A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hortônimo e Heterônimos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hortônimo e Heterônimos"— Transcrição da apresentação:

1 Hortônimo e Heterônimos
Fernando Pessoa Hortônimo e Heterônimos

2 Fernando Pessoa Éconsiderado um dos maiores poetas de língua portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloomconsiderou-o, ao lado de Pablo Neruda, o mais representativo poeta do século XX. Por ter vivido a maior parte de sua juventude na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando no idioma. Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterônimos. A figura enigmática em que se tornou movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e obra, além do fato de ser o maior autor da heteronímia. Morreu de problemas hepáticos aos 47 anos na mesma cidade onde nascera, tendo sua última frase sido escrita na língua inglesa, com toda a simplicidade que a liberdade poética sempre lhe concedeu: "I know not what tomorrow will bring... " ("Eu não sei o que o amanhã trará").

3 Fernando Pessoa Principal nome em Portugal
Faz a cisão do eu lírico (a voz da poesia) com o eu empírico (o escritor propriamente dito) Hortônimo – nome correto – Fernando Pessoa Característica – sensibilidade da razão. Consciência do que se sente. Dialéticas: consciência X inconsciência; sinceridade X fingimento Principal obra: Mensagem, Única publicada em vida. Considerada a nova epopeia portuguesa. Poemas líricos onde se reflete uma reflexão do passado e presente de Portugal.

4 Heterônimos Um personagem dramático criado pelo autor
Características: Nome próprio Biografia própria Obra própria com estilo próprio.

5 Principais Heterônimos
Alberto Caeiro – o mestre de todos Natural – vive em meio da natureza. Tem como característica em sua poesia realizar a dissociação entre razão e sentidos, entre pensamento e sentidos. O objetivo de não se pensar, simplesmente sentir. Ricardo Reis – neoclássico Visa recuperar a cultura greco-latina, defensor do paganismo. Adepto do epicurismo, filosofia que prega que o ser humano existe para o prazer. Busca do prazer constante, aproveitando o momento devido a brevidade da vida. Álvaro de Campos – é o poeta moderno dos heterônimos. Rebelde, agressivo, angustiado e niilista, nega tudo. Nega toda e qualquer idéia ou teoria, quer manter-se isolado de ideias feitas.

6 Semi-heterônimo Tem todas as características do heterônimo, mas não tem um estilo próprio. O semi-heterônimo mais conhecido é Bernardo Suares e sua publicação é o Livro dos Desassossegos.


Carregar ppt "Hortônimo e Heterônimos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google