para a instituição por um longo prazo. Como todo projeto este também deve ser revisto periodicamente, fazendo-se novas adaptações. 2º e 3º mandamento O uso de hardware como de software específi- cos pode gerar dependência tecnológica. Deve-se sempre analisar as situações, verifican- do a obsolescência tanto hardware como soft- ware e, se necessário realizar a reformatação e a migração.

6 4º Mandamento Muitas vezes os usuários acreditam que, sim- plesmente, fazendo a captura dos dados no sis- tema pode recuperar a qualquer momento. Levando em consideração que qualquer sistema está sujeito a falhas não é garantida a acessibili- dade aos documentos digitais Cria-se a dependência de manutenção de dos sistemas Para estes casos os documentos digitais e os seus metadados devem ser organizados de for- ma a também serem acessados diretamente

7 5º Mandamento É importante que isso aconteça pois os formatos não duram para sempre, ficando susceptíveis à obsolescência tecnológica. Selecionar o suporte para preservação: Compatibilidade; Estabilidade; Acessibilidade; Confiabilidade; Qualidade; Capacidade; Preço.

8 6º Mandamento Caso haja algum tipo de catástrofe e os backups estiverem no mesmo espaço físi- co que o servidor de toda a documentação digital a perda é total e, em muitos casos, irreparável. Criação de uma política de contingência com a colocação de backups em locais separados com o mesmo nível de segu- rança dos depósitos principais.

9 7º Mandamento Tendo em vista a fragilidade dos suportes digitais o armazenamento digital é consi- derado frágil e sua degradação acontece com rapidez. Assim é necessário estabelecer uma tabe- la de confiabilidade para o tempo de uso e armazenamento, implementando rotinas de verificação desse suportes. Definição do ambiente de armazenamento com controle de temperatura e umidade.

10 8º Mandamento É comum a perda de dados, pois seus usuá- rios não se preocupam com possíveis falhas no equipamento ou no meio externo. A política de backup é o primeiro passo para preservação de documentos digitais, inclusi- ve para se estabelecer estratégias de preservação. Elaborar uma política de backup: Estabelecer norma e procedimentos; Implementação; Revisão periódica.

11 9º Mandamento É comum a criação e armazenamento de material desnecessário, lixo digital, sobre- carregando os servidores e pode colocar em risco a recuperação de informação. O estabelecimento de Tabela de Tempo- ralidade com a realização periódica de eli- minação de material digital liberta espaços de armazenamento para outros os docu- mentos de caráter permanente.

12 10º Mandamento O necessário processo de migração de docu- mentos digitais pode, se não for realizado de maneira correta por acarretar a perda de auten- ticidade e fidedignidade. No processo de migração os bits ficaram expos- tos à influência dos mecanismos utilizados para a migração e à própria influência da equipe. Esta exposição pode trazer: Perda de dados, perda da estrutura do documento, adulteração, perda do documento, perda da autentici- dade, perda do contexto de produção e perda dos meta- dados Estabelecimento de critérios que garantam a autenticidade nos processos de migração.


Carregar ppt "Documentos Digitais Aula 14. Os Dez Mandamentos da Preservação Digital 1.Manterás uma política de pre- servação 2.Não dependerás de hardware específico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google